Dicas diárias de aprovados.

CURSINHOS: A MAIOR DÚVIDA DOS CONCURSEIROS. COMO ESCOLHER O IDEAL?

Olá meus amigos, bom dia a todos.  

Hoje vou tratar com vocês de um tema muito pedido e muito difícil de responder, qual seja, CURSINHOS, qual escolher, como fugir de furadas etc. 

Inicialmente destaco: MUITOS DOS CURSINHOS QUE OS SENHORES ACOMPANHAM PELA INTERNET SÃO FURADA. MUITOS DIVULGAM ÍNDICES DE APROVAÇÃO FALSOS E NA MÁ-FÉ. 

DIZEM QUE 90% DOS APROVADOS ESTUDOU NO CURSINHO X, COMO SE TIVESSE SIDO ALUNOS REGULARES DAQUELE CURSO. MAS ESQUECEM DE FALAR QUE A PESSOA NÃO FEZ UM INTENSIVO, FEZ APENAS TREINO DE PROVA ORAL OU DE SENTENÇA, POR EXEMPLO! ASSIM É FÁCIL TRABALHAR COM NÚMERO E INFLAR O ÍNDICE DE APROVAÇÃO. 

Destaco que essa postagem se dedica a indicar cursos da área fim, ou seja, MP, MAGISTRATURA, DPU/DPE e PGE etc. 


PRIMEIRA DICA de ouro: O MELHOR CURSO É SEMPRE UM INTENSIVO DE 01 ANO.

Nesse sentido, todo e qualquer curso de 02 meses, 06 meses etc é incompleto, de forma que os senhores não terão um bom material de apoio com esses cursos. Jamais conseguirão fazer da apostila sua fonte segura de estudos. Com menos de 01 ano, sua apostila está incompleta. 

Idem para cursos de sábado e domingo, mesmo que anuais. 

Escolham cursos com carga horária elevada, anual, regular (segunda a sexta) e anual. OK? 

SEGUNDA DICA: para formar a base de estudos, JAMAIS FAÇAM CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PARA ESTUDO REGULAR. Como disse acima, seu primeiro curso deve ser um intensivo anual. Não compre curso de resoluções de questão antes de ter uma base doutrinária adequada. 

Curso de resolução de questões eu indico apenas como reta final, ou seja, após a publicação do edital. 

TERCEIRA DICA - FAÇA APENAS CURSINHO REGULAR UMA VEZ, FAZENDO BOAS ANOTAÇÕES. 
Meus amigos, curso intensivo é ótimo, desde que feito uma vez só. Façam uma vez, anotem tudo tudo mesmo, façam uma boa apostila. Repetir a dose, é perda de tempo. 
Faça uma apostila que te permita constante revisões. Aí vocês estarão aproveitando bem o curso. 
Exceção- pessoas que tem memória auditiva e aprendem melhor com aula. Vocês, por essa peculiaridade, podem repetir o intensivo. 

QUARTA DICAFAÇAM UM INTENSIVO REGULAR DAS MATÉRIAS BÁSICAS, APÓS COMPLEMENTE COM ISOLADAS DE MATÉRIAS ESTADUAIS OU FEDERAIS, CONFORME O CONCURSO VISADO. 

Primeiro, se dedique a formar sua base jurídica (especialmente com constitucional, administrativo, civil e processo civil), após se dedique a área específica estadual ou federal. 

Eu fiz um curso regular, feito isso fiz isoladas das matérias federais (direitos humanos, direito internacional, direito eleitoral), e penso seja essa a melhor estratégia.

QUINTA DICAFUJAM DE EMPRESAS MUITO PEQUENAS. Em tema de cursinhos, os melhores ainda são os maiores. São bons cursos, atualmente, LFG, CERS, Damásio, G7, por exemplo. 

SEXTA DICAVEJAM O ROL DE PROFESSORES, DE FORMA QUE HAVENDO MUITOS RECÉM-APROVADOS, VOCÊS TAMBÉM DEVEM FICAR DESCONFIADOS
Amigos, fui concurseiro por anos e lhes garanto. O Recém aprovado é mais ou menos em tudo, mas não é especialista em nada. Somos bom um pouco em cada coisa, mas especialista mesmo em praticamente nada.

A maioria dos professores de cursinhos renomados não passariam hoje no concurso em que os recém-aprovados passaram, mas sabem muito mais de uma matéria específica do que esse recém-aprovado. 

Vou lhes dar um exemplo: na atual realidade, vocês acham que a Prof. Fernanda Marinela teria um desempenho geral em provas melhor do que o meu? R- tenho certeza que não. Masssss vocês acham mesmo que eu sei 1/3 do que ela sabe de direito administrativo (e tenho 1/3 da didática dela)? R- obviamente que não (e um não bem grande). 

Assim, o recém-aprovado tem uma visão geral de tudo, mas não é especialista na matéria que vai ministrar nesses cursos menores! #DicaDeOuro

Cursinhos com muitos professores recém-aprovados NÃO É UMA BOA! 


MAS EDUARDO, QUAL SUA INDICAÇÃO? 
R- Hoje minha indicação 01 é o G7, seguido por CERS. Em segunda ordem de prioridade estão LFG, Damásio e CPJuris. 

Como sexta e sétima opções e somente para MPF indico os cursos 
ÊNFASE e ALCANCE. A indicação específica se deve ao fato de o MPF ser um concurso com muitas especificidades.  

