Dicas diárias de aprovados.

O TEMPO MÉDIO ATÉ A APROVAÇÃO = QUANTO TEMPO PRECISO PARA SER APROVADO EM CONCURSOS JURÍDICOS?

Olá queridos, bom dia a todos. 

Peço que, se possível, sigam no Instagram @eduardorgoncalves - muito conteúdo legal para vocês! 

Hoje outra pergunta bastante recorrente: qual o tempo necessário para a aprovação? 

Falarei das CARREIRAS FINS (AGU, PGES, MPs, MAGIS, DPE e DPU) e para quem estuda com COMPROMETIMENTO.

Inicialmente deixo claro que os prazos abaixo não são absolutos, não são uma verdade incontestável, até porque cada um dos candidatos é diferente. Sejamos honestos: alguns têm mais facilidade, outros menos, alguns têm mais tempo, outros menos, alguns estudam da forma correta, outros não... alguns apenas fingem que estudam... 

Por isso falarei da média: em média o tempo necessário à aprovação é de 2 anos a 5 anos de estudos. A média de idade dos aprovados está entre 25 a 32 anos. 

Assim, aqueles que fizeram uma boa faculdade têm condições de ser aprovado em menos tempo, aqueles que festaram bastante e não se dedicaram aos estudos, precisarão de mais. 
Mas o verdadeiro objetivo dessa postagem é dizer: não existe fórmula mágica de aprendizado em seis meses ou um ano. É muito raro, praticamente impossível, passar em uma Magistratura/MP/PGE com apenas um ano de estudos firmes (sem ter feito uma boa faculdade, por exemplo). 

Qualquer um que prometer a vocês a aprovação em um ano (nos concursos acima) está MENTINDO. Vocês precisam de no mínimo um ano para fechar com qualidade o edital e de mais seis meses (pelo menos) para revisar. 

Assim, antes de um ano não se cobrem... Se permitam nesse um/dois anos formar uma base de estudos boa para, aí sim, começar as cobranças em busca de resultados efetivos. 

Os dois primeiros anos da preparação são de reprovações, praticamente em todos os concursos (e ainda na primeira fase). Após isso, o resultado tem que começar a aparecer (aumento significativo dos acertos, aproximação da nota de corte etc). 

Ou seja, o primeiro e o segundo ano são aqueles para o candidato sair do 40% e chegar ao menos no 60/65% de acertos. Se após 2 anos o candidato continuar no 40% ou 55% algo muito errado está acontecendo (e arrisco dizer: se as coisas continuarem como estão vocês dificilmente passarão). 

Enfim, resumindo:
1 e 2 ano- formar uma base jurídica. Aprovação em primeira fase é difícil, mas pode ser que ocorra (para os mais dedicados). 

3 e 4 anos- aluno deve estar bem próximo da nota de norte na primeira fase. Caso ainda esteja nos 40%, 50% até 55% de acertos algo está muito errado e possivelmente a aprovação não virá se as coisas continuarem como estão. 

5 ano- a aprovação é questão de tempo. Aluno não tem mais problemas com primeira fase. Se no 5 ano de estudo você ainda estiver longe de uma nota de corte, minha sugestão é que entre em contato com um profissional para que ele possa lhe ajudar a verificar seus erros. 

Atenção - Fiz essa postagem para vocês saberem do razoável. 
Lógico que vão aparecer histórias de pessoas que só foram aprovados após 10 anos de muito estudos e de outras que foram aprovadas com 06 meses, mas saibam que essa não é a média. 

Com 06 meses de estudos a aprovação é rara e com 10 anos é demorada. Ambas são os extremos: a primeira é o extremo da facilidade de aprendizado, e a segunda o extremo da perseverança. 

Não tomem nenhum desses extremos como parâmetro. 

Concordam ou discordam da postagem? 


Bons estudos a todos. 

Eduardo, atualizado em 23/09/2023
No instagram @eduardorgoncalves

55 comentários:

  1. Como sempre você nos ajudando..... Obrigada sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grato pelo conteúdo postado destaco parabenizar o responsável ao blog. Tenho 53 anos e gostaria muito de dar continuidade aos estudos para Ascenção ao cargo magistrado. O que me aconselham?

