Dicas diárias de aprovados.

MPMG – PROVA PREAMBULAR – ÚLTIMAS PALAVRAS


Olá, pessoal!

No próximo domingo (06/05), o Ministério Público do Estado de Minas Gerais aplica sua prova preambular do LVI Concurso.

Vésperas de provas são momentos delicados para a maioria dos candidatos. Muitos pensam que são nesses dias que as aprovações são construídas. Ledo engano. Por outro lado, isso não significa que não dê para fazer um bom trabalho nos dias anteriores.

Por mais que esses assuntos sejam batidos, sinto a obrigação de voltar a trata-los, já que a ansiedade e a falta de planejamento são os principais inimigos dos concurseiros.

A VÉSPERA

A primeira premissa irrefutável é a de que não existe fórmula pronta para a véspera de prova. Por isso, vamos ponderar alguns aspectos, de acordo com o seu nível/estágio de preparação:

1) Aos que estão próximos à nota de corte (6 ou menos pontos):
- Esses dias devem ser dedicados para a resolução do máximo de questões possíveis e para a leitura das legislações mais frequentes em provas de MPE.
- A revisão do Dizer o Direito é obrigatória. Trata-se de um “dever moral” do concurseiro em razão do trabalho magnífico desenvolvido pelo Prof. Márcio. Contudo, caso já tenha lido para as provas anteriores, realizadas nas últimas semanas, foque no item anterior.
- Outra dica importante e cada vez mais relevante é o conhecimento profundo das principais Resoluções e Recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público. Por isso, faça o cotejo com os estudos que desenvolveu na véspera das provas anteriores e defina suas prioridades.

2) Aos que estão a mais de 7 ou mais pontos do corte:
- Mantenham o planejamento à longo prazo. Não caiam na besteira de mudar a estratégia a cada véspera de prova, pois isso não faz nenhum sentido. O conhecimento precisa se solidificar, com um desenvolvimento regular e paulatino.
- A véspera de prova deve ser tratada como um dia ordinário de preparação. Assim como a segunda-feira pós-prova.

3) Aos marinheiros de primeira viagem:
- Sem culpa, conheçam a Pampulha e o Mineirão. Na segunda-feira, corrijam a prova calmamente. É só dessa vez, pois na próxima estarão em uma das classificações anteriores.

A PROVA

Estabeleçam um planejamento para a chegada ao local de prova. Geralmente, há falta de táxi/uber em razão do horário. Por isso, cuidem disso com antecedência. Tudo o que não precisam é de um imprevisto estressante antes de chegar à UFMG.

Para realizar a prova, minha dica é que comecem pelo Grupo 2 ou pelo Grupo 4, deixando o Grupo 3 e, principalmente, o Grupo 1 para o final. A cada cinquenta e cinco minutos do ponteiro, o ideal é que tenham respondido definitivamente 20 questões, ou seja, um grupo completo. Obviamente, alguns grupos são mais rápidos, de forma que sobrará tempo para dedicação aos mais complexos. De qualquer forma, necessário pelo menos 20 minutos para tomar uma água, ir ao banheiro e, principalmente, pintar o gabarito.

A realização da prova é momento de tranquilidade. Por mais que não se tenha ideia do que está lendo, resolva a questão com a mais absoluta certeza do acerto. É hora de ser assertivo.

PÓS-PROVA

O pós-prova é tão importante quanto a véspera. Alguns serão aprovados e prosseguirão no certamente, já os demais continuarão suas sagas particulares. E isso precisa ser visto com tranquilidade, mas com inquietude. Parece contraditório, mas não é.

Como já pontuado nas postagens anteriores, é nesse momento, com o resultado do seu trabalho em mãos, que o candidato precisa fazer uma profunda reflexão sobre seu desempenho, para ajustar a sua preparação.

Afinal, como disse Albert Einstein (ou não), “insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.


Antes de ir, nossa agenda atualizada:

 
Um grande abraço.
Júlio Miranda, em 04/05/2018.
No Instagram: @juliocomiranda

2 comentários:

  1. Professor Júlio, com muita satisfação adquiri o diagnóstico esquematizado de promotor. estou aguardando fazer essa prova p eu enviar meu questionário e saber em que ponto me encontro.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obg pelas dicas! Resoluções e recomendações têm caído em provas de 1a fase de concursos do Ministério Público?

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!