ÚLTIMA DICA? R= JAMAIS FAÇAM UM CURSO PELA PROPAGANDA. Pesquise, busque indicações, veja o quadro de professores e não compre no impulso. Não caia na tentação da promoção! O mais barato, pode ser uma fria e vai sair caro! Há cursos que dizem que 80% dos aprovados estudaram lá, mas esquecem de dizer que a grande maioria das pessoas fez apenas um curso de prova oral ou de discursiva. Dos 80% dos aprovados é bem capaz que nenhum deles (ou bem poucos) tenha, de fato, feito um intensivo nesse curso de propagando manifestamente omissiva (para não dizer de má-fé). 

Faça uma escolha sem risco!

Bons estudos a todos. 

Agora quero ouvir você, qual cursinho recomenda atualmente? Se possível faça uma avaliação completa da sua experiência a fim de que seus colegas possam fazer uma decisão esclarecida. 

Eduardo, em 7/5/2020
No Instagram: @eduardorgoncalves

148 comentários:

  1. Eduardo, tenho muita admiração pela sua sinceridade e humildade. Pelas suas postagens,vejo o quanto é merecedor de suas conquistas.

    ResponderExcluir
  2. e sobre o estratégia?

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por esclarecer isso tudo! Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, pra procuradorias, vc indica o Ebeji?

    ResponderExcluir
  5. O que pensa sobre o CP Iuris?

    ResponderExcluir
  6. Edu, o que você acha dos cursos para Procuradoria/AGU do Ênfase? É o melhor ou você indica outro?

    ResponderExcluir
  7. Prezado Eduardo, você acrescentaria o curso da EBEJI para AGU como recomendável, ou continua só com os 4 citados mesmo?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Raciocínio perfeito !
    Obrigada , Dr !

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilhar tão valiosas informações. Mas e o que você acha desses cursos tipo "coachings". Vale a pena? Se aplicam as mesmas dicas acima?

    ResponderExcluir
  10. Só discordo quanto aos cursos, pois temos cursos excelentes no Rio, como o Curso Fórum, e para o MPF o Curso Alcance, que na minha humilde opinião é muito mais direcionado do que o Ênfase para o MPF, pois o Ênfase prioriza muito a Magistratura Federal.

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Edu! De nada adianta fazer um cursinho ( que na maioria das vezes é caríssimo, como o ênfase) sem ter o mínimo de conhecimento jurídico, uma vez que as matérias possuem um teor bem mais aprofundado Você fica perdido, sem rumo, sabe nem por onde começar. Este ano não vou renovar meu plano, ficarei só no edital esquematizado, que é muito melhor do que muitos cursos por aí.

    ResponderExcluir
  12. Grande Eduardo!

    Enfase é muito bom mesmo o curso completo MPF e juiz federal! Mistura professores que recem passaram no concurso com outros mais antigos com uma didática excepcional! Ex: Valter Schuenquener (excelente), Rodolfo Hartmann, João Mendes etc.. e o melhor de tudo! Disponibiliza resumos de cada aula, feito por monitores, os quais cada aluno pode acrescentar as informações que julgar mais importantes! Claro que nem todos os professores são excepcionais e os resumos às vezes deixam a desejar, mas achei uma bela opção! Além disso, o reta final do CEI tb ajuda demais pós edital!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas, mas observei que boa parte dos mais renomados professores saíram do (LFG, Damásio e CERS) e foram para o G7 jurídico, que embora novo possui um corpo docente de professores muito bem qualificados

    ResponderExcluir
  14. Verdade Eduardo. concordo plenamente, e por experiencia própria, pois sempre comprei muitos cursos, porque como sempre trabalhei 8 h por dia, a aula era mais facil de digerir. Mas infelizmente não tive essa malicia antes, de utilizar um curso intensivo pra construir uma boa base, e ter um material de consulta. Mas estou fazendo isso agora e ta valendo muito a pena. Claro que e puxado fazer curso e conciliar com doutrina, jurisprudencia, lei seca e fazer questões. Mas quem ja tem varias reprovações nas costas como eu, sabe que não tem meio termo. Ou se dedica e se esforça de verdade ou fica no quase passei!! rsrs. abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia me indicar um curso intensivo para ter uma boa base?

      Excluir
  15. Sua opinião parece bem parcial e jurássica. Cursos específicos e de tempo mais curto, com formato personalizado, estão mostrando sim ótimos resultados. Não vejo muitos aprovados falando que são alunos de LFG, CERS e Damásio. Hoje, existem outras forças e para acompanhar e orientar o estou pdoer ter certeza que o e visão geral é melhor que o especialista. Até porque dos especialistas já se pode colher o conteúdo. Bem contraditório alguém que vende editais sistematizadas vender a ideia de que a pessoa precisa de um curso de longo para evoluir. Respeito sua posição, mas sou aluno de um desses cursos com vários recém aprovados e evoluí 25 pontos em 2 meses e meio, coisa que curso de vídeo nenhum nunca me proporcionou. Você pareceu escrever com certo preconceito e olhar de quem não sabe muito bem como alguns trabalhos são conduzidos.

    (Assinado: aluna de um curso personalizado - com muitos recém aprovados incríveis - e ex examinadores de bancas que juntos formam um verdadeiro corpo docente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico que a OPINIÃO é PARCIAL. Se VOCÊ opina, VOCÊ diz o que VOCÊ acha. Lê quem quer ler. Agora, chamar a OPINIÃO dele de jurássica mostra bem o qto vc é tolerante com o q não concorda.

      Excluir
    2. Acho que a ideia do texto é sobre curso para construir uma base. É humanamente impossível passar 20mil páginas de doutrina (média das bibliografias indicadas) e lei seca e jurisprudencia por vídeo aula num curso de 3 a 6 meses.

