Dicas diárias de aprovados.

INDICAÇÃO DE LIVRO E A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA GRAMÁTICA

Olá pessoal, boa tarde. 

Hoje complemento a postagem de ontem, falando da importância de uma boa gramática. 

Lembram que já comentei com vocês que ter erros de português em uma prova discursiva é normal e aceitável, até mesmo pelo fato de termos que escrever muito em pouco tempo. 

Mas tais erros (ex: trocar um a pelo o, esquecer de uma letra etc.), não podem ser absurdos ou extremamente graves. Como erro grave cito: escrever menas em vez de menos, meia (no sentido de um pouco) em vez de meio, não concordar o sujeito com o verbo (erro de tempo verbal), escrever haviam em vez de havia (quando o verbo estiver sendo utilizado no sentido de existir etc.). 

Do mesmo modo, não podemos jamais errar o sentido dos conectivos, pois eles podem alterar completamente nossa resposta. Conectivos bem usados te levam a uma resposta primorosa, mas se forem mal usados ...

Nesse sentido, quem tem problemas graves com escrita deve sim ler, ainda que rapidamente, uma boa gramática. 

Sugiro a leitura, ao menos, do capítulo referente a conectivos, do capítulo de regência verbal e nominal, de concordância verbal e nominal, crase e colocação pronominal.

Essa leitura, certamente, lhe dará mais desenvoltura na escrita e na fala (até mesmo ajudará na fase oral). 

Como indicação, sugiro a obra do professor Ernâni Terra. Eu a li ainda na época de vestibular, pois em minha prova na UENP a primeira fase era exclusivamente Língua Portuguesa, e a prova era gramática pura. Esse estudo para o vestibular me ajuda até hoje, razão pela qual não tenho medo de recomendar a obra a vocês. 

OBS. Esse estudo é recomendável, porém não obrigatório. Para quem tem boa desenvoltura na escrita e não comete erros graves, ler uma obra de LP é totalmente desnecessário.

Bons estudos a todos. 

Eduardo, 27/01/2016

2 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!