Dicas diárias de aprovados.

ESTUDAR NOS FINS DE SEMANA É NECESSÁRIO? COMO ESTUDAR?


Olá pessoal! Desejo a todos uma excelente semana!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site, professor e coach no Curso Clique Juris – CCJ (www.cursocliquejuris.com.br).

Hoje gostaria de tratar aqui no site sobre um tema que muitos alunos me perguntam. É sobre metodologia de estudo, então acredito que os candidatos de todos os concursos possam se interessar sobre o tema.

A dúvida que me foi colocada é: Rafael, para eu passar em concurso é preciso estudar nos fins de semana? Em caso positivo, como você me orienta a estudar no sábado e domingo?

Eu achei a dúvida excelente e acredito que é a dúvida também de muitos alunos e bons candidatos!
O que vou falar aqui funcionou comigo e por isso fico tranquilo de indicar! Mas não é a verdade absoluta, pois existem vários métodos de estudo, assim como a cabeça de cada um funciona de forma diferente! Se você tem uma rotina já estabelecida e que para você funciona e já lhe deu bons resultados (bateu na trave naquela primeira fase do último concurso, ou chegou a ser classificado para a prova discursiva até mais de uma vez e etc.), continue com ela, ok?

Em relação ao final de semana, é necessário estudar sábado e domingo? Necessário eu acredito que não, mas acho que esse tempo de sábado e domingo, se puder ser aproveitado por você, será uma vantagem para encurtar o caminho até a aprovação.

Dependendo do perfil, se você é aquele concurseiro profissional, que estuda 5, 6 horas ou mais por dia, todos os dias da semana, o que eu aconselho é que estude pelo menos sábado! Domingo pode ser um dia para descansar e recuperar as forças para a semana de estudos, até porque, dependendo da preparação da cada um, a sua meta da aprovação pode ser a longo prazo (1 ou 2 anos estudando ou mais).

Aqui vale uma explicação: eu chamo de meta de curto prazo aquela que pode ser realizada em 3 meses, que é uma duração aproximada de um programa de coaching puro, sem mentoria. Meta de médio prazo seria aquela realizável em 6 meses a 1 ano. Se precisar de mais de 1 ano para atingir a meta, teremos uma meta de longo prazo.

Rafael, como você fazia na sua preparação para os concursos?

Para mim, sábado era dia de estudar na biblioteca ou sala de estudos! Tinha uma rotina já montada. Ia para a biblioteca cedo: chegava às 8 horas/8:30hs, que era o horário de abertura da biblioteca. Ficava estudando até às 16hs/17hs, aproximadamente. Lógico que tinha 1 hora para o almoço e uma pausa para o café, mas eu sentia que conseguia render muito bem no sábado.

Esse era o dia para ler os informativos da semana, colocar aquela disciplina que estava atrasado em dia, fazer questões de concurso ou fazer uma leitura mais focada de legislação seca! E no final da tarde eu saia da biblioteca com a sensação de dever cumprido! E domingo, eu deixava o dia livre para viver um pouco, ganhar fôlego para mais uma semana.

Na verdade, domingo eu acho um dia excelente para fazer uma prova antiga do concurso que você deseja (Defensoria Estadual, MPF, DPU, Magistratura, AGU...). Mas eu recomendo, para aguentar a rotina de estudos de longo prazo, que você faça as provas antigas quando já tiver notícia do edital ou quando ele estiver em vias de ser publicado. Eu recomendo que você, nesse período, tente fazer uma prova antiga de 8hs à 12hs. O ideal é cronometrar seu tempo e corrigir o que você errou! Depois, aproveite o dia e descanse!

Rafael, e para o concurseiro(a) que trabalha e estuda?

Existem bons concurseiros(as) que dividem o seu tempo entre cursinho, estudo em casa e trabalho, sendo que é difícil manter uma rotina com muitas horas de estudo por dia! Alguns estudam de madrugada, outros acordam de madrugada ou estudam até altas horas da noite! Se você consegue estudar 3h ou 4 horas por dia, ótimo! Você é um(a) guerreiro(a)!

Agora, aconselho que no fim de semana você aproveito o tempo para estudar como eu fazia: No sábado, tente estudar 6 ou 7 horas! Se não conseguir, estude o que for possível! Está ótimo! O importante é continuar subindo a escada, nem que seja um degrau por vez! Mas temos que ter sangue nos olhos e a faca nos dentes pessoal! Se não sair da zona de conforto o caminho será bem longo e mais doloroso!

E domingo? Domingo é o primeiro dia da semana! Já parou para refletir sobre isso?? Se Segunda fosse o primeiro dia, não se chamaria segunda, não é verdade?!
Então meus amigos e minhas amigas que trabalham e estudam, tentem aproveitar o domingo para estudar! O que eu aconselho é que você insira uma rotina mais leve: use o tempo para ler informativos, estudar 1 horinha daquela matéria atrasada e depois fazer exercícios. Estudando 4 horas no domingo já vai lhe dar a sensação de dever cumprido e isso é bom para mantermos nossa rotina!

Pessoal, as dicas que passo aqui são aquelas que funcionaram comigo (vale repetir...). Ainda, se você perdeu um fim de semana por conta de uma festa, um evento importante ou simplesmente não teve cabeça para estudar no fim de semana devido o cansaço, na fique nutrindo remorso e arrependimento. Use esse tempo para descansar, espairecer e volte com ritmo total na semana seguinte! Cada um é cada um turma! Mas acho que essas dicas podem ajudar a estabelecer uma rotina para vocês no fim de semana e lembrem-se: todo o esforço será recompensado!

Espero que curtam essa dica!! 

Vamos estudar!!
Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                 Em 27/08/2023.
www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

  1. Para quem quer passar mesmo,todos os dias são para estudar.Igual quem compete profissionalmente no esporte,treina todo dia. Ou seja,a rotina de um concurseiro em alto nível se compara a um esportista profissional. Portanto,tem de estudar todo dia.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!