      Se num curso anual algumas matérias já vem incompletas, imagina num de curta duração.

      Agora, se vc já tem uma boa base, é óbvio que vc não precisa fazer um curso anual e ver coisas que para vc são triviais e que já domina.

      Nesse caso, um curso focado em determinados pontos, revisão ou resolução de questões fará bem o serviço.

      No mais, se vc conhecer alguém que teve uma péssima faculdade, não leu pelo menos uma doutrina de cada matéria e fez um curso de 6 meses e, no final, foi aprovado, por favor me avise. Pq Se não for um caso de genialidade, pode ter certeza que o curso é bom mesmo.

      Veja os aprovados desses cursos: ou são pessoas que estudam há anos e ganharam um direcionamento que foi um empurrãozinho para aprovação ou foram pessoas que construiram uma excelente base ainda na faculdade (como o Eduardo).

      Nos próprios editais vendidos pelo eduardo vc vai ver que ele deixa bem claro que se vc não tem uma base, a média de dias necessários, estudando pesado, para sonhar com a aprovação vai beirar um ano de estudos.

      Excluir
  16. Deus te retribua com tudo que for de melhor para sua vida e de seus familiares. Muito obrigado mesmo a todos vocês, não só o eduardo, mas também a nathália, hayssa, rafael e todos que tomam um pouqinho do seu tempo para ajudar outras pessoas a alcançar seus sonhos.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o LFG já caiu de qualidade bastante nos últimos 2 ou 3 anos... Tenho a impressão que os melhores hoje em dia são CERS, Ênfase e Damásio. Sendo que o Ênfase possui os melhores cursos preparatórios para concursos federais.

    ResponderExcluir
  18. Você só aceita os comentários elogiosos? Por que não aceita as críticas? Vamos debater o tema, não? Podemos convidar alguns alunos de cursos de modelos mais personalizados teoricamente rechaçados por por você para debatermos o assunto. Aí sim conhecerá uma outra realidade, de total migração do que você prega (alunos por 300 horas vendo vídeos) para um modelo que tem se mostrado mais que efetivo. Mais humildade amigo, porque em muitos desses cursos, você não estaria em um TOP 15 de curriculum no corpo docente. Só mais um detalhe: fugir de empresas pequenas é também fugir de um vendedor de edital sistematizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não aceitei seu texto ontem, pois não tive tempo de passar pelo blog. Em momento algum me faltou humildade, apenas trouxe minha posição, quer você goste ou não, ela é minha posição. Se não gosta, basta não seguir.
      Extraia do site o que lhe interessa, e finja que não leu o que não te interessa.Bons estudos e sucesso nos concursos.

      Excluir
    2. Com certeza!! Quanta gente que só aparece para reclamar e não apresentar nada de construtivo. Parabéns Eduardo pelo seu esforço em ajudar as pessoas, compartilhando seu ponto de vista e sua experiência. Sucesso.

      Excluir
    3. Quanta arrogância para tratar de discordância. Me parece que a postagem foi extremamente clara, exceto para quem possua dificuldade de compreensão ou até mesmo interesse no que a opinião do Eduardo é divergente. Estranho você afirmar que deve-se correr de empresas que vendem editais esquematizados, sendo que os cursos mencionados por você, todos partem de “cronograma personalizado” que nada mais é ue esquematização de edital. Agora falando do Eduardo, quando você tenta desqualifica-lo, eu fico curioso”em quantos concursos vocfoi aprovado?tomou posse em algum?exerce qual hoje?” Estou me referindo aos concursos de alto desempenho e não os de menor exigência, se é que você conseguiu ser aprovado nesse. Ás vezes nem uma discordância legítima, em relação ao método do Eduardo, talvez seja só inveja por não estar na posição de referência que ele está.

      Excluir
  19. Acho que a época de ouro do LFG ficou no passado. No meu ponto de vista, o Carreira Jurídicas do CERS é o melhor da atualidade. O corpo docente do novo curso G7 Jurídico é espetacular. Pode virar o novo queridinho dos concurseiros.

    ResponderExcluir
  20. excelente eduardo. obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  21. professor, você indica o estratégia concursos? porque video aula para mim demora muito.. fico sem paciência. acho legal que eles têm os pdfs já com as questões... mas não sei se confio

    ResponderExcluir
  22. Muito boa sua posição Eduardo, sincero e direto ao ponto. Parabéns, e não se turbe com os vendedores desses cursos de última hora que se sentiram ofendidos com suas considerações, pois, de igual modo, só vejo tais cursos afirmando números espetaculosos de aprovados, mas quase nunca a gente vê os tais aprovados comentando tais postagens nas redes sociais, isso é no mínimo estranho, pois eu naturalmente renderia elogios à qq ferramenta que me ajudasse a atingir meu sonho, quando mais se ela se mostrasse tão decisiva e revolucionária como dizem por ai. Parabéns mais uma vez! Sempre estou por aqui, e sem necessidade de esconder minhas opiniões no anonimato.! abs

    ResponderExcluir
  23. Ele só respondeu uma pergunta frequente, em nenhum momento do texto foi falado implícita ou explicitamente que só passava quem fazia cursinho. #Paz

    ResponderExcluir
  24. Quanta gente q estuda para concursos jurídicos e não sabe respeitar a opinião alheia. Que belos profissionais vcs são/serão!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo post, Eduardo! Muito útil e sincero, como tudo o que você posta e , por isso, tem todo o meu respeito, sempre.
    Quanto aos comentários ofendidos aqui, parece não haver qualquer razão para tanta paixão. Pessoal,se você leu e não concordou: é só não aderir à OPÇÃO sugerida aqui e continuar com aquilo que lhes parece mais conveniente. Não vejo motivo para tanta raiva destilada tão gratuitamente com alguém que está sempre nos ajudando.

