Dicas diárias de aprovados.

DICAS DE DISSERTAÇÃO PARA O MPU!


Queridos(as) alunos(as),

Escrever bem e garantir uma boa pontuação na redação passa necessariamente por produzir um texto claro, objetivo, que atende às normas gramaticais + respostas juridicamente corretas e fundamentadas. As informações que trago abaixo servirão para orientá-los a respeito da qualidade da dissertação na sua prova do MPU. 




1. ESTÉTICA

Algumas redações pecam na estética e isso pode prejudicar a leitura do seu texto. São coisas simples e que podem fazer diferença, tais como: letra legível, respeito às margens, espaço na formação dos parágrafos, letras realmente maiúsculas, ou seja, a organização visual do seu texto.

Noutras palavras: Tente escrever com uma letra legível, diferenciando bem as letras, sinais de pontuação. Respeite as margens, os espaços disponíveis, não esquecendo do espaço no início dos parágrafos, as letras maiúsculas, etc.

Evite parágrafos longos… evite períodos longos, inversões. Isso pode comprometer a exposição da ideia e a clareza.


2. ORTOGRAFIA

Muitos erros ortográficos podem ser evitados com mais atenção. Estejam atentos principalmente às regras de separação silábica, palavras que causam dúvidas quanto à grafia (s ou z; x ou s, etc.). Erros dessa natureza prejudicam seu texto e haverá descontos. Peguem uma boa gramática de vocês ou usem a internet para estudar as palavras com erros mais comuns em Português. Há vários artigos de fácil acesso, como esse: https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/4852193



3. GRAMÁTICA
Nunca é demais redobrada atenção às regras gramaticais: Regência, Concordância, Crase, etc. Após escrever, releia seu texto porque você pode corrigir-se e evitar que o erro siga na sua prova.

Tenho percebido que alguns alunos escrevem períodos muito longos. Vale aqui uma dica: Períodos longos são armadilhas para a coerência e a coesão de seu texto. Excesso de informações em um único período pode resultar em falta de clareza e ambiguidade, falhas que comprometem o entendimento dos textos não literários. Além disso, os períodos curtos diminuem consideravelmente o risco de possíveis problemas com conjunções, vírgulas e concordâncias. https://portugues.uol.com.br/redacao/dicas-redacao-construindo-periodo.html



4. OBJETIVIDADE E CLAREZA

O tipo de texto é dissertativo, requer a exposição das ideias de maneira clara e objetiva. O desafio é inserir as respostas jurídicas no texto dissertativo, introduzindo o tema, usando conectivos e formando, com as respostas aparentemente “independentes”, um conjunto harmonioso. Não tente escrever difícil, pois isso não agrada examinador algum. Palavras difíceis não vão conquistar uma boa nota. O que conquista uma boa nota é a correção das palavras, o emprego correto, etc.

As perguntas geralmente são claras, exigindo na resposta a fundamentação. Isso sempre vai ocorrer. Não basta responder SIM ou NÃO, é necessária uma justificativa, uma explicação ao corretor. É para isso que existem as provas subjetivas: avaliar a sua capacidade argumentativa, expositiva, ou seja, o “como você escreve”. Você precisa extrair da pergunta do examinador o que ele “deseja” ler.


Haverá perguntas a serem respondidas, o que evidencia a necessidade de ser objetivo! Alguns pecam por excesso tratando de temas que não são perguntados, ficam sem espaço e “espremem” a resposta. Cuidado, isso pode prejudicar sua resposta e, consequentemente, sua nota. Outros, são extremamente sucintos, também prejudicando a qualidade do texto. O examinador quer analisar sua produção textual! Dê-lhe oportunidade.



5. INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO

Introdução, desenvolvimento e conclusão (lembrar do Ensino Médio) é a estrutura básica da dissertação. Porém, as respostas podem estar em todas as partes e não apenas no desenvolvimento. Por exemplo, na introdução você já pode tentar inserir alguma resposta, sobretudo quando se percebe que há mais perguntas do que linhas, economize e faça um uso estratégico!


Gosotu das dicas? Tem dúvidas? Adoramos receber retorno de vocês!

Um abraço.

Gus, em 29/9 (no insta @holandadiaskershaw)

5 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!