//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

DESAFIO CF EM 20 DIAS - BAIXE O SEU

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias foi um sucesso total, com mais de 3.500 participações.  Quem quis...

EXISTE AÇÃO RESCISÓRIA PREVENTIVA NA JUSTIÇA DO TRABALHO!? ATENÇÃO!!!

Olá, meus amigos!

Sem muita demora, vamos à dica do dia! Hoje trago um caso prático que pode, perfeitamente, ser cobrado nas próximas provas que cobrem Direito Processual do Trabalho.

Imaginem a seguinte situação: Mariana, empregada terceirizada do Ministério da Saúde, ajuizou reclamação trabalhista contra Alfa Ltda. e a União, conjuntamente, sendo o juiz do trabalho julgado improcedente a demanda. Em sede de recurso, o TRT manteve a sentença, porém o advogado de Mariana perdeu o prazo recursal. Acontece que antes mesmo da certificação do trânsito em julgado, o advogado de João ajuizou a competente ação rescisória.

Diante deste quadro, pergunto a vocês: a ação rescisória ajuizada pelo advogado de Mariana é cabível?

NÃO!!!

Meus amigos, a ação rescisória ajuizada pelo advogado de Mariana não é cabível, isso porque a ação rescisória tem como pressuposto processual específico a prova do trânsito em julgado da decisão rescindenda, não sendo admitida a ação rescisória preventiva.

No exemplo proposto, a ação rescisória foi ajuizada antes mesmo de ser certificado o trânsito em julgado, ou seja, de forma preventiva, o que é expressamente repelido pela jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, nos termos da Súmula nº 299/TST. Vejam a redação do enunciado da súmula:

Súmula nº 299 do TST
AÇÃO RESCISÓRIA. DECISÃO RESCINDENDA. TRÂNSITO EM JULGADO. COMPROVAÇÃO. EFEITOS (nova redação do item II em decorrência do CPC de 2015) - Res. 211/2016, DEJT divulgado em 24, 25 e 26.08.2016
I - É indispensável ao processamento da ação rescisória a prova do trânsito em julgado da decisão rescindenda. (ex-Súmula nº 299 – Res. 8/1989, DJ 14, 18 e 19.04.1989)
II - Verificando o relator que a parte interessada não juntou à inicial o documento comprobatório, abrirá prazo de 15 (quinze) dias para que o faça (art. 321 do CPC de 2015), sob pena de indeferimento.(ex-Súmula nº 299 - Res 8/1989, DJ 14, 18 e 19.04.1989)
III - A comprovação do trânsito em julgado da decisão rescindenda é pressuposto processual indispensável ao tempo do ajuizamento da ação rescisória. Eventual trânsito em julgado posterior ao ajuizamento da ação rescisória não reabilita a ação proposta, na medida em que o ordenamento jurídico não contempla a ação rescisória preventiva. (ex-OJ nº 106 da SBDI-2 - DJ 29.04.2003)
IV - O pretenso vício de intimação, posterior à decisão que se pretende rescindir, se efetivamente ocorrido, não permite a formação da coisa julgada material. Assim, a ação rescisória deve ser julgada extinta, sem julgamento do mérito, por carência de ação, por inexistir decisão transitada em julgado a ser rescindida. (ex-OJ nº 96 da SBDI-2 - inserida em 27.09.2002)”

Por isso, meus amigos, gravem que não cabe ação rescisória preventiva, já que é pressuposto específico para a ação – que deve ser provado no momento de ajuizar – a existência de trânsito em julgado. Se não houve o trânsito, sequer será cabível a ação rescisória.

É a dica de hoje, meus amigos! Desejo uma excelente semana de estudos a todos! Continuem em busca de seus sonhos!

João Pedro, em 23/05/2017.

No Instagram: @jotapcarvalho

Contato para acompanhamento de estudos: jpalfcarvalho@gmail.com

5 comentários:

  1. Sempre trazendo assuntos importantíssimos para as provas. Obrigado João.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de trazer uma informação pra quem estudo Processo do Trabalho. A súmula 299, II do TST fala da aplicação do art. 321 do CPC/15, mas fiquem atentos que no caso do Mandado de Segurança, a súmula 415 do TST afirma que não se aplica o art. 321 CPC/15.

    Súmula 415 - TST: Exigindo o mandado de segurança prova documental pré-constituída, inaplicável o art. 321 do CPC de 2015 (art. 284 do CPC de 1973) quando verificada, na petição inicial do "mandamus", a ausência de documento indispensável ou de sua autenticação.

    Abraço

    Vitor Adami

    ResponderExcluir
  3. Excelentes as dicas de direito do trabalho/processual do trabalho!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!