    Enfim, bons estudos a todos, que, afinal, é o que mais importa aqui!

    ResponderExcluir
  26. Professor, achei muito interessante tua abordagem que, cá entre nós, serve para confirmar a percepção de muitos. Atualmente, estou assistindo curso regular dentre um dos que citou na postagem e tenho verificado o quão eficiente é para mim, uma vez que não tenho muito tempo livre para optar por doutrinas (que estão situadas no plano para complementar as aulas).
    Ademais, os resumos que tenho feito permitem uma revisão tranquila, aliada à leitura da lei seca e jurisprudência (infelizmente ainda não tenho tanto amor pela leitura destas últimas, mesmo sabendo que são essenciais para minha aprovação).
    E sim, comprei um dos teus esquematizados, e não tenho o que reclamar, pois me obrigou (e já te antecipo meu agradecimento) a fazer um estudo mais completo, abordando assuntos que nunca pensei em estudar por acreditar que nada tinha a ver com determinado ponto do edital (no início pensei: to lascado com tanto conteúdo, mas só foi organizar um pouquinho minhas técnicas de estudo que passei cumprir o programa posto no edital).

    Excelência... muitíssimo obrigado!!!

    Respeitosamente,

    Urias Maxsuel.

    ResponderExcluir
  27. A pessoa cria um blog, mantém o blog, dispõe-se a ajudar, EMITE O PRÓPRIA OPINIÃO (conforme a realidade que conhece), e ainda assim, como se fosse obrigado..., é rechaçado...
    Paciência!!!
    Cada pode exprimir aquilo que se convier...
    Só tenho a parabenizar e agradecer-lhe pela disponibilidade, pela contribuição.
    Aproveito e ratifico que tem sido um canal excelente para mim e para muitos que conheço...
    Opinião é opinião!!!
    Ninguém é responsável pelas inferências de outrem...

    ResponderExcluir
  28. Eduardo, eu gostaria de saber se vc fez o LFG e em que ano. Salvo engano, o LFG acabou se desmembrando, nem sei mais se ele existe nos moldes de alguns tempo atrás. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a mesma dúvida. Alguém pode ajudar?

      Excluir
  29. Valeu professor, ótimas dicas.
    Conversei com alguns recém aprovados para delegado e magistratura e realmente é isso ai.

    ResponderExcluir
  30. Comentário "anônimo" porque não tenho quaisquer dos perfis que permitem a identificação. Já caí em algumas furadas e concordo com o que escreveu o Eduardo. Fiz um cursinho cujo único propósito, com alunos de primeira fase, parecia ser o de arrecadar cada centavo de seus bolsos, além de criar um fã clube que não sai das redes sociais, fazendo propaganda de como foi revolucionário aquele cursinho na vida deles, porque aparenta dar todas as respostas e carregar o aluno no colo,mas não se vêem aprovados dessas caras turmas de primeira fase. Eu me senti perturbada pelas urgências que eles criavam a cada momento, queriam depoimentos, fotos com os materiais, imagens dos alunos assistindo às aulas, aulinhas pelo Instagram, pelo Facebook, uma quantidade gigantesca de mensagens pelo Whatsapp, enfim, uma publicidade enorme e resultado para as próprias contas bancárias. Detalhe: cada professor dando uma dica diferente a respeito de preparação e refutando o outro, sem saber, o que também me frustrava muito e me fez chorar de desespero algumas vezes. Cheguei a participar de uma turma de reta final, paguei caro. Posteriormente, porém, cobraram por uma reta final ainda mais específica, de cerca de um mês, com "dicas quentes" que eram, na verdade, quase que puro achismo e NADA foi aproveitado na prova. Eram vídeos diários, sem uma ordem específica, sem cronograma, não permitia organização, enfim, um show de horrores. Mas os alunos seguiam elogiando e seguem falando mil maravilhas. Consegue passar quem já tinha uma boa base, tinha algumas aprovações, e comprou o curso só por desencargo de consciência - foi o que percebi. Estou agora voltando ao método que estava dando certo para mim, que já me rendeu algumas boas colocações, e que se amolda muito bem ao que o Eduardo descreveu em seu texto. Não quer dizer que seja unânime, não acredito que o autor tenha a intenção de sê-lo, mas imagino que se aplique a grande parte dos casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Mege tá MEGA mal falado lá pelo instagram, muita gente falando de matériais "de segunda mão", dentre outras reclamações.

      Excluir
    2. Gostaria de mais informações sobre esse curso MEGE? Pq é ruim? Não vi os comentários no instagem...

      Excluir
    3. Minha Nossa! E eu quase que compro um curso pelo MEGE! Também estou na dúvida com o CERS, ja tinha lido em outra page que a qualidade estava aquém. Bem, ao ler este post vou mesmo é reforçar meu estudo com o material regular que ja possuo. So o que farei deiferente será atualização de leis e inclusão de resumos manuais. Adorei as dicas!

      Excluir
    4. MEGE é excelente no marketing, rs. Apenas isso.

      Excluir
  31. Eduardo você é o cara! Era tudo que eu precisava para iniciar um curso, grato!

