Dicas diárias de aprovados.

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA JURISPRUDÊNCIA PARA SUA APROVAÇÃO!

 Olá meu caros!


No último final de semana tivemos a prova do MPSE, sendo que muitos candidatos tiveram dificuldades na parte de Direitos Humanos!


As provas da CEBRASPE estão cobrando jurisprudência internacional de Direitos Humanos com profundidade, assim como acontece nas provas da Defensoria.


Portanto, temos demonstrada a importância do estudo da jurisprudência para as carreiras jurídicas! Não só a leitura de informativos semanalmente, mas o aprofundamento dos casos envolvendo o Brasil em Direitos Humanos.


Rafael, é preciso ler os informativos toda semana?


Para as carreiras jurídicas a leitura de informativos tem que ser constante! Toda semana vá no site do tribunal ou no Dizer o Direito, do prof. Márcio Cavalcante, e baixe 1 informativo do STF e 1 do STJ! Comece pelos mais recentes, ou seja, os últimos publicados!


Essa leitura semanal vai manter você atualizado e permitirá que faça conexões entre os temas que são debatidos nos tribunais e o que você está estudando no momento!


Rafael, e o buscador do Dizer o Direito?


É uma ótima ferramenta! Mas ela é usada, a meu ver, para outra forma de estudo, que é o aprofundamento de um tema que você está revisando!


Por exemplo, se você está estudando a Lei Antidrogas, que você sabe ser um tema que a todo momento é alvo de decisões nas Cortes Superiores, leia a legislação, faça exercícios e separe 30 minutos finais do seu dia para buscar julgados mais importantes sobre o tema!


Era assim que eu estudava quando passei rapidamente para a DPU, lendo informativos toda semana e me mantendo atualizado, como se fosse um jornal de notícias!


E quais julgados foram cobrados no MPSE?


Meus caros, foram cobrados julgados envolvendo o Brasil, como o caso Damião Ximenez Lopes e o caso dos trabalhadores da Fazenda Brasil Verde!


Vou comentar esses dois casos rapidamente, pois pode cair nas próximas provas do MP (CEBRASPE) e da Defensoria!


Caso Damião Ximenes Lopes vs. Brasil


O Sr. Damião Ximenes Lopes, pessoa com doença mental, foi assassinado cruelmente em 1999 na Casa de Repouso Guararapes, em Sobral, Ceará. Com a demora nos processos cível e criminal na Justiça estadual do Ceará, a família peticionou à Comissão IDH alegando violação do direito à vida, integridade psíquica (dos familiares, pela ausência de punição aos autores do homicídio) devido processo legal em prazo razoável. Na sentença de mérito da Corte, ficou reconhecida a violação do direito à vida e à integridade pessoal, bem como das garantias judiciais, e, consequentemente, foram fixadas diversas obrigações de reparação.


Atenção! Esse é o primeiro caso envolvendo pessoa com deficiência na Corte IDH. A sentença expõe as mazelas do Brasil. Uma pessoa, portadora de doença mental, com as mãos amarradas, foi morta em Casa de Repouso situada em Guararapes (Ceará), em situação de extrema vulnerabilidade. Somente sete anos depois (2006) é que uma sentença internacional restaurou, em parte, a justiça, concedendo indenizações (danos materiais e morais) e exigindo punições criminais dos autores do homicídio.

 

Caso Trabalhadores da Fazenda Brasil Verde vs. Brasil


Trata-se de condenação do Brasil em decorrência de sua omissão na prevenção e repressão da situação de escravidão contemporânea, bem como pela omissão no tocante ao desaparecimento de dois adolescentes trabalhadores na fazenda Brasil Verde, localizada no Estado do Pará. Esta fazenda havia sido objeto de várias inspeções trabalhistas (sendo as mais recentes apreciadas pela Corte realizadas em 1997 e 2000), sem que houvesse punição adequada aos escravizadores. Além disso, registrou que a prescrição dos crimes, prevista no direito interno, é incompatível com as obrigações internacionais assumidas pelo Estado.


A defesa do Estado apresentou 10 exceções preliminares, tendo sido aceita a incompetência ratione temporis para os fatos anteriores à data do reconhecimento brasileiro da jurisdição contenciosa da Corte (10-12-1998). Por isso, Corte apreciou dois grupos de fatos: as ações e omissões a partir de 10 de dezembro de 1998 na investigação e nos processos relacionados à inspeção realizada na Fazenda Brasil Verde no ano de 1997; e os fatos violatórios e a respectiva investigação e processos decorrentes da inspeção realizada em 15 de março de 2000 à referida Fazenda. Para a Corte, ficou provado o contexto de captação ou aliciamento de trabalhadores rurais por meio de fraude, enganos e falsas promessas para fazendas no norte do Brasil.


Também ficou provada a situação de discriminação estrutural histórica em razão da vulnerabilidade dos trabalhadores rurais (a maioria analfabetos), o que o Brasil deveria ter levado em conta na prevenção e repressão das práticas escravagistas.

 

Pessoal, não vou me alongar muito nessa postagem! Trouxe apenas linhas gerais sobre dois julgados que caíram na prova do MPSE! Fiquem atentos ao estudo de Direitos Humanos!


Quem sabia um pouco sobre os casos, já ficou na frente dos demais candidatos!


Ademais, aprofundem o estudo e revisão de jurisprudência na reta final das provas, principalmente de pontos da disciplina que são ricos em julgados, ou seja, que a todo momento são debatidos nas Cortes!


Caso queriam receber mais dicas de estudos, não deixem de me seguir no youtube e acompanhar minhas lives semanais:

Acesso ao Canal


Entre também no meu grupo VIP, onde passo dicas de estudos para aqueles que estão focados em alcançar a aprovação:

Clique Aqui para entrar no Grupo VIP


Sigam em frente! Sucesso e bom estudo!


Rafael Bravo                                01/08/22

Instagram com dicas: 

@rafaelbravog e @cursosaberjuridico

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!