Dicas diárias de aprovados.

COMO TER MAIS TEMPO PARA OS ESTUDOS?

Olá, pessoal! Como vão os estudos? Aqui é o Marco Dominoni (@dominoni.marco no instagram), e é sempre uma satisfação enorme trocar uma ideia com vocês sobre preparação para concursos aqui no Blog do Edu.

Uma das perguntas mais frequentes  que me fazem é quanto tempo levei até a aprovação. Sobre isso eu já falei aqui, o Gustavo já falou na postagem aqui, e o Edu também aqui.

A postagem de hoje fala também do tempo... mas é para fazer você, que fala que não estuda para concursos pois não tem tempo... ou que estuda “somente” 2 horas por dia porque não tem tempo, trabalha, tem filhos, marido/esposa, etc.

O tempo é igual para todo mundo! Dinheiro é diferente: uns têm mais; outros têm menos! Mas tempo é igual para todos: 24 horas por dia!

Se você acha que não tem tempo é porque não está dando prioridade à tua preparação! E se a preparação não é prioridade na tua vida, ok! Não tem problema nenhum. Mas não diga que não tem tempo.

Analisa o teu dia e veja o que você está fazendo ou deixando de fazer para dar prioridade ao que realmente importa para você. E se a preparação para concursos é importante, estabeleça-a como prioridade! E acredite: vai valer a pena!

Agende horário certo para estudar. Do contrário, a tua vida vai te engolir. Quem não tem filhos acha que não tem tempo para os estudos. Quem tem 1 filho tem certeza disso! Quem tem 2 ou mais está mais lascado ainda...srsrsrs #tmj.

Se a gente não agendar o horário das nossas tarefas não conseguiremos fazer nada! Se não agendar médico, dentista, academia... não faz! Então, com os estudos é a mesma coisa! Todos os dias comece no mesmo horário! No mesmo local!

O que define se você vai ter tempo para os estudos ou não é quantos “nãos” você vai dar para todas as demais tarefas que você tem no seu dia-a-dia. Fazer isso é estabelecer prioridades! Lembro de uma chefe que me designava para alguns trabalhos e eu perguntava: o que é prioridade?  Ela dizia: “Marco, tudo é prioridade!” Nesse momento eu relaxava: se tudo é prioridade, nada é prioridade!

Gostar do processo faz com que as pessoas fiquem mais felizes, e persistam por mais tempo fazendo o que estão fazendo. É por isso que eu falo (e repito) que estudar para concursos não é um processo ruim! Eu vou repetir: estudar para concursos é bom demais! Você está em busca de melhorar a tua vida e a dos teus familiares com o cargo novo, fazendo diferença na vida de muitas pessoas! Isso é ótimo! É excelente! Do contrário (se você acreditar que o processo de preparação é estressante e ruim), você é um forte candidato a começar a tomar antidepressivos, remédios para dormir.

Antigamente, quando não tínhamos celulares (sim, eu sou dessa época), e mesmo depois, quando os celulares só faziam ligações, eu sempre tinha algum material para estudar: fosse na fila do banco, na sala do consultório, no ônibus indo pro trabalho, naquela festa de criança...enfim, eu sempre tinha alguma coisa na não para ler.

Hoje em dia as redes sociais são poderosas ferramentas na preparação para concursos. Siga os perfis que te ajudam na preparação e deixe de seguir os irrelevantes. E outra coisa: limite o tempo de acesso ás redes sociais. Facilmente você vai ver que perde horas que poderiam estar sendo destinadas aos estudos!

Ouça as aulas no caminho para o trabalho (deslocamentos em geral) e na academia. O DODCast, do Buscador do Dizer o Direito, por exemplo, é excelente de se ouvir nessas horas e vai te deixar em dia com os informativos do STF, STJ, súmulas, etc. Eu também os utilizo enquanto acompanho meus filhos nas atividades deles (jiu-jitsu, caminho para escola, levar em festas... agora mesmo – é sábado à noite – estou saindo para levar o mais velho para uma festa. Vou e volto ouvindo o DOD Cast... ele não gosta muito, mas...srsrsrsr).

Enfim, queridos... falta de tempo não é motivo para você não estudar. O que pode estar faltando é o estabelecimento de prioridades... aumente o número de “nãos” para as coisas que não te aproximam da tua aprovação que ela vai chegar mais rápido! Quem quer, dá um jeito! Quem não quer, inventa uma desculpa!

 

Fiquem com Deus, contem sempre comigo para o que precisar.

Marco Dominoni

@dominoni.marco no Instagram.

 

3 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!