    Abraço,
    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande henrique araújo! nao sabia que tbm acompanhava este blog. que de tudo certo para vc e seus concursos!

      Excluir
    2. eita olha o Henrique Araujo aqui

      Excluir
  32. Eduardo, pode fazer um poster sobre "coaching"? Vc acha válido?
    E obrigada pela opinião sincera sobre os cursos! Tem toda razão!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, ótima dica. Poderia me esclarecer uma dúvida? Pois bem, quero começar a estudar para magistratura aqui no litoral de SP não encontrei nenhum curso presencial e não disponho de tempo e dinheiro para cursar um na capital/SP. Os cursos on-line são realmente bons? O que encontrei com maior carga horária é o da Estratégia poderia me dar sua opinião a respeito? Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Estou na duvida entre o curso carreiras juridicas da LFG e do Enfase. Muitos falam que o lfg caiu a qualidade. É verdade? A vantagem do telepresencial é ajudar a ter rotina, uma vez que existe horário para assistir as aulas. Comprei um curso online uma vez e assisti só as aulas de constitucional e administrativo. Assistir em casa tem dessas ciladas. A pessoa fica pausando o video, etc e não avança na matéria.

    ResponderExcluir
  35. to com o lfg de pf e prf e sinto que o nível é melhor do que o de cers. o problema é que o lfg não faz firula nem marketing, é um curso raiz, denso e sem muitas frescuras, sem muitos recursos visuais mas visivelmente mais completo do que o do CERS. é mais demorado, carga horária maior mas acho que vai na linha do que eduardo falou do curso 'extensivo'. cers e outros as aulas são resumos do resumo, principais tópicos. lfg parece abordar quase tudo. assim tenho percebido. no caso do lfg o que eu vejo é videoaula normal a qualquer hora, provavelmente gravadas da exibição telepresencial (não tenho certeza). acho o cers muito superficial (a não ser o curso carreiras jurídicas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LFG entrega material escrito?
      Já fiz uma isolada de Constitucional no CERS e achei o material deles horrível (disponibilizavam os slides tal qual mostrado na tela).

      Excluir
    2. Como é o material do LFG? Entregam anotações da aula?
      Fiz um curso Isolado de Constitucional pelo CERS que o material era PÉSSIMO, disponibilizavam apenas os slides da aula, tal qual mostrados na tela.

      Excluir
  36. Oi pessoal estou entrando pela primeira vez no blog do Eduardo e desde já o parabenizo. Muito claro é pontual nas colocações. Sou graduada em Direito e resolvi estudar para concurso. Quero estudar aos poucos com foco inicialmente em analista do mpu. Qual o melhor curso vc, Eduardo, ou algum de vcs concurseiros, indicam para iniciar essa jornada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Eduardo, tudo bem?

    Vi que você indica como cursos o LFG e o CERS, os quais já vinha considerando. Contudo, tenho ouvido falar bastante do G7 Jurídico. Ao que tudo indica, muitos professores bons dos dois primeiros cursos migraram para esse terceiro.

    Gostaria de saber a sua opinião sobre o G7!

    Decidi agora iniciar meus estudos para magistratura estadual e, como você bem disso, quero iniciá-los criando uma base boa por meio de um curso online. Para isso, porém, preciso ter uma noção melhor de qual curso devo escolher e, dentro das possibilidades, saber qual seria o melhor.

    No mais, notei que você citou os cursos em ordem de qualidade. Por que você diria que o LFG é melhor do que o CERS?

    Muito obrigado por qualquer informação!

    ResponderExcluir
  38. ainda acha o lfg, nessa ordem? estou nessa do querendo repetir, so pela obrigacao

    ResponderExcluir
  39. Texto muito interessante e esclarecedor. Blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  40. E o curso Vipjus? É bom?

    ResponderExcluir
  41. Boa noite. Sobre o preparatório de Juiz de Direito 2018 da Verbo Jurídico, alguma opinião?

    ResponderExcluir
  42. Nenhum curso é perfeito, todos eles vão ter professores bons e ruins, mas ver gente dizendo que o LFG está enfraquecido somente porque alguns professores antigos saíram de lá, sendo que já tem uma metodologia estabelecida a anos, só pode ser brincadeira. Como pode ser ruim um curso que tem professores como Edilson Vitorelli, Guilherme Nucci, Tathiane Piscitelli, Nestor Távora, Fernanda Marinela, João Aguirre, Pablo Stolze, Nathalia Masson, Fredie Didier, Renato Montans, Edson Knippel, dentre outros com bastante experiência.
    .
    Não afirmo que o LFG seja melhor que CERS e G7, mas é pelo menos do mesmo nível desses.

    ResponderExcluir
  43. Eduardo, concordo com você. Só tenho dificuldade com curso online de um ano. Eu demoro muito mais do que o tempo de aula para assistir (quase o dobro), aí fica inviável. Já comprei dois cursos anuais (Fórum e CERS - os dois excelentes), mas não consegui terminar. Eu funciono melhor lendo. Por isso, agora desisti de aulas e estou investindo em livros voltados para concursos, algumas sinopses e resumos também. Já adquiri um edital esquematizado seu, ele ajuda bem!
    Estava pensando seriamente em fazer um desses cursos duvidosos por aí e seu post veio na hora certa (e tambem um comentário aí em cima falando mal bem do curso que eu ia comprar!). Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também funciono melhor lendo, mas pensei em fazer um curso anual apenas para construir um bom caderno, o que acredito seja MUITO mais demorado fazer a partir dos livros.

