Dicas diárias de aprovados.

NUNCA SE FECHE A NOVOS CAMINHOS

Olá meus amigos, bom dia. 

Todo domingo eu penso em algo legal para postar par vocês, que não seja matéria jurídica. Hoje acordei com uma lembrança. 

Há algum tempo, quando eu ainda não sabia se iria tomar posse ou não por conta dos meus três anos de atividade jurídica, resolvi assistir a algumas sessões do Conselho Superior do MPPR onde o tema foi discutido. 

Dr. Gilberto Giacóia, então PGJ, defendeu de forma convicta que se aguardassem os candidatos a completar três anos, e um dos argumentos dele foi de que poderiam perder grandes talentos para outras carreiras, de forma que, se rejeitassem o candidato, ele continuaria estudando, passaria em outros concursos e talvez não tomasse posse no MPPR. 

Uma das Conselheiras disse: mas se ele fizer isso, é porque não é vocacionado. 

Então Dr. Gilberto respondeu mais ou menos assim (não me lembro as palavras exatas, mas a ideia eu lembro rs): Dra, a vocação pode surgir durante o exercício do cargo. Conheço pessoas que sempre estudaram para ser promotoras e hoje são realizados na magistratura. Assim como conheço outros alunos que tinham como sonho ser magistrados e hoje são excelentes promotores e se realizaram aqui no MPPR. 
Então hoje eu digo a vocês: não se fechem para apenas um concurso. Conheço muitos alunos que dizem que só farão MP ou que só farão Magistratura. Meus amigos, vocês podem estar perdendo a oportunidade de se realizarem na Defensoria ou na PGE.

Do mesmo modo, muitos dizem que só farão MPSP. Novamente, meus amigos, vocês poderão perder a oportunidade de se realizar no Paraná, em MG ou no Norte/Nordeste, p. ex. 

Se você se sente vocacionado para um cargo, foque nele, óbvio. Mas nunca se feche a outras oportunidades. Sua realização profissional depende muito mais da forma como você encara os novos desafios do que do cargo ocupado. 

Outro exemplo. Quem nunca viu no DOU analistas aprovados para a PGF/Magistratura do Trabalho, ou Advogados da União aprovados para Magistratura/MPEs pedindo recondução? 

Muitas dessas pessoas eram realizadas profissionalmente e não sabiam.

Então, a dica de hoje é:
1- Nunca se feche a novas experiências. Escolha seu concurso, foque nele, mas faça provas de outras carreiras (ainda que sem direcionar os estudos).
2- Sua realização profissional depende muito mais de você do que do cargo visado/ocupado, então não torne a aprovação naquele concurso uma obsessão, pois a felicidade pode estar no cargo que você já ocupa ou no cargo que você nunca pensou em sequer fazer a prova. 

Bom domingo a todos. 

Eduardo, em 24/11/2019
No instagram @eduardorgoncalves

12 comentários:

  1. Sempre ótimos textos, Eduardo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! Ótima sugestão!

    ResponderExcluir
  4. Tenho até medo dessa possibilidade, me sinto tão vocacionado para MPF, mas tenho medo de apaixonar por um dos "degraus", mas continuo tentando. Ótimo texto, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Só tenho a te oferecer minha imensa Gratidão! Muita Luz em sua vida, para que a senda do Bem Comum incrustada em sua Alma possa fazer morada em todas as pessoas que cruzarem seu caminho. God Bless u.

    ResponderExcluir
  6. Era o que eu precisava ler após ver a AGU escapando pelos dedos... Um abraço, Edu!

    ResponderExcluir
  7. Excelente, professor. E obrigado pelo conselho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Caiu como uma luva ler isso bem hoje!

    Eduardo, dicas de última hora pro TCEPR???

    ResponderExcluir
  9. Acabei de conversar com a minha esposa sobre isso e pedi a Deus uma confirmação. Ele utilizou você para me confirmar o que eu queria saber. Muito bom!!!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!