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OPORTUNIDADE ÚNICA - ÚLTIMO CURSO DE 2019

CURSO PRESENCIAL (WORKSHOP) - PASSO A PASSO DA APROVAÇÃO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

Olá meus amigos,  Faremos um WORKSHOP  em SÃO PAULO , dia 30/11/2019 , com o tema PASSO A PASSO para a aprovação em concursos do MINIS...

VALE À PENA FAZER RASCUNHO?

Olá, concurseiros e concurseiras.

Uma pergunta comum que recebo é se vale à pena fazer rascunhos em provas discursivas e práticas.

Vale à pena? Eis a minha opinião.

Em um mundo ideal em que lhe sobra tempo, sim. Fazendo rascunho, temos condições de rever a exposição das ideias, melhorar as palavras utilizadas, substituir palavras repetidas por sinônimos, reescrever argumentos, inserir informações, etc.


Então, fazendo rascunho, o produto final (o texto dissertativo ou uma peça processual) tende a ser melhor. 

Isso requer tempo disponível. Porém essa não é a realidade na maioria dos concursos. Quase sempre, administrar o tempo de prova é um grande desafio para nós.

Por isso, precisamos trabalhar com a alternativa de não termos tempo para fazermos o nosso rascunho.

Mesmo não fazendo rascunho, eu sugiro que ao menos se faça um esboço da resposta com as palavras ou expressões que você irá colocar na sua resposta. Ou seja, um mini rascunho de idéias que serão apresentadas e a estruturação das ideias nos respectivos parágrafos.

Com base nas idéias a serem desenvolvidas, eu sugiro dividir previamente o espaço disponível a fim de garantir que haverá espaço para tudo, sem apertar nada na redação pra caber ou mesmo ser obrigado a diminuir a letra para caber (isso afeta a estética do texto). 

Quanto mais informações a serem colocadas na resposta, mais objetivo você deve ser, prezando pelo essencial. 

Vou tentar dar um exemplo de como organizaria meu rascunho de um texto dissertativo. Respeitadas as diferenças, o raciocínio de organização é o mesmo para peças processuais. Eu sempre dividi previamente a estrutura das minhas peças.

Tema: "o bullying nas escolas e seus piores efeitos" em aproximadamente 30 linhas.

Introdução: definir bullying e da importância de combatê-lo. 6 linhas

1. parágrafo: falar sobre como o bullying interfere na auto estima das pessoas, sobretudo crianças e adolescentes; 5 linhas

2. parágrafo: falar sobre a relação entre bullying e casos de depressão entre adolescentes na atualidade; 5 linhas

3. parágrafo: falar sobre a relação entre bullying, depressão e episódios de suicídio; 5 linhas

Conclusão: falar sobre o papel da escola, da família e da sociedade no combate ao bullying via conscientização. 8 linhas



Leia aqui e aqui outras dicas que ajudam na redação. 

Bons estudos! 

Gus, em 20/7 (@holandadiaskershaw)

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