      Excluir
  44. Olá Pessoal! estou na mesma dúvida de todos (rs)... LFG ou Ênfase para extensivo de carreira jurídica? Fiz LFG pra OAB e amei! Olhei o Estratégia... mas não possuem 1 pacote para carreiras jurídicas... e não gosto de cursos avulsos para preparação extensiva... acho que deve ter uma coesão entre os módulos. então fica a pergunta: LFG ou Ênfase??? Gostaria de agradecer e elogiar o blog!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, estava pesquisando sobre cursinhos agora e encontrei esse texto, veio na melhor hora!! Achei pertinente e sensato, inclusive quando pontuou a questão dos alunos que tem memória auditiva e realmente precisam das vídeo-aulas ( meu caso). Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  46. E sobre o tal VIPJUS? Ja vi muita gente falando bem, que é puxado, mas sério...sempre dão os nomes dos seus aprovados, tem bons professores no time...alguem aqui ja fez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu primo está fazendo vipjus e está gostando

      Excluir
    2. Mas vipjus está mais para organizacao de estudos. Não é cursinho, porém, vejo muit gente falando bem, e outras dizendo que não conseguiram se adaptar. O jeito é pesquisar bem. Mas a maior parte dos professores são do G7.

      Excluir
  47. Bom dia, Eduardo. Obrigado por disponibilizar seu tempo com dicas valiosas. O que acha do curso CEAP para procuradorias municipais e estaduais. Dizem que aprovaram muitas pessoas, mas fico com o pé atrás em razão de não especificarem se foram ou não alunos regulares, tal como alertado por você.
    E os demais colegas já ouviram falar sobre o curso CEAP? Qual o opinião de vocês?
    Entre o CEAP e Ênfase, qual escolher para procuardorias?

    ResponderExcluir
  48. Eduardo, tudo bem? poderia por favor comentar sobre o ALCANCE para o MPF? obrigada!

    ResponderExcluir
  49. qual curso vcs indicam para magistratura do trabalho?

    ResponderExcluir
  50. Olá, Eduardo, gostaria de saber se sua ordem de preferência de cursos citada nesse artigo continua a mesma. Estou pesquisando um curso intensivo anual para fazer e gostei bastante dessa postagem, mas como foi em 2017 queria saber se sua ordem de preferência é outra atualmente. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  51. O Gran Cursos Carreiras Jurídicas é bom?

    ResponderExcluir
  52. Alguém sabe me dizer se o Gran Cursos Carreiras Jurídicas é bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou fazendo o curso para Magistratura Federal do Gran cursos. Iniciei agora, mas já percebi que o conteúdo não é completo (comparando com o edital da Magistratura Federal 1ª região /2015). Fiz contato com a empresa e ficaram de complementar.

      Excluir
  53. Acho que cheguei tarde. :( Me matriculei do anual do CPIures, já conhece? O que acha? Será que entrei numa fria? Fiquei insegura agora que li (tarde demais) essa matéria!

    ResponderExcluir
  54. Adquiri um curso pela propaganda... o ênfase 2019.2 ... a qualidade das aulas caiu drasticamente... o arrependimento foi violento... dei a conta de presente para um amigo que está concluindo a faculdade.
    .
    Daí... fiz pesquisas aqui no site quanto aos livros a serem utilizados... já comprei a maioria e meu estudo está rendendo muito mais do que o curso (pode isso Arnaldo? Aaah, pode, a qualidade do ênfase caiu, oras!).
    .
    Ainda estou tentado se compro ou não o edital esquematizado de vocês para o MPF. Quem sabe eu decida antes do 30º CPR.
    .
    Por favor, não se deixem levar pelas minhas percepções quanto ao curso ênfase, que são, ademais, muito pessoais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também comprei um curso deles e acho que não estou rendendo bem, pensando em migrar pra algum curso em PDF

      Excluir
  55. Terminei a faculdade ano passado e esse ano decide fazer um cursinho preparatório para concurso, estou fazendo o G7 e estou gostando bastante, não é no todo perfeito, mas valeu a pena. Estou usando o material do Gran de magistratura federal como complemento, pois não tenho condições de comprar a bibliografia indicada, até o momento está sendo suficiente, o que não encontro em nenhum lugar (que é raro), acho nos grandiosos comentários do QC ou em post do site do EDU e do Dizer o Direito.

    ResponderExcluir
  56. vale a pena o ênfase para o MPE?

    ResponderExcluir
  57. Vi que recentemente a Escola Paulista de Direito - EPD, em parceria com o Procurador da República Dr. Patrick Nilo, lançou uma pós graduação lato sensu em direito público, com ênfase para o concurso do MPF. Aparentemente é um cursinho com base no conteúdo programático do último edital, com certificação de pós. Será que é uma boa? Alguém poderia dar uma opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho observado o curso EPD, tanto o extensivo quanto a pós, também querendo comentários/indicações/contraindicações sobre o curso.

      Excluir
    2. Também tenho interesse no feedback desse curso

      Excluir
    3. Epd fiz pós, achei horrível. Vendem em 2020 cursos co. Aulas gravadas em 2017.

      Excluir
    4. Epd fiz pós, achei horrível. Vendem em 2020 cursos co. Aulas gravadas em 2017.

      Excluir
  58. Bom dia, poderia me falar sobre o MEGE, o que acha dessa plataforma?

    ResponderExcluir
  59. Eu gosto muito e recomendo o Master Juris. Excelente corpo docente. Preço muito abaixo do comumente praticado no mercado. O ponto negativo é que, às vezes, demora-se muito para atualizar as aulas.

