Dicas diárias de aprovados.

DICAS DE ESTUDOS - CONCILIANDO A PREPARAÇÃO PARA DEFENSORIA ESTADUAL E DPU

Olá queridos leitores do site!

Desejo uma boa semana para todos, de muito estudo e bom rendimento! Se tudo der certo, essa quarentena logo irá acabar, assim como a pandemia, e os concursos voltarão a tramitar! Temos que aproveitar esse tempo extra que ganhamos para colocar a matéria em dia, sanar lacunas na sua preparação e chegar na prova com uma base sólida de conhecimento para agarrar uma vaga.

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas através de estudos dirigidos.

Na semana passada, eu e Edu fizemos uma live no instagram que foi muito legal, com bastante conteúdo e dicas para quem deseja se preparar para as provas das Defensorias Estaduais e DPU.

De fato, uma dúvida que ronda a cabeça de muitos bons candidatos é: Rafael, é possível conciliar os estudos da DPU e DPEs?

Já que essa dúvida surge muito nas minhas redes sociais, resolvi aqui escrever sobre esse tema e qual a melhor estratégia para quem deseja estudar para a DPU em 2020.

Primeiramente, é sim plenamente possível conciliar os estudos das DPEs com a DPU!

Pessoal, o que importa, tanto na preparação para a DPU quanto para a DPE é que o aluno tenha uma base forte de conhecimento nas matérias básicas, fundamentais de qualquer edital. São elas:


Núcleo Rígido/Matérias Básicas para as Defensorias

    1.   Direito Constitucional;
    2.   Direito Administrativo;
    3.   Direito Civil e empresarial;
    4.   Direito Processual Civil;
    5.   Direito Penal;
    6.   Direito Processual Penal;
    7.   Direitos Humanos;
    8   Princípios Institucionais da Defensoria.

Se você já estudou essas matérias e formou sua base, consegue acertar 75 a 80% ou mais das questões dessas disciplinas, você está muito bem para as provas das Defensorias Estaduais, pois esse conteúdo corresponde à 75%, aproximadamente, da maioria das provas.
Quais outras disciplinas costumam cair nas provas das DPES?
 
Outras disciplinas para as Defensorias

    1.   Direito da Criança e Adolescente;
    2.   Execução Penal;
    3.   Direito do Consumidor
    4.   Tributário (alguns editais cobram, outros não).

Alguns editais cobram Direito do Idoso, Direito da Pessoa com deficiência e outros grupos vulneráveis. Nada mais é que um diálogo com Direito Material Coletivo e a atuação da Defensoria em prol desses grupos. Geralmente são cobradas poucas questões, envolvendo letra da lei e jurisprudência.

Portanto, vejam que se você domina as matérias básicas, você já está há dois passos para ir para a 2ª fase!

E as matérias básicas das DPEs são as mesmas da DPU!

Portanto, é o que falo com os alunos: fortaleça suas bases que você estará estudando, tanto para os concursos das DPEs, quanto para o concurso da DPU! Essas matérias básicas possuem um grande número de questões na prova da DPU, que conta com 200 questões certo e errado e é sempre organizada pela CEBRASPE/CESPE.

Outra dica: se você estuda para a DPU, faça os concursos das DPEs também! Abra o seu leque de opções para ser aprovado! Muitos Defensores federais eram Defensores Estaduais antes, de modo que você pode ser aprovado em uma DPE e continuar estudando, se desejar, para a DPU.

Eu indico essa estratégia para vocês pois, infelizmente, na área federal, os concursos estão mais complicados para sair, devido a conjuntura econômica e política do país. Assim, você deseja aguardar 3 ou 4 anos para fazer uma prova da DPU? Não é melhor, pelo menos durante esse tempo, ir fazendo outras provas, treinando o seu conhecimento e se dando a oportunidade de ser aprovado em um cargo gratificante, atuando em prol da sociedade, em um cargo dentro da sua área de formação, com seu gabinete e ganhando bem?

Rafael, e quando vou estudar para a DPU?

Faltando, mais ou menos, um ano para a prova, e considerando que você já estudou bem as matérias básicas e está com muito conhecimento em Penal, Civil, Constitucional e Administrativo, o aluno pode começar a inserir matérias da DPU no seu estudo, para ir adquirindo base. 

Deixar para estudar tudo de Previdenciário, Penal Militar, Trabalho e Internacional faltando 2 ou 3 meses para a prova é bom complicado. Mas se você tiver 8 a 6 meses, pelo menos, já é possível construir uma boa base dessas matérias da DPU.

Comece inserindo o estudo de Direito Previdenciário e Penal/Processo Penal Militar no seu sábado de estudos, por exemplo. Não deixe de estudar as disciplinas básicas, revisar e manter sua base sólida.

Outras matérias como sociologia, filosofia e ciência política podem ser estudadas com material de curso após a publicação do edital!

O mais importante pessoal é: não tente construir uma casa de tijolo se sua base estrutural é de palafita!

Ou seja, não comece estudando as mais de 20 matérias da DPU se você não domina e não estudou as matérias básicas. Seu estudo renderá muito menos, você pode esquecer muito conteúdo e deixar passar editais importantes enquanto luta para dominar um grande conteúdo de uma única vez. Monte sua base primeiro, faça provas das DPEs e até provas de outras carreiras para treinar! A DPU vai sair daqui há mais um ano e meio ou dois anos e você terá avançado bem no caminho para conquistar uma vaga!

Desejo sucesso para todos! Abraço! Bom estudo!

Rafael Bravo                                                                      Em 08/06/2020.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris
www.cursocliquejuris.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!