Dicas diárias de aprovados.

CONCURSO PÚBLICO: COACHING VS MENTORING


Bom dia pessoal!
Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu, Defensor Federal e professor do Curso Clique Juris!

Essa semana estou preparando mais uma surpresa para vocês! Até sexta-feira quero lançar no site do Clique Juris um simulado gratuito com 30 questões estilo FCC para os alunos que desejam estudar para a DPE-RS! Fiquem de olho no site e envio mais notícias por aqui e nas minhas redes sociais (veja no final do post).

Hoje gostaria de trazer para vocês informações referentes ao coaching e qual a diferença entre coaching e mentoring.

A ideia para essa postagem surgiu quando estava conversando com um concursando e ele queria saber mais informações sobre o que seria um processo de coaching.
Primeiramente, destaco para vocês que mais de 90% dos sites e profissionais que dizem que fazem coaching para concursos públicos na verdade não fazem coaching! Fazem mentoring!

Se você ficou chocado, não fique! O mentoring é igualmente um método bem eficaz para estudar para concursos e se você faz mentoring e tem lhe ajudado, continue com ele e siga em frente!

Rafael, então o que é o coaching?

O chamado coaching é um método aplicado no mundo todo, principalmente na Europa e Estados Unidos, onde o coach aplica técnicas de diálogo avançadas para que o seu coachee desenvolva autoconhecimento e pratique ações que levem a mudança comportamental.

Rafael, não entendi direito! Pode explicar melhor?

O que quero dizer com isso é que o coach não promove aconselhamentos, dicas de como estudar! Para o profissional em coaching, as respostas estão com você e ele vai ajudar a acessar esse conhecimento que você possui, o que funciona com você e que pode não funcionar com os outros.

Na verdade, nem sempre a “receita de bolo” que as outras pessoas aplicam em suas vidas vai dar certo para você! Por isso o coach, através de ferramentas desenvolvidas para isso, vai coletar dados, produzir ideias para que o coachee alcance um maior grau de autoconhecimento e consiga visualizar o que precisa mudar, ser aprimorado ou ser feito para que alcance a sua meta!

Rafael, mas até agora você falou de coach, coaching, coachee, meta...o que seria cada uma dessas palavras?

Coach – profissional que trabalha com coaching.

Coaching – processo que visa mudança de comportamento e alcance de autoconhecimento através de ferramentas (assessments).

Coachee – é o cliente do coach, aquele que busca desenvolver mais autoconhecimento, elevação cognitiva e a mudança comportamental com foco na sua meta.

Meta – é o nosso objetivo, que deve ser mensurável, limitada no tempo, específica e atrativa. No mundo dos concursos, seria a aprovação! Mas não basta você ter uma meta: ser aprovado! A meta deve ser específica, limitada no tempo, mensurável – exemplo: ser aprovado(a) em concurso da Defensoria Pública ou MP até dezembro de 2018!

O processo de coaching, diferente do mentoring, exige contato direto, semanal, entre o coach e o coachee, para que haja realmente uma mudança comportamental desejada para que coachee consiga seu objetivo.

Portanto, no processo de coaching puro não há aconselhamentos, qual livro utilizar, o que ler, quantas páginas de leitura são necessárias, como ler informativos, legislação, etc. O coaching não vai indicar nada e nem passar sua opinião pessoal para você, pois contaminaria a sessão de coaching e colocaria em risco todo o processo.

Agora, o mentoring, por sua vez, seria uma espécie de tutoria ou consultoria para concursos, onde o profissional mentor irá analisar as dificuldades do aluno e passará dicas, conselhos, orientações com base na sua experiência, em como foi aprovado para concurso, obstáculos que teve que enfrentar, etc.
A mentoria é igualmente efetiva pessoal! Ajuda muitos alunos! O que quero destacar é que alguns profissionais da internet falam que fazem coaching mas na verdade fazem mentoring, consultoria para concursos!

Essa é uma confusão natural pessoal! Muitos confundem mentoria com coaching.

Mas já viram em poucos parágrafos que são métodos completamente distintos! O coaching é muito mais profundo, tem ferramentas desenvolvidas com base em estudos sobre pessoas de sucesso, atletas e profissionais de alta performance, sendo um método largamente aplicado no exterior, em várias áreas, como no mundo coorporativo das grandes empresas, esportes, saúde, relacionamentos, financeiro, etc.

Entretanto, diferencio, na verdade, apenas 2 tipos de coaching turma! Eles são o Life ou Personal Coaching e o Executive Coaching.

Rafael, a aprovação em concurso público se encaixaria em qual tipo de coaching?
A princípio, diria que o objetivo de passar em concurso público estaria mais relacionando com o life coaching ou coaching de vida!

Rafael, é possível no processo de coaching, eu passar pelas ferramentas de coaching e obter conselhos, troca de experiências, como no mentoring?

Sim, é plenamente possível associar o método de coaching com o mentoring. Nesse caso, o coach irá realizar sessões com o coachee utilizando as ferramentas de coaching. Em outras sessões determinadas ele fará uma mentoria, de forma não confundir ambos os métodos e propiciar dicas, orientações, sem prejudicar o desenvolvimento cognitivo e mudança comportamental que o coachee deseja!

Pessoal, essa postagem serve apenas para elucidar um pouco mais sobre o coaching e o mentoring! Ambos os métodos são possíveis de serem aplicados nos estudos para concursos públicos! Se você faz mentoring e dá certo para você, ótimo! Continue com ele!

Quem quiser mais informações sobre coaching ou quiser desenvolver mais autoconhecimento, preparei para vocês um formulário com algumas perguntas! Com base nele irei preparar no futuro um workshop com dicas! Por isso, quem cadastrar seu email no formulário receberá notícias minhas assim que o projeto estiver pronto. Segue o link:

Espero ter ajudado e que curtam a postagem!!

Bom estudo e sucesso!

Rafael Bravo                                                                Em 16/04/2018   
www.cursocliquejuris.com.br                                                              
Instagram: @rafaelbravog
e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

2 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!