      Excluir
  2. Bom, então acho que estou no caminho correto. Ano passado, nas provas da AGU e PFN, fiz, respectivamente, 54% e 49% com 7 a 8 meses de estudo.

    Meu único medo é me perder nessa infinidade de matérias. Sinto que preciso de mais organizaçao.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente!! E é esse o prazo que espero que aconteça comigo...1 e 1/2 para formar uma base no mínimo!! É o tempo TB de alcançar meus 3 anos de prática... Chegarei lá!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo! A média realmente é essa. Ratifico tbm que a faculdade é um ponto chave pra esse tempo ser maior ou não. Uma faculdade bem feita faz muita diferença.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li e sigo dezenas de sites sobre concursos. E essa - apesar de bem simplória - foi uma das análises mais corretas quanto a o que eu tenho visto na prática. Adiciono: é impressionante como você, com pouca idade, consegue ver muito mais claramente o tempo necessário para preparação em concursos do que MUITOS professores de cursinhos que já são servidores públicos há muito tempo. Parece-me que o perfil dos concurseiros e o "jogo" do concurso público brasileiros mudaram vertiginosamente nos últimos anos, e alguns profissionais da área não se atualizaram. Parabéns, portanto, pela clareza nas ideias e acuracidade na visão.

    Ass.: Márcio Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Qual foi o seu tempo de estudo, Eduardo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei ainda na Faculdade. Fiz o texto com base no que normalmente ocorre.

      Mas lhe digo: no meu caso, foram 5 anos muito bem estudados na Faculdade. Me preparei para concursos desde o primeiro ano.

      Excluir
    2. Eduardo, se passou já na faculdade como fez com os três anos de prática?

      Excluir
    3. Acho que antigamente não tinha esse requisito

      Excluir
    4. AGU aceita o tempo de estágio da faculdade. Primeiro ele foi da AGU.

      Excluir
  7. Concordo plenamente! Ainda mais quanto às diferenças de cada um, que influenciam diretamente nesse tempo percorrido. Particularmente, fiz uma faculdade fraca, pela instituição e principalmente pelo meu interesse naquela época. Só depois de um ano de formado resolvi começar a focar em concursos jurídicos, inicialmente os municipais, pois são minha única forma de obter prática profissional, vez que ocupo emprego público incompatível com o registro na ordem. Venho estudando já há dois anos, aprendendo a aprender a cada dia, otimizando meus métodos, ponto em que, na minha opinião, reside a principal diferença entre os candidatos, encontrar o melhor método PARA SI! Graças a Deus e por muito esforço, hoje pela manhã foram publicadas as notas e obtive a maior delas para Advogado de uma Câmara Municipal. Depois de todos esses anos dei mais um e pequeno passo nessa verdadeira maratona. Muito obrigado pelo excelente conteúdo disponibilizado, Eduardo. Bons estudos a todos!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por esse texto não ser mais uma dica mirabolante de como passar num concurso. É um texto real, claro, elucidativo, que consegue alcançar a realidade de muitas pessoas que estão na dúvida sobre estudar para concurso público ou se dedicar à outra área. Mostra o que de fato um possível candidato (a) tem que fazer nessa empreitada com a lucidez de quem sabe que não pode se valer do sonho do cargo público para vender promessas de aprovação! Não é por menos que seu trabalho vem sendo amplamente divulgado nas redes sociais, pela sua honestidade e comprometimento com a questão, sem fantasias, mas sim mostrando que o caminho é um só:muito estudo e boa preparação!Obrigada por essas palavras! Acredite, elas fazem muita diferença na vida das pessoas!

    ResponderExcluir
  10. Pelo relato parece quase impossível alguém com idade de 40 anos passar em concurso público, é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. De forma alguma. O que acontece é que pessoas nessa faixa etária tem outras prioridades e uma vida já estável, por isso não tem condições de estudar ou não estão dispostos a o fazer.

      Escrevi sobre isso hoje. Veja lá.

