Dicas diárias de aprovados.

NÃO TER 8 HORAS DIÁRIAS DE ESTUDOS É UM PROBLEMA?

Olá meus amigos, bom dia de domingo a todos. 

Hoje vou trazer um exemplo clássico de mensagem que recebo diariamente. 

A questão é: EDUARDO quantas horas são necessárias para passar? Eu não tenho 08 horas livres, terei como ser aprovado? 

Primeira coisa que vocês precisam saber e entender urgentemente: ter 08h livres para estudo não é requisito previsto no edital para sua aprovação ou para a nomeação e posse em concurso público.

Tenho verificado que muitas pessoas usam o "não ter 08 horas livres" como motivo, como álibi para sequer tentar ou para justificar um fracasso. 

Óbvio que quanto mais tempo livre de estudos você tiver melhor, mas há muitos fatores que interferem nos resultados, dentre eles: o estudo ser feito de forma qualitativa e concentrada, bem como pelos métodos e materiais adequados. 

Por exemplo, do que adianta alguém ter 8h livres, mas perder duas delas no Instagram ou no Facebook? 

Mas, EDUARDO, quantas horas mínimas você entende adequadas para concurso de alto nível? R- novamente não existe fórmula mágica, mas 28h semanais é um número adequado (mínimo) de estudos para quem trabalha, por exemplo. 
Assim, quem estuda e trabalha pode fazer 4h diárias, ou ainda 4horas diárias de segunda a sexta e 8h no sábado ou no domingo, o que totalizará as 28h. 

Algumas dicas para quem tem pouco tempo de estudo livre: 
1- tente se libertar do tempo perdido no Instagram e no Whatsapp. 
2- estude sem o celular do lado. 
3- planeje-se para ter um material de qualidade com o menor número de fontes de estudo possível, então prime por uma apostila/livro por matéria. 
4- estude estrategicamente, deixando de lado temas muito pouco cobrados na prova que você pretende. 
5- tenha um foco certo e determinado. 
Se o aluno tem um foco certo, ele direcionará o estudo para o que lhe interessa. O aluno com 4h direcionadas em um só concurso está na vantagem quando comparado ao aluno com 8h de estudos e que pula de edital em edital. 
6- estude aos finais de semana, tentando manter a rotina de estudar ao menos 8h (somadas as horas de sábado e domingo). OBS- aproveite o final de semana. Quanto mais horas melhor nesse período. 
7- estude em um local adequado e que te permita a concentração. Por exemplo, se você tem filho e não consegue estudar com ele em casa, planeje-se para chegar mais cedo ao trabalho e estudar lá, ou ainda para estudar em uma biblioteca. 

Uma dica agora que vale para todo mundo: REGISTRE O TEMPO ESTUDADO, pois ter esse controle te ajudará a avaliar seus resultados e te ajudará a fixar metas de aumentar esse tempo paulatinamente. Não estou falando de horas líquidas não, mas sim de anotar o tempo em que você sentou para estudar de forma concentrada.

Por fim, NÃO SE COMPARE A NINGUÉM, NÃO COMPARE AS SUAS HORAS COM AS HORAS ALHEIAS. Comparar o seu tempo livre com o de conhecidos é a pior coisa, pois poderá te levar a acreditar que você não vai passar, porque estuda menos, o que está longe de ser a verdade.

Conheço muita gente que passou com menos de 04h de estudos, e conheço, ainda, muita gente que tem 08h ou mais e que não passou até agora! 

Então não tire isso como fator. 

Bom domingo a todos. 

Eduardo, em 29/7/18
No instagram @eduardorgoncalves

3 comentários:

  1. Prareforçar a lição dada por Edu neste post,eu digo que ele tem razão. Eu mesma estudei por várias horas ao longo de 3 anos.Mas não passei. O grande fator pra derrota foi o estudo sem qualidade. Não adianta estudar 8h por dia, isso não garatirá a aprovação. O que traz resultado positivo é,de fato, aprender a matéria, mesmo que para isso se leve o dobro do tempo planejado. O maior desejo do candidato é passar o mais rápido, e essa afobação só atrapalha, porque láno fundo se torna mais uma fonte da cobrança interna.

    ResponderExcluir
  2. Para quem trabalha, vale a pena aderir também a cursos como G7? Ou seria perda de tempo? Qual a melhor maneira de estudar?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!