//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

DESAFIO CF EM 20 DIAS - BAIXE O SEU

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias foi um sucesso total, com mais de 3.500 participações.  Quem quis...

COMO ESTUDAR PARA ANALISTA ME AJUDOU A PASSAR MUITO RÁPIDO PARA MEMBRO.

Olá meus amigos tudo bem?


Hoje vou falar com vocês de um tema que sempre me pedem: COMO ESTUDAR PARA ANALISTA ME AJUDOU A PASSAR PARA MEMBRO. 


A primeira coisa que deixo claro, eu sempre estudei para membro direito, nunca para Analista ou Técnico, até porque não existe a regra do concurso escada. 


Claro que o normal é primeiro a gente ficar pronto para passar para servidor para depois chegar no nível de passar para membro, mas isso não é uma regra imposta e imutável, mas sim parte do processo. 


De qualquer forma, toda prova de ANALISTA que abria eu fazia, e isso me ajudou demais. 


A primeira prova que eu fiz foi técnico do TJ/PR, e passei em 2 lugar, e vi que com muita lei seca memorizada eu passava na frente de colegas que estavam muito mais avançado do que eu na faculdade. Essa aprovação me disse: concurso e faculdade não tem nada a ver, estude a lei seca e memorize bem que você passa na frente de muita gente. Prova de técnico, na parte jurídica, é sobre quem tem a melhor memória, simples assim. 


No terceiro ano da faculdade saiu TRF4, o mesmo que está aberto hoje e com a mesma FCC, novamente eu maratonei a lei seca, usei esses 90 dias que antecediam a prova para ficar muito bom em todos os artigos que caiam nesse concurso. Foi uma maratona de lei seca. Fiz a prova no terceiro ano da faculdade e fui aprovado em 170 lugar e nomeado tão logo finalizei o curso de direito no prazo de validade do concurso. Para analista, no terceiro ano, estava ótimo. Esse resultado me mostrou que eu seguia no caminho certo. 


No quarto ano da faculdade abriu MPU, analista e técnico, fiz ambas. Fui muito mal para técnico, afinal de contas eu sempre estudei para carreira fim (e mal sabia o que era arquivologia rsrs). 

Mas para analista eu fui super bem, fiquei em 06 lugar. Meu pré-prova: lei seca (muito consolidada a essa altura graças aos concursos de técnico e analista anteriores) e jurisprudência para o CEBRASPE. Nada de doutrina a essa altura do campeonato, pois a doutrina eu fazia no pré-edital, no dia a dia. 


Essa aprovação me ensinou exatamente isso: doutrina é matéria do dia a dia, do pré-edital, é a base que construímos antes de uma reta final. Saiu o edital a estratégia muda, é lei seca para revisar e consolidar e jurisprudência. 


A base a gente não constrói em reta final. Em reta final a gente foca em memorizar de curto prazo para não errar na prova. 


Resultado: 6 lugar analista para o MPU no Estado do Paraná (um dos mais difíceis no MPU) e nomeado em primeira leva no 4 ano do curso de direito (primeiro semestre do 4 ano). Não consegui tomar posse, pois ainda faltava muito para concluir o curso. 


Ou seja, eu mesmo não focando para analista, usei cada uma das oportunidades para melhorar minha preparação, aparando as arestas de lei seca e jurisprudência. Usei todo pré-edital de analista como uma "maratona de memorização da lei e da jurisprudência" e isso fez toda diferença em provas de analista e de membro no futuro. 


Além disso tudo, e isso eu aprendi mais cedo, sejam bons em língua portuguesa, pois isso ajudará a escrever melhor (e só passa quem escreve bem) e a interpretar melhor o texto das questões (e isso ajuda tanto em provas de analista, técnico e membro). Quem vai mal em provas de LP de analista, dificilmente vai passar para analista e/ou para membro, pois isso reflete em uma escrita ruim e em uma interpretação inadequada do enunciado de todas as questões. 


Se você vai mal em LP, essa é o primeira correção que você deve fazer se quer ser aprovado. Isso eu aprendi estudando para o vestibular e me ajudou muito em todos os concursos. 


Certo amigos? Gostaram do texto? 


Eduardo, em 11/4/2025

No instagram @eduardorgoncalves



5 comentários:

  1. Muito obrigado pelas dicas, professor. Sou estudante de Direito, no segundo ano da faculdade, acompanhando seu blog desde o 1° período rsrsrs. Sonho em seguir a carreira pública desde o ensino fundamental e esse blog está sendo meu guia.

    ResponderExcluir
  2. Aí é diferenciado...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Edu, era exatamente o que estava esperando publicar! Atualmente, almejo cargo Delegado Federal, mas ainda estou na faculdade (3° período). Estou fazendo exatamente como o Sr, estudando para carreira fim, mas n deixarei de fazer cargos meios, quando tiver com mínima base, pois quero finalizar faculdade já aprovado em algum cargo, para então, acumular prática jurídica e estudar com mais estabilidade para o sonho final.
    Questiono você edu, com relação a jurisprudência, como fazia? Estudava os informativos em ordem cronológica, por assunto, como fazia? E aquelas matérias que caem no concurso, mas ainda n estou estudando, como faço, quando for estudar a jurisp?
    Agradeço as postagens do blog, e permaneceremos com a leitura semanal.

    ResponderExcluir
  4. Tem alguma dica de como estudar Português, Edu? Cursinho? Livro? Focar só em questões? Quais assuntos principais? Para quem quer começar do 0. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 23 anos, e tem menos de 4 meses que estudo pra concurso. Eu sou apaixonada pelo sul, e estava pensando em ir fazer a prova do TRF4 (precisaria viajar pra isso), mas não me sinto preparada. Acredito que eu não tenho uma boa base ainda... tenho feito simulados da FCC semanalmente, e tenho acertado de 98 a 100% das questões de português, mas ma parte jurídica ainda vou mal. Ainda estou pensando se compensa eu ir, por causa da minha pouca base... quem sabe se eu não pegar firme no estudo da lei seca...

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!