SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO PARA DICAS, SORTEIOS, LIVES, NOTÍCIAS E MUITO MAIS

Home »
COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS
,
CONCURSOS
,
CONCURSOS NÍVEL HARD
,
DICAS
» VALE A PENA FAZER ESCOLA DA MAGISTRATURA OU DO MP? ISSO É CONDIÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO?
VALE A PENA FAZER ESCOLA DA MAGISTRATURA OU DO MP? ISSO É CONDIÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO?
Olá meus amigos do blog, como andam os estudos nesse domingão??
Pois bem, hoje vou falar de um tema que sempre me é perguntado: para ingressar na Magistratura ou no MP devo fazer as escolas de Magistratura/MP? É bom fazer esses cursos para os respectivos concursos?
Vamos as respostas: NÃO, CURSAR ESSES CURSOS NÃO É OBRIGATÓRIO PARA O INGRESSO NAS CARREIRAS.
EU MESMO NÃO FIZ NENHUM DELES, E O MPF SEQUER POSSUI ESSE TIPO DE PREPARATÓRIO.
Agora vamos a segunda pergunta: É ÚTIL FAZER ESSES CURSOS?
E aqui vou ser sincero com vocês: NÃO ACHO NEM ÚTIL, pois hoje temos cursos preparatórios muito melhores no mercado. VEJAM OS CURSOS EXTENSIVOS QUE SUGERIMOS.
Hoje essas escolas da Magistratura/MP não possuem os melhores professores, nem os que têm mais experiência na área de concursos.
A única utilidade desses cursos, hoje, é para aqueles concursos muito bairristas, o que tem diminuído muito.
Importante dizer, ainda, que os professores desses cursos não podem integrar as bancas examinadoras, e se isso ocorrer vocês devem provocar o CNJ/CNMP, então em tese quem faz esses cursos não pode possuir nenhuma informação não extensível aos demais candidatos. Se isso ocorrer, vocês também devem provocar o CNJ/CNMP.
Assim, meus amigos, eu não sugiro fazer escola da Magistratura/MP, pois não são os melhores cursos, OK?
MASSSSSSSS, caso essas Instituições lancem um curso específico para a SEGUNDA FASE do seu concurso, aí vejo utilidade em fazer, pois incrivelmente sempre acabam acertando algo, o que se deve, basicamente, pelo fato de os professores estarem atentos a jurisprudência local e terem um contato maior com o examinador do concurso.
Em síntese:
* Fazer curso extensivo anual ou semestral- não faria.
* Fazer um intensivo para segunda fase e provas de sentenças- faria.
Friso, por fim, que essa é minha opinião pessoal firmada com base na minha experiência, de forma que não se trata de verdade absoluta, OK?
Concordam com o teor do texto? Aguardo a opinião de vocês.
Eduardo, em 15/04/2018
No IG @eduardorgoncalves
GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO

Professor, muito oportuno e elucidativo este post. Porém, tenho uma dúvida.
ResponderExcluirEstou terminando o curso de graduação e meu objetivo é ser membro do MPE (SC/RS/PR). No ano seguinte a minha colação de grau, havia planejado ingressar no extensivo do curso preparatório da MPE para, com ele, adquirir 3 pontos na prova de títulos (2 pelo curso extensivo, mais um pela Pós obtida ao final do curso), além de usá-lo como um ano de experiência para os 3 de prática. Contudo, também já ouvi vários comentários que, estrategicamente, esses não são os melhores cursinhos do mercado.
Nesse sentido, indago: como obter meus pontos de títulos, sem comprometer meus estudos, sem me submeter ao preparatório do MP?
Obrigado. Abraço.
Se o Eduardo falou, nada melhor que seguir as dicas daquele que chegou lá!!! Gostei do texto.
ResponderExcluirConcordo plenamente. Já passou o tempo que essas escolas eram úteis (quando não havia o grande número de excelentes cursinhos disponiveis, principalmente online). Embora haja ainda umas bancas meio bairristas (mpsc, por exemplo).
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirSim, concordo!
ResponderExcluirFiz EMAP, e nada mais é do que um "cursinhão"...
Entendo sua posição pessoal, mas discordo em partes. Faço escola de magistratura do estado do Rio de Janeiro, e lá temos excelentes professores, doutrinadores renomados, professores que dão aulas em cursos super renomados e visados que existem no mercado, sem contar que voce fica durante 3 anos, em alto nível de estudo. Como voce bem disse para segunda fase é excelente, e de fato é, não só para segunda fase, como para uma fase de sentença, pois temos aulas de elaboração de sentença e sem falar das centenas de casos concretos que respondemos no decorrer dos 3 anos. Fazer escola de magistratura não significa que você vai passar em um concurso, mas com certeza de dá uma bagagem muito grande.
ResponderExcluir