Fala pessoal, tudo bem?
Saiu o Edital de Escrevente do TJSP - Capital, com muitas vagas. Muita gente será nomeado e é a oportunidade de conseguirem um cargo meio bem legal e que normalmente vale como atividade jurídica.
O(A) candidato(a) aprovado(a) que vier a ser nomeado(a) estará sujeito à jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, percebendo os vencimentos e demais vantagens, num total de R$ 5.480,54 (cinco mil, quatrocentos e oitenta reais e cinquenta e quatro centavos), valor referente a janeiro/2023, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.
Agora a pergunta: PROFESSOR, ESTUDO PARA CARREIRA FIM, VALE A PENA FAZER A PROVA?
A resposta é, depende da sua realidade.
* Para alunos que estão começando os estudos agora para carreira fim e possuem condições de se manter ou de ser mantidos por familiares para "só estudarem" - penso que não vale a pena fazer o concurso. No seu caso vale a pena se manter só estudando por mais um tempo e gastar todas suas energias no cargo que deseja.
* Para alunos que já estudam há algum tempo para carreira fim e não estão vendo resultados efetivos - penso que vale a pena fazer essa prova. Pode ser a oportunidade de conseguir a prática jurídica, um bom salário e talvez a tranquilidade de um salário que te permitirá estudar com calma para carreira fim.
* Para alunos que precisam do dinheiro como forma de se manter nos estudos - obviamente que vocês devem fazer essa prova e direcionar para ela. Dinheiro é tranquilidade para o concurseiro, é a paz para buscar seu sonho maior com calma. Faça essa prova e depois se organize para manter o estudo de carreira fim.
Estou na dúvida se faço ou não a prova, o que recomenda?
R= Fazer a prova não faz mal algum. Muito pelo contrário. Faça e, caso passe, aí você decide se toma posse ou não. O conteúdo jurídico do TJ/SP é bemmmmm pequeno, e alunos de carreira fim precisam apenas ler a lei seca. O conteúdo de conhecimentos gerais também não é extenso, e basicamente o aluno precisará estudar apenas informática (LP, Matemática e Raciocínio Lógico são matérias de base).
Certo amigos?
Eduardo, em 3/2/23
No instagram @eduardorgoncalves
Matemática, raciocínio lógico é matéria de base em qual cargo grande de direito? Português ainda vai, mas essas outra, se não fez faculdade de exatas, só vemos na escola e olhe lá, bem equivocada essa afirmação, na verdade direito desse concurso é tranquilo, mas tem outras 4 matérias a mais pra estudar, não é só informática.
ResponderExcluirÉ base porque você tem isso no ensino médio.
Excluirpor que normalmente conta como atividade juridica? quias as atividades que o cargo exerce para valer como atividade juridica?
ResponderExcluirdesde já grato.
Escrevente trabalha em ofício judicial dando cumprimento às decisões , e muitos trabalham ainda com elaboração de minutas de decisões sentenças etc .
ExcluirSabendo que a carreiras de advogado geral da união exige a aprovação no exame da ordem e que o escrevente tj é considerado prática forense, se eu passar na oab e em seguida prestar o concurso de escrevente e exercer esta profissão eu perco a minha carteirinha? Eu teria que fazer a oab de novo depois que concluísse os dois anos mínimos antes de tentar prestar para a prova da agu?
ResponderExcluirQuero ser promotora de justiça, mas trabalhar como escrevente do TJ enquanto faço direito. Isso conta como prática jurídica?
ResponderExcluir