Dicas diárias de aprovados.

QUESTÕES DE FINAL DE CAPÍTULO, COMO USÁ-LAS COMO TERMÔMETRO PARA SUA APROVAÇÃO?

Olá meus amigos do site, bom dia de domingo a todos. 

Eduardo quem escreve. 

Hoje vou falar de um tema que MUITOS de vocês me perguntam: DEVO FAZER QUESTÕES DIARIAMENTE? 

A resposta é: não diariamente, mas umas 3 ou 4 vezes na semana é muito recomendado. Vou dizer como eu fazia e que reputo ideal. 

Eu fazia questões tendo por base final de capítulos, assim terminando um capítulo eu já fazia questões relativas a ele. Ex: lido teoria do dolo, já fazia todas as questões do livro referente a teoria do dolo a fim de fixar bem o conteúdo.

Mas Eduardo, se eu fizer assim vou acertar todas? R= E é essa a ideia, terminar o capítulo dominando aquele tema. Se em um universos de 10 questões de final de capítulo você errar mais de 03, isso significa que na prova você vai errar pelo menos 04/05, ou seja, estará na faixa do 50/60% de acertos, que sabidamente hoje não são suficientes para aprovação. 

A feitura de questões logo ao final do capítulo serve, portanto: 1- para memorização do conteúdo, bem como para ver como esse conteúdo vem sendo cobrado em prova; 2- para testar a qualidade do seu aprendizado e memorização. 

E o que devo fazer se errar mais de 03/04 (no universo de 10) questões logo após estudar o capítulo? R= reestudar já, pois caso contrário você estaria avançando na matéria sem dominar o tema. Avançar sem dominar é um dos piores erros dos concurseiros, já que essa primeira leitura (segunda também) é a mais importante para seu aprendizado. 

Costumo brincar com os alunos: VOCÊ VAI ESTUDAR UMA VEZ, E REVISAR VÁRIAS até sua aprovação. 
Assim, façam das questões não só uma forma de fixação, mas também uma espécie de termômetro de seu aprendizado. Errou muito no final do capítulo, volte, estude novamente com mais calma. Avançar só quando estiver muito próximo de acertar todas as questões do capítulo. 

Seu índice de acertos, logo após estudar o conteúdo, deve ser de, no mínimo, 70%. Menos que isso é uma margem não confiável. 

Portanto a dica de hoje é: 
1- Crie a rotina de fazer questões tendo como parâmetro o final de capítulo. 
2- A meta é acertar de 80 a 90% no mesmo dia em que terminou o capítulo. 
3- Acertos inferiores a 70% são preocupantes, pois implicarão acertos inferiores a 60/50% no dia da prova. 
4- Use as questões de final de capítulo como termômetro do aprendizado. Tendo um desempenho ruim, não avance, posto que a matéria não está bem apreendida.
5- Avançar com matéria mal aprendida é um erro enorme, pois implica grande possibilidade de errar a questão no dia da prova. 

O que acharam da postagem? Concordam? 

Eduardo, em 30/07/2017
No instagram: @eduardorgoncalves



10 comentários:

  1. Faz muito sentido. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo mas e aqueles que já fizeram o caderno para cada matéria?? No meu caso, já estou com quase 02 anos de estudo, já fiz o caderno de cada disciplina. Agora estou apenas respondendo questões, revisando os assuntos do caderno e lendo jurisprudência. A revisão do caderno é focada nos assuntos cujas questões estou errando com maior intensidade. Estou tão errado assim?? :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Vou utilizar esse método. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo! Eu resolvo as questões por revisaço e final de capítulos.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Eduardo, bom dia!

    Eu, particularmente, não me adaptei a fazê-las ao final de estudar um determinado tema/capítulo. Senti que esse método, para mim, passava uma "falsa realidade" de estar sabendo precisamente uma determinada coisa, quando, em muitas vezes, não era isso que ocorria.

    Hoje faço justamente ao contrário: resolvo questões da matéria que vou estudar no dia seguinte, haja vista que no dia da prova não serão todas as matérias que estarão "frescas" e recém lidas em nossa memória. Dependendo do % de acertos, já vejo no dia seguinte se é o caso de reforçar, revisar ou passar para outro tema.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, gostei mto, mas no meu caso fazer questões diariamente é tão importante qto ler doutrina e lei seca, especialmente quando já focado na banca que organizará o concurso que vc quer (parece que de tanto fazer questões de determinada banca, vc acaba pegando o jeito de pensar do examinador e, por vezes, mesmo não sabendo a resposta, algo te indica pra alternativa correta...enfim, difícil de explicar). Além disso, faço questões diariamente pois acho mto chato ficar lendo por várias horas...é muito passivo, sei lá. Fazer questões é mais interativo, além de ser uma forma boa de fixar conteúdo e ler com mais atenção algum artigo que deixou passar batido. Tem algumas perguntas que caem tanto em provas que vc já até decora o artigo e sabe onde está a pegadinha. Enfim, pra mim treinar todos os dias é muito bom e tb não se limitar a questões de livro. Assinar aqueles sites de questões é uma boa.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!