Dicas diárias de aprovados.

É POSSÍVEL PASSAR SÓ LENDO A LEI?

 

Olá meu caros!


Muitos perguntam se estudar lendo a lei é eficiente para passar nos concursos?


É inegável que a maioria das questões da prova são retiradas da letra pura e simples da legislação! Afina, o Direito não é criado! Está previsto na lei!


Eu diria que, nas carreiras jurídicas, 65% da sua prova ou mais pode conter questões envolvendo a letra da lei, sendo o restante enunciados que cobram conhecimento doutrinário ou jurisprudencial.


Em concursos de analista e técnico de tribunais ou do MP, essa porcentagem pode ser ainda mais alta, chegando a 75% ou mais!


Agora, estudar apenas lendo a letra da lei e fazendo questões é o método mais eficiente? Ou melhor, é suficiente para sua aprovação?


Respeito quem entende em sentido contrário e até gosto de conversar com concurseiros com ideias diferentes, pois é uma forma de sempre crescermos juntos, não é verdade?


Agora, de todos os aprovados que já conheci, aqui tratando dos meus alunos e concurseiros das carreiras jurídicas, não me recordo de nenhum que foi aprovado sem ter estudado um pouco de doutrina.


Todos os aprovados que eu conheço estudaram a legislação e fizeram exercícios! Entretanto, também estudaram a doutrina e jurisprudência!


E eu acredito que a doutrina pode sim lhe ajudar a alcançar a aprovação! Estudar para concursos não é atalho, mas suar a camisa e trilhar o caminho que é necessário! É um caminho difícil, eu sei! Se fosse fácil, todos eram aprovados! Mas o sacrifício é recompensado depois!


Eu digo que a doutrina ajuda você a construir uma base de conhecimento! Mesmo recém formado na UFRJ, eu precisei correr atrás e montar minha fundação de conhecimento, minha base! E fiz isso com doutrina, lei e jurisprudência.


A lei, nem sempre, é fácil de entender. São muitos detalhes, redações confusas, remissões a três ou quatro artigos diferentes, o que confunde a nossa cabeça!


Nessas horas, ter um material doutrinário, que lhe explica as previsões da lei, lhe traz exemplos para tornar mais fácil o entendimento, é uma ajuda importante!


Entenda uma coisa: COMPREENDER A LEI É MELHOR QUE DECORAR A LEI.


É claro que alguns pontos não tem jeito! É preciso decorar. Agora, outros artigos são possíveis de memorizar apenas entendendo exatamente a regra ali descrita, compreendendo a relação com outros dispositivos e como a doutrina exemplifica aquele ponto. Inclusive, exemplos nos ajudam a associar a regra daquele artigo na hora da prova.


Outro motivo que demonstra ser a doutrina importante e a leitura da lei insuficiente, é o fato de não ser raro em provas orais e de segunda fase cobrarem questões que demandam posições doutrinárias, além de jurisprudenciais.


É por isso que prefiro ensinar meus alunos a construir base! Ter uma boa base vai lhe tornar um profissional melhor e encurta o seu caminho.


Portanto, invista um pouco mais de tempo e paciência e não fique buscando atalhos. Leia a legislação, mas busque compreender a lei, sendo que a doutrina irá ajudar nessa tarefa! Quem lê a doutrina e a legislação, acaba lendo a lei duas vezes.


Vamos para mais uma semana de estudos! Sucesso na caminhada de vocês!

Abraço e bom estudo!

Rafael Bravo                                                                                      18/07/22

Instagram com dicas: @rafaelbravog e @cursosaberjuridico

www.cursosaberjuridico.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!