    ResponderExcluir
  60. Pessoal, já fiz o regular do mege pela propaganda e achei bem ruim. Muitas falhas no material em assuntos básicos como administrativo. No material falava que a responsabilidade pela culpa anônima era atribuída ao agente e não a Administração Pública. Um erro grosseiro. Mandei email e em vez de se retratarem e admitirem o erro falaram que a questão era controvertida. Impossível confiar no material.

    ResponderExcluir
  61. Qual o melhor cursinho para magistratura federal?

    ResponderExcluir
  62. Alguém sabe se o curso carreiras jurídicas do verbo jurídico é bom?

    ResponderExcluir
  63. Alguém aí fez recentemente ou faz o curso das carreiras jurídicas do LFG?

    O corpo docente está bom, mas a dúvida repousa na objetividade e qualidade das aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz em 2018. Acho que são poucas as aulas que valem a pena. Vitorelli em Difusos, por exemplo, é sensacional. Didier e Stolze também, mas eles dão apenas algumas aulas de assuntos pontuais. Na maioria das disciplinas, o curso LFG ficou pra trás da concorrência. Os melhores professores migraram para outras plataformas, e nem todas as peças foram repostas com a mesma qualidade. O material de apoio também não é bom. Em algumas disciplinas, temos só os slides de aula com os "rabiscos" que o professor fez na tela. Não são todas as matérias que têm aquele PDF bem organizadinho do resumo de aula.

      Excluir
  64. Gran Cursos está com um corpo docente muito bom. A metodologia de ensino é excelente. Dá para fazer excelentes cadernos na maior parte das matérias. Também assino mas NÃO
    recomendo o Estratégia Concursos. O corpo docente é de jovens aprovados, o que compromete a qualidade da didática.

    ResponderExcluir
  65. Já fiz o Vipjus sim, e posso dizer que é um curso revisão organizado, com simulados objetivos, subjetivos e peças praticas. Melhor aproveitável para quem está mais avançado nos estudos.

    ResponderExcluir
  66. Pra Magis federal, qual curso indica.?

    ResponderExcluir
  67. OLA SENHORES
    ESTOU FOCADO EM ADVOCACIA PUBLICA
    ALGUEM RECOMENDA O EBEJI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, não recomendo.

      Motivos:

      O professor Ubirajara é ótimo, porém ele se propõe a ser "a banda de um homem só".

      Se você comparar com outros cursinhos, existem de 10 a 15 professores, para que consigam dá conta de forma satisfatória da amplitude das matérias.

      Em conclusão, o Professor Ubirajara é ótimo, mas ele não consegue dar conta de tudo.

      Espero ter ajudado

      Excluir
  68. G7 disparado o melhor para carreiras jurídicas.

    ResponderExcluir
  69. CUIDADO COM O G7 JURÍDICO!! oUVI A DICA, OS PROFESSORES SÃO REALMENTE ÓTIMOS MAS A PLATAFORMA NÃO É BEM ASSIM E SE PRECISAR FALAR COM ELES, SE ACALME PORQUE DEMORA.SÓ POR EMAIL E OLHE LÁ. RESUMINDO: ESSE NEGÓCIO DE CURSO DESCONHECIDO É MESMO COMPLICADO. OS MELHORES SÃO OS CLÁSSICOS, NÃO DÁ ERRO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles costumam me responder no mesmo dia e não tive qualquer problema que não tenha sido solucionado com presteza.

      Excluir
  70. O Ênfase decaiu muito. Não recomendo.

    ResponderExcluir
  71. As aulas do G7 são ótimas. Os professores são espetaculares, mas o PDF do G7 deixa muito a desejar, pois há muitos erros e omissões de partes relevantes da aula. O texto é truncado, não tem fluidez, sendo mais uma nota de aula do que um "material PDF".
    Para corrigir esses erros e omissões, demanda muito tempo do candidato, o que torna o curso desgastante para acompanhar.

    ResponderExcluir
  72. @Prof. Eduardo, boa noite. Gostaria de saber se o GRANCURSOS é indicado para Magistratura?

    ResponderExcluir
  73. Professor,
    Grata pelos esclarecimentos
    Gostaria de saber se, para concurso do MPF, se mantém a ordem apontada? Ou consideramos apenas o Enfase e o Alcance (nesta ordem). Grata

    ResponderExcluir
  74. Qual o curso mais indicado para Procurador da República-MPF ?

    ResponderExcluir
  75. Professor, eu recomendo o Cers. Professores excelentes, conteúdo amplo e acesso ao longo de 18 meses. Para mim, que trabalho e tenho família, o tempo de acesso viabilizou a conclusão do curso regular com sucesso.

    ResponderExcluir
  76. Cers ou Gran cursos atualmente, qual está melhor??

    ResponderExcluir
  77. Cers ou Gran cursos? Fiquei na dúvida entre esses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grancursos hoje é muito bom em questão de videoaulas. Cers já foi bom, mas os professores do CERS eram do LFG. Depois eles sairam do CERS e montaram o G7 jurídico.

      Excluir
  78. Alguem já fez o Revisão PGE? É bom?

    ResponderExcluir
  79. Alguém já estudou pelo ciclos método ou pelas apostilas do Manual Caseiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o material das FUCs extendo, mal formatado e com repetições em excesso...falta revisão da equipe!!! Estou pensando em adquirir Sinopses da Juspodvum....

