Dicas diárias de aprovados.

VALE A PENA FAZER ESCOLA DA MAGISTRATURA OU DO MP? ISSO É CONDIÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO?

Olá meus amigos do blog, como andam os estudos nesse domingão??

Pois bem, hoje vou falar de um tema que sempre me é perguntado: para ingressar na Magistratura ou no MP devo fazer as escolas de Magistratura/MP? É bom fazer esses cursos para os respectivos concursos? 

Vamos as respostas: NÃO, CURSAR ESSES CURSOS NÃO É OBRIGATÓRIO PARA O INGRESSO NAS CARREIRAS. 

EU MESMO NÃO FIZ NENHUM DELES, E O MPF SEQUER POSSUI ESSE TIPO DE PREPARATÓRIO. 

Agora vamos a segunda pergunta: É ÚTIL FAZER ESSES CURSOS? 

E aqui vou ser sincero com vocês: NÃO ACHO NEM ÚTIL, pois hoje temos cursos preparatórios muito melhores no mercado. VEJAM OS CURSOS EXTENSIVOS QUE SUGERIMOS.

Hoje essas escolas da Magistratura/MP não possuem os melhores professores, nem os que têm mais experiência na área de concursos. 

A única utilidade desses cursos, hoje, é para aqueles concursos muito bairristas, o que tem diminuído muito.

Importante dizer, ainda, que os professores desses cursos não podem integrar as bancas examinadoras, e se isso ocorrer vocês devem provocar o CNJ/CNMP, então em tese quem faz esses cursos não pode possuir nenhuma informação não extensível aos demais candidatos. Se isso ocorrer, vocês também devem provocar o CNJ/CNMP.

Assim, meus amigos, eu não sugiro fazer escola da Magistratura/MP, pois não são os melhores cursos, OK? 

MASSSSSSSS, caso essas Instituições lancem um curso específico para a SEGUNDA FASE do seu concurso, aí vejo utilidade em fazer, pois incrivelmente sempre acabam acertando algo, o que se deve, basicamente, pelo fato de os professores estarem atentos a jurisprudência local e terem um contato maior com o examinador do concurso. 

Em síntese: 
* Fazer curso extensivo anual ou semestral- não faria. 
* Fazer um intensivo para segunda fase e provas de sentenças- faria. 

Friso, por fim, que essa é minha opinião pessoal firmada com base na minha experiência, de forma que não se trata de verdade absoluta, OK? 

Concordam com o teor do texto? Aguardo a opinião de vocês. 

Eduardo, em 15/04/2018 
No IG @eduardorgoncalves

11 comentários:

  1. Professor, muito oportuno e elucidativo este post. Porém, tenho uma dúvida.
    Estou terminando o curso de graduação e meu objetivo é ser membro do MPE (SC/RS/PR). No ano seguinte a minha colação de grau, havia planejado ingressar no extensivo do curso preparatório da MPE para, com ele, adquirir 3 pontos na prova de títulos (2 pelo curso extensivo, mais um pela Pós obtida ao final do curso), além de usá-lo como um ano de experiência para os 3 de prática. Contudo, também já ouvi vários comentários que, estrategicamente, esses não são os melhores cursinhos do mercado.
    Nesse sentido, indago: como obter meus pontos de títulos, sem comprometer meus estudos, sem me submeter ao preparatório do MP?
    Obrigado. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Se o Eduardo falou, nada melhor que seguir as dicas daquele que chegou lá!!! Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. Já passou o tempo que essas escolas eram úteis (quando não havia o grande número de excelentes cursinhos disponiveis, principalmente online). Embora haja ainda umas bancas meio bairristas (mpsc, por exemplo).

    ResponderExcluir
  4. Sim, concordo!
    Fiz EMAP, e nada mais é do que um "cursinhão"...

    ResponderExcluir
  5. Entendo sua posição pessoal, mas discordo em partes. Faço escola de magistratura do estado do Rio de Janeiro, e lá temos excelentes professores, doutrinadores renomados, professores que dão aulas em cursos super renomados e visados que existem no mercado, sem contar que voce fica durante 3 anos, em alto nível de estudo. Como voce bem disse para segunda fase é excelente, e de fato é, não só para segunda fase, como para uma fase de sentença, pois temos aulas de elaboração de sentença e sem falar das centenas de casos concretos que respondemos no decorrer dos 3 anos. Fazer escola de magistratura não significa que você vai passar em um concurso, mas com certeza de dá uma bagagem muito grande.

    ResponderExcluir
  6. Nossa SEMPRE quis saber sobre isso, me sentia atrás dos outros que fazem (não tenho dinheiro para fazer). Otimo saber isso, deus lhe abençoe Eduardo!!!

    ResponderExcluir
  7. Também discordo um pouco da sua opinião. Faço a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e o curso é muito bom! Tem excelentes professores e o curso é muito completo. Acredito que não quer dizer que vc vai passar num concurso porque faz uma escola de magistratura ou mp, mas o curso é mt bom e te dá muita bagagem.

    ResponderExcluir
  8. Procurei isso no google e apenas o seu site traz esse conteúdo. Obrigado Eduardo, saiba que seu site ajuda muitas pessoas, que o destino lhe faça o mesmo, amigo.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!