Dicas diárias de aprovados.

ALGUNS TEMAS DE HUMANÍSTICAS COBRADOS PELA FGV - JUSTIÇA COMUTATIVA X DISTRIBUTIVA; JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E SISTEMA DE RELATORES ESPECIAIS DA ONU

Oi meus amigos, tudo bem?


Hoje vou trazer alguns temas de humanística que a FGV cobrou no TJ/SC e que podem se repetir em outras provas. Vamos lá:


Conceito de Justiça em Santo Tomás de Aquino - justiça comutativa e distributiva. 

Justiça comutativa - regula as relações mútuas entre pessoas privadas. Exemplo: comprar uma mercadoria pelo preço adequado e proporcional ao bem. 

Justiça distributiva - a que regula a relação entre o todo e as partes, de forma a fazer a distribuição proporcional dos bens comuns. 


Judicialização da Política - a expansão do protagonismo institucional e político dos tribunais em processos decisórios. Exemplo: protagonismo do judiciário em temas que o local mais adequado seria o Parlamento, como a descriminalização do aborto. 


Direitos Humanos:

Relatores especiais da ONU - são especialistas independentes em direitos humanos nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU que conformam o sistema de Procedimentos Especiais, cabendo-lhes, dentre outros, realizar visitas ao país, atuar em casos individuais de denúncias de violações, contribuir para o desenvolvimento de padrões internacionais de direitos humanos e fornecer aconselhamento para a cooperação técnica;


Temas que têm tudo para se repetirem. Fiquem atentos.


Eduardo, em 15/03/2024 

No instagram @eduardorgoncalves 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!