      Eduardo

      Excluir
    2. Também estou nessa (quarentões) trabalho o dia todo, tendo somente as noites. Mas vamos lá! Chegaremos também!!

      Excluir
    3. Gente. A galera aí mais experiente,bola pra frente porque a expectativa de vida está cada vez mais alta. Se vc passa em concurso depois dos 40anos, terá muito anos de trabalho até a compulsória, e depois muitos anos para curtir uma boa aposentadoria com os netinhos. Eu tenho 48 anos, já sou da reserva das FFAA, e estou a todo gás estudando para PGE. E olha que não acumularei remuneração, se passar. Objetivos movem nossas vidas e nos revigoram. Abç.

      Excluir
    4. Muito bom! Sua motivação serve para incentivar os mais jovens também.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Eduardo, parabéns, foi muito claro e objetivo! Isso é o que nós concurseiros precisamos! Já estou há quase 1 ano estudando e realmente estou vendo que é isso.. que o primeiro ano é o de criar uma boa base jurídica! Importante não desistir, pois caminho é árduo!

    ResponderExcluir
  13. Claro, objetivo, pragmático! Bravo!

    ResponderExcluir
  14. Exatamente EDUARDO. Como você conhece bem minha trajetória, o tempo para minha aprovação em um concurso de alto nível, como a PGM Salvador, foi de 2 anos e 4 meses. Nesse período foquei meus estudos em procuradorias: livros, cursos, bons materiais, aprender a melhor técnica de estudar, etc. Teve reprovações, mas não me desanimei. A gente segue em frente e quando estamos prontos, nós não percebemos isso. Só percebemos quando vemos o nosso nome na lista de aprovados. Digo: é uma sensação incrível! Você ficará muitos dias dormindo pouco, sem acreditar. É tudo fruto de um trabalho contínuo e árduo. Só não consegue quem desiste, e tem gente que desiste quando já está muito perto! Por isso Avante minha gente! Ao sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Concordo. Estudei desde o terceiro período de faculdade e no ano da colação grau (2012) saiu edital de advogado da União. Nunca tinha feito concurso e deu pra passar. Obs.: o fato de não fazer concurso nao significa que eu nao treinava em casa. Fazia muitas questões cespe e esaf (passei na primeira fase pfn mas nao fui fazer a segunda).

    ResponderExcluir
  16. Eduardo, pela sua redação e seu depoimento, acredito que estou no caminho certo , sou formada em adm e decidi cursar faculdade de direito já com foco nos concursos , estou fazendo pós em direito público também - então meu tempo é dedicado ao trabalho que realizo pelo horário matutino e o restante tarde e noite aos estudos. Me dedico muito na faculdade e toda prova que faço é como se eu estivesse indo prestar um concurso rs , fora questões de concurso e questões do exame que estou constantemente fazendo. Estou 2 ano de direito e 1 ano da pós . Espero que nesse ritmo eu colha bons frutos. O Objetivo a curto e médio( ainda na faculdade) seria analista tribunal e depois que estiver formada Defensoria ou promotoria. : ) Obrigada pelas dicas :)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Texto 'pé no chão', realidade pura!

    Não existe fórmula mágica. Realmente!

    É muito trabalho e dedicação. A metodologia é, sim, a bússola. Mas nada dispensa o trabalho diário do estudante focado e comprometido com o resultado: aprovação.

    Portanto, foco, perseverança e ação.

    Avante.

    ResponderExcluir
  19. Acho que é exatamente isso. Não estudei nada durante a faculdade e com 4 meses de estudos após formada (no edital, estudando 12h por dia) acertei 51 questões na PGE/PR. Depois de 1 ano, acertei 66 questões no MP/GO (praticamente foi o ano todo de estudos a 12 h por dia).
    Agora aguardemos o MP/PR, 12 h de estudos por dia de novo, 5 meses após o MP/GO.

    ResponderExcluir
  20. Ainda na graduação e já decidido: FOCAR no MP. Julgo de grande importância o foco na carreira a seguir. Previsão mediana: 4 anos de preparação.

