Dicas diárias de aprovados.

ESTUDO REVERSO - RAFAEL BRAVO


Olá pessoal!

Como andam os estudos?

Hoje gostaria de trabalhar com vocês sobre metodologia de estudos! Esse tema é importante e sempre que tenho algumas ideias novas, insights que talvez os alunos não tenham pensado, trago aqui para vocês para irmos revisitando esse tema, até porque estudar para concursos é muito subjetivo. Nem sempre uma ferramenta indicada nas minhas postagens irá gerar bons resultados para você, enquanto que outras dicas podem auxiliar e muito no caminho para sua aprovação.

Portanto, vamos tratar sobre estudo reverso!! Já ouviu falar?
O estudo reverso pode ser feito de algumas formas, mas o principal sobre esse conceito é que iremos estudar através das questões que são cobradas em concurso!

Como seria isso Rafael?
Muitos candidatos se preocupam, na sua preparação para concursos, em estudar lendo livros densos de doutrina, com mais de 2 mil páginas, ler todas as leis possíveis e imagináveis, tentar decorar artigos e súmulas e etc.

Essa preparação é muito longa, com um vasto conteúdo que pode desanimar muitos bons concurseiros na metade do caminho, sem contar que você poderá levar muito tempo para passar, pois vencer todo o material será um trabalho árduo meus amigos!

E se você fizer resumo do que leu, então, a sua preparação poderá ser mais longa ainda e você poderá levar dois anos só lendo e resumindo os livros.

Não estou dizendo que essa estratégia é errada pessoal! Se você está bem com isso, sabe que vai estudar para uma meta a longo prazo e acha que estudar dessa forma funciona melhor para você, sem problemas! Respeito a sua opinião e sempre digo que cada um tem um método que pode funcionar melhor.

Agora, essa pode não ser a maneira mais eficiente para você!

Ainda, e se você estudar, despender todo esse esforço, e sua nota estagnar em 60%, 65%?

Portanto, não custa nada você tentar a técnica que quero passar aqui para vocês!

O estudo reverso dialoga um pouco com outra postagem minha aqui no site do Edu, que fala sobre fracassar nos concursos e como você deve analisar as provas que você fez (estatísticas de acertos e erros, analise do que errou e etc).

No estudo reverso iremos focar em fazer questões, e ver o que as bancas costumam cobrar de doutrina, lei e jurisprudência, para depois, a partir dessa análise, estudarmos na doutrina ou resumir apenas os pontos cobrados, ler na legislação apenas as leis mais cobradas, identificando os artigos com maior incidência, estudar súmulas que mais caem nos certames.

Se você vai estudar para a Defensoria, comece organizando seu material de estudos, adquirindo seus livros ou sinopses, e faça as últimas provas da DPE. Comece fazendo as provas de 2019 e 2018. Depois, faça as de 2017. Acredito que com três anos de provas da DPE você terá um bom panorama do que mais cai em concurso, ao menos para direcionar o início dos seus estudos.

O ideal é você ter um bom número de questões atualizadas em mãos, com comentários (gabarito comentado) e seu material já separado para iniciar seus estudos!

Analise as disciplinas mais relevantes para o seu concurso! Se você vai estudar para as provas de delegado por exemplo, as mais relevantes são Penal, Processo Penal, Constitucional e Administrativo! Já fique atento a essas disciplinas!

Após ver o que foi cobrado nas questões, vá até o índice do seu livro por exemplo e sublinhe só o que tem caído nas provas!

Na legislação, vá até os artigos cobrados nas provas e sublinhe, marque no seu vade mecum, inclusive, qual prova foi cobrado aquele artigo, pois com o tempo você poderá visualizar que alguns dispositivos são cobrados em vários concursos e possuem alta taxa de incidência!

Dessa forma, se for para você preparar o seu resumo ou mapas mentais, você irá dar preferência pelo que realmente cai e não ler o livro de capa a capa, tentando vencer um conteúdo de mais de 2 mil páginas!

Outro ponto importante: estude por materiais resumidos! Se você olhar minhas outras postagens do site, sempre repito que o estudo é mais célere e eficiente quando focamos em material resumido, que nos permita revisar a matéria com boa profundidade em menos tempo!

Portanto, foque em ler seu caderno do curso ou resumos/sinopses!

Esse método de estudos ajuda, inclusive, o aluno que se encontra estagnado em relação à sua pontuação em prova, sempre alcançando os mesmos resultados.
Se você está sempre com a mesma nota nas provas, é porque não fez algo de diferente no seu método de estudos! Continua estudando os mesmos assuntos, errando as mesmas questões e não consegue identificar algum ponto fraco que possa impulsionar sua nota para cima!

Leia esse post e outro onde falo sobre “fracassar” nos concursos públicos!

Através desse estudo mais direcionado você poderá melhorar sua nota! Tenho vários alunos que foram para a 2ª fase fazendo esse levantamento de questões e focando em estudar pontos específicos, deixando de lado os livros densos de doutrina. Doutrina pesada é bom só para consulta, sanar lacunas, aprofundar um ou outro tema!

Se vocês sentirem uma melhora aplicando essa metodologia na preparação de vocês, mandem depois um e-mail me contando a experiência!

Abs a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                      Em 08/09/19.
instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog
www.cursocliquejuris.com.br

2 comentários:

  1. Estou estudando para Defensorias vou fazer exatamente isso! E começar a estudar dessa maneira. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Já faço isso. Estudo para Procuradorias seguinte forma: leio sinopses/resumos da Juspodivm, resumo-os no aplicativo Evernote e vou para a prática de questões. Durante a resolução de exercícios eu "turbino" meus resumos com as respostas das questões que meus livros não foram capazes de responder. Em sete meses de preparação dessa forma eu consegui ser aprovado para a segunda fase do concurso da PGM Contagem. Se vou conseguir lograr êxito na segunda fase é outra história, até porque tenho consciência do meu pouco tempo de preparação. Mas a técnica do estudo reverso foi, para mim, uma luz.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!