Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

CONCURSO DE TRIBUNAIS- E AI?

Bom dia meu povo, aqui é a Nath.

Bem, muitos colegas mandam email pedindo dicas, orientações e tudo mais sobre concurso de Analista de Tribunais e Ministério Público. Eu fui AJEM do TRT8 (concurso de 2010), AJAJ do TRE/AP (concurso 2011) e passei no TRT 14 e TRF1, ambos para AJAJ.
Primeiro grande ponto é conhecer a Banca. E sem aqueles estereótipos de "FCC é só lei e CESPE só jurisprudência". Muito disso está se desconstruindo!
É conhecer a banca para resolver incansavelmente as provas passadas da área!

Primeiro Pilar: questões- ver o site "questões de concurso" e imprimir as provas de pelo menos dois anos antes de tribunal também da banca almejada e fazer MUITA MUITA MUITA questão.

Segundo Pilar: acompanhamento de jurisprudência, essa pode ser feita tanto pelo dizer o direito (informativos comentados) quanto pelos informativos da EBEJI (informativos compilados). Eu lia os dois porque sou maluca mesmo.

Terceiro Pilar: as matérias chave ADMINISTRATIVO, CONSTITUCIONAL, PROCESSO CIVIL, CIVIL, PENAL E PROCESSO PENAL. O ideal é fechar essas matérias antes de sair a data da prova, use um edital passado, por exemplo, o TRE/AP esta para sair, pode ser a banca FCC, pegue um edital da FCC de TRE para AJAJ recente e use ele de parâmetro, eventuais alterações você faz depois, mas o grosso do Edital você já terá vencido!
Material que eu usava? os descomplicados do MAVP em administrativo e constitucional, as SINOPSES para concursos da JUSPODIUM em penal e processo penal e o CC e CPC comentado da JUSPODIUM para civil e processo civil.
Não, não ganho nada de graça da JUSPODIUM para fazer jabá, tenho mesmo é que reconhecer que os materiais deles são muito bons!

Quarto Pilar: MATÉRIAS BÁSICAS, que atualmente são as que fazem diferença, sempre tem caído Português, raciocínio lógico, matemática, informática ou noções de administração pública e Gestão de Pessoas. Nessas eu dava mais sangue ainda, porque sabia que iam ser os pontos que iam fazer diferença. Minha dica?  cursinho dessas matérias, principalmente português. Usei muito o EVP (Eu vou Passar), fiz cursos em Belém no Originale (curso local) mas apenas dessas matérias, cursinho de tudo acho meio desnecessário. Outro material bacana delas é do PONTO DOS CONCURSOS ou do ESTRATÉGIA, achava bem top!

Quinto Pilar: Regimento Interno- Por favor parem com isso de "vou ler todo o regimento interno faltando duas semanas para a prova PRA FICAR FRESQUINHO NA CABEÇA". Tem nada de ficar fresquinho, isso é loucura! O ideal é ler toda semana pelo menos um tempo de regimento interno para ir ACOSTUMANDO com a leitura, com os dispositivos e faltando duas semanas para a prova, ai sim LER TODO DIA o bendito. São questões que não se pode nem cogitar perder!

Sexto Pilar: LEI SECA. Parem com isso de preguiça de ler o vademecum, tem que ler o cara TODO que cai na sua prova! ler os diplomas, as leis esparsas! Tirar um tempo diário de leitura e não apenas da CF! É DE TUDO!

Basicamente é isso colegas: lei seca, questões e material certo!

Espero que ajude!

Não fazemos coach de tribunal, mas temos o plano de ORIENTAÇÕES GERAIS que se trata basicamente de uma conversa para organizar todos esses pilares no seu dia e tentar ajudar a otimizar os estudos! qualquer dúvida é só ir na ABA la em cima e ver maiores detalhes!

um bjao!

3 comentários:

  1. Obrigadão, Nath! Vocês são exemplos para todos nós. Felicidades e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, agora vou ter um " norte",Sucesso!!

    ResponderExcluir
  3. Que glória, obrigada!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!