      Excluir
  80. Bom dia povo! Como o post ainda está bombando em 2021, vou comentar por aqui hehe Estou fazendo o G7, curso Regular para Analista, e estou querendo me aprofundar num específico para MPF. Vi que o Ênfase ERA o mais recomendado para carreiras federais, mas parece que decaiu bastante. Gosto muito dos professores do G7, mas a plataforma é ruim e sinto falta da interatividade dos professores com os alunos, seja na própria plataforma, nas vídeo aulas ou até no Instagram, de maneira que não sei com certeza se as aulas estão atualizadas ou apenas estão utilizando aulas já gravadas para outros cursos. Meu marido está fazendo o SUPREMO Concursos para Delegado, e está curtindo bastante. Alguém já fez algum curso deles voltado para a Carreira Jurídica/Federal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, te entendo. O curso e a equipe de professores são os melhores. Mas a plataforma utrapassada e só vídeo aulas. PDF superficial. Para quem gosta de vídeo é maravilhoso. Eu sou da turma do PDF mas queria muito estudar com eles.

      Excluir
  81. Para AGU , agora em 2021, qual o melhor curso ênfase ou cers?
    O cers possui as aulas dadas nas vídeo-aulas transcritas em PDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só sei te dizer que o curso Ênfase não é bom. O conteúdo ministrado é muito raso. Deixa muito a desejar.

      Excluir
  82. comprei carreira jurídica vitalícia do estratégia e estou achando top. Nao me arrependo nenhum pouco.

    ResponderExcluir
  83. Gente, muito bom esse compartilhamento de experiências!

    Eu adquiri um extensivo da PGE do Estratégia e gostei bastante.

    Vi algumas críticas acima e não concordo.

    A metodologia é muito boa e, apesar de ter feito uma boa graduação, acho o material bem completo, com as questões e jurisprudências em todos os pontos abordados.

    Falaram de professor novato, mas o novato que eu peguei é o Vaslim, juiz federal.

    Estudei na graduação por grades manuais e o Vaslim, realmente, não deixou nada a desejar.

    Já ouvi de um colega que o material era muito longo, mas pra mim foi totalmente necessário, mesmo tendo lido todos os manuais na faculdade e ter estagiado em todas as carreiras jurídicas.

    Como estoi há 7 meses bem focada, resolvi pegar um reta final do mege para o MPPE, mais em conta. Daqui 2 meses venho trazer minhas considerações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou do curso do Mege? Qual indica para a AGU?

      Excluir
  84. Cursinho para o concurso da AGU. Alguém indica algum?

    ResponderExcluir
  85. oi Eduardo,tudo bem? já tem algum tempo que vc falou de cursinhos preparatórios, e hoje em dia qual vc me indicaria para MPE e MAGIS ESTADUAL? AGRADEÇO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é da turma de vídeo aula o melhor hoje e o G7. Se for da turma so PDF, estratégia.

      Excluir
    2. Estratégia ???

      Excluir
    3. Estratégia tem PDF com mais de 2.000 páginas. Maior que Doutrina. Não consigo chegar ao fim de um PDF, pois quando chego perto da metade, já mudou dezenas de leis e jurisprudências!!!!! :(

      Excluir
  86. Alguém indica um bom cursinho para Analista do MP ?

    ResponderExcluir
  87. Esse post tá merecendo uma atualizada, assunto de interesse de todos os concurseiros iniciantes.
    Temos vários outros cursinhos na praça, tais como Revisão PGE, Aprovação PGE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito na dúvida entre estes dois cursinhos e não sei o que fazer, queria uma luz para decidir.

      Excluir
  88. Professor, gostaria de saber a sua opinião em relação ao curso Ouse Saber. Obrigada!

    ResponderExcluir
  89. Também gostaria de saber hoje em dia! LFG morreu, acho que foi vendida, o site tá péssimo agora! Estou em dúvida entre CERS e Damásio para analista de tribunais.

    ResponderExcluir
  90. Eduardo, esse “ranking” de indicação se mantém?

    01)G7, 02)CERS, 03)LFG, 04)Damásio, 05) CPJuris. Como sexta e sétima opções e somente para MPF indico os cursos ÊNFASE e ALCANCE.

    Pergunto isso pq esse post já tem uns anos… Sou concursado e estou parado há 10 anos. Na minha época de concursos, bombava LFG e Damásio. Pretendo recomeçar a estudar e estou querendo saber quais sãos os melhores cursinhos atuais.

    ResponderExcluir
  91. Tb estou precisando de alguma luz. Estou querendo Procurador Municipal e estou muito tentado a ir de Damásio

    ResponderExcluir
  92. gran e estratégia são genéricos. pra procuradoria gostei da pre prova de procurador federal do revisão pge

    ResponderExcluir
  93. Estou querendo começar a estudar para Analista do TJRS. Para a OAB amei o curso do Ceisc, professores maravilhosos e didática também. Porém para concurso de Tribunal, não sei se seria no mesmo nível. Ou estratégia, G7... O que me indicam???

    ResponderExcluir
  94. Para 2023, quais os top 3 cursinhos que oferecem a modalidade intensiva?

    Alguns dos citados já estão bem decadentes, pelo longo tempo que se passou desde então. Queria saber a recomendação atual dos colegas

    ResponderExcluir
  95. Oi, Eduardo e pessoal, alguém conhece o CEAP? Estou em dúvida entre ele e o G7 para procuradorias

    ResponderExcluir
  96. Para 2024, quais os top 3 cursinhos que oferecem a modalidade intensiva?

    Alguns dos citados já estão bem decadentes, pelo longo tempo que se passou desde então. Queria saber a recomendação atual dos colegas

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!