    ResponderExcluir
  21. E em concurso, como de TJ ou TRF, a média de estudos é essa comentada? O edital de um TJ, por exemplo, não é tão pesado em questão de matérias. Qual o tempo em média para passar num concurso de TJ?

    ResponderExcluir
  22. Uma postagem lúcida e responsável de alguém que conhece o caminho para uma aprovação em certames de alta complexidade jurídica.

    ResponderExcluir
  23. eu discordo, fui aprovado em 3 meses para concurso de nível médio e eagora estou focado no MPU e vou ser aprovado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agente administrativo e bem mais fácil. Concurso jurídico, mesmo para procurador da prefeitura de Xiririca da Serra, tem curva de aprendizado elevada.

      Excluir
    2. Eu fui aprovado para escriturário do banco do brasil estudando 2 meses, mas nos concursos jurídicos já tenho muitos meses de chão e nada até agora...

      Excluir
  24. De onde saiu essa média de idade de aprovação?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu estou no oitavo ano de estudo. Acho que entro na perseverança e no desespero rs. Passei 5 vezes para segunda fase e não consigo sair dela :(

    ResponderExcluir
  27. Discordo ! Não existe isso!

    ResponderExcluir
  28. Achei que passaria num excelente concurso em menos de 1 ano! Kkkk Ledo engano! Mas agora com um pouco mais de 2 anos estou chegando no corte. Gracias a Dios!

    ResponderExcluir
  29. Concordo. Fiz a prova do MPSP 93 com 1 ano de estudo e fiz 59 pontos. Quando completei 2 anos refiz a prova em casa e acertei 74.

    ResponderExcluir
  30. Concordo. Fiz a prova do MPSP 93 com 1 ano de estudo e acertei 59 questões. Quando completei 2 anos de estudo, refiz a prova em casa e acertei 74.

    ResponderExcluir
  31. Não sei se é saudável falar do tempo a se ser aprovado... a vida não é só estudo, e, portanto, não se pode medir em anos algo que tem altos e baixos por conta das coisas que ocorrem na vida.... tampouco é saudável dizer a idade média dos que passam. Isso só traz aflição e ansiedade e não adiciona em nada na vida do concurseiro. Seria, talvez mais saudável dizer que é estudo a longo prazo e pronto... minha opinião, respeitando sempre a sua genialidade, que admiro muito, prof Eduardo.
    Com relação ao diagnóstico do desempenho: perfeito. Não podemos deixar o tempo passar sem sentir evolução.

    ResponderExcluir
  32. Muito lúcido. Concordo plenamente. Acho que se a gente focasse no edital, sem se preoucupar com o tempo que vai levar, seria melhor. Menos ansiedade. No começo dos estudos, eu me preocupava muito com o tempo que vou levar. Hoje ainda me preocupo, óbvio, mas estou mais preocupada em seguir no edital e aprender.

    ResponderExcluir
  33. Não faz sentido o Estado miserável gastar 33k mensal com um procurador

    ResponderExcluir
  34. Concordo Edu. Em gênero, número e grau. Está me faltando comprometimento. Nossa! Trago verdades, hein! Tu e o Domi é osso! Quando sai o gabarito do simulado? Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Publicação totalmente desnecessária, porque cada um tem uma base jurídica, uma vida, percalços, etc. O estudo não é uma tabela, como se pudéssemos julgar todos igual tabela de juros no banco. Portanto, Publicação desnecessária. Deveria dizer que o estudo demanda muito e é um projeto à longo prazo.

    ResponderExcluir
  36. Tomei essa decisão a de estudar para promotoria aos 42 anos e passarei com 45 anos!! Meta, foco e disciplina... meu foco de estudos minino 06h por dia com ajuda de uma organização é claro.. Logo, comemorarei a minha vitória e muito obrigado pelas valiosas dicas!!

    ResponderExcluir
  37. Estudei 2 meses e acertei 55% da prova, 44 questões de 80, estava meio decepcionada comigo mesma, mas fiquei feliz em ler seu blog e ver que estou no caminho certo. Foi minha primeira vez estudando para concurso e vou focar mais pra passar no próximo

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!