Dicas diárias de aprovados.

SERÁ QUE VOCÊ REALMENTE NÃO TEM TEMPO PARA ESTUDAR PARA CONCURSOS?

 

Olá, queridas e queridos! Como estão os estudos para concursos? Firmes ou está te faltando tempo?

Eu sou o Marco Dominoni e o papo de hoje toca no fundo do coração dos leitores do blog, mas, principalmente, toca no fundo da consciência de vocês. Será, mesmo, que você não tem tempo para estudar para concursos?

A primeira ideia que gostaria de trocar com vocês é: o que é pouco tempo? 1 hora? 2 horas? 3 horas? 4? Quem tem 5 horas tem pouco tempo em relação aos prodígios que estudam 13 horas líquidas por dia... quem tem diz ter somente 1 hora de estudos por dia ou está mal organizado (daí eu posso te ajudar a se organizar, sendo esse um dos pilares do meu Curso) ou não está vendo a necessidade de priorizar os seus estudos. Quem tem 2 horas diárias, ao final de uma semana, terá estudado 14 horas. Ao final de 1 mês 56 horas, aproximadamente...já não é tão pouco assim... então, esse papo de pouco tempo (ou muito tempo) é bem relativo.

Mas vamos direto ao ponto do assunto de hoje: quem diz que não tem tempo para estudar para concursos deve responder às seguintes perguntas:

1.  Você realmente quer passar num cargo público ou “virou concurseiro” pois tá todo mundo estudando para concurso? Você quer mesmo ser defensor, juiz, promotor, Delta, procurador? Deseja mesmo?

2.   Qual foi o último fim de semana que você maratonou uma série da NetFlix? E a última vez que você maratonou a leitura da Constituição, do CC, do CPC ou dos informativos do STF e STJ? E as súmulas, você já pegou para maratonar e ler todas em um único sábado?

3.    Quantas horas por dia você fica no zap, Insta, Face, tiktok etc por dia? Você controla teu acesso às redes sociais pelos aplicativos? Limita o tempo de uso dessas plataformas? Não?

Se você teve dificuldade de responder ou respondeu negativamente a uma dessas perguntas...deixa eu te contar uma parada: você está brincando de se preparar para concursos! Brincando! E eu sei que é chato ouvir isso, mas se não mudar de postura vai ficar na estatística dos mais de 90% de reprovados nos concursos de alto rendimento das carreiras jurídicas. Mais de 90% não chegam. E sabe por quê? Acreditam que dá para conciliar o pouco tempo de estudos que dispõem com as horas que desperdiçam nas redes sociais para viver, virtualmente, o que nunca conseguirão viver presencialmente. Se na ponta do dedo podem chegar em lugares nunca antes imagináveis, agora, podem – mas perdem seu tempo com coisas fúteis, que não irão levá-los em lugar nenhum.

Na minha época eu tinha que ir para a biblioteca estudar por livros bons. Hoje você pode acessá-los na ponta do dedo. Está mais fácil, mas muuuuito mais difícil pois a pesquisa bibliográfica tem que ficar pronta em 15 minutos, mas ficamos horas vendo as dancinhas com as luzes piscando e os sons que nos prendem imediatamente.

Em conclusão: não existe falta de tempo! Existe falta de prioridade. Priorize teus estudos. Limite o número de horas nas redes. Afaste-se do celular durante tua preparação. Aumente paulatinamente o número de horas ininterrupto de estudos (l            embre-se que no dia da prova você vai ter 5 horas para fazer as questões. Não dá para parar de 30 em 30 minutos para descansar, beber uma água ou ir ao banheiro. Do contrário você não chega na última questão da prova!)

Hoje no meu Curso Acelerando a Aprovação nós fizemos um simulado de provas objetivas, que estava agendado para iniciar às 8, e terminar ao meio dia. Um dos alunos não poderia fazê-lo nesse horário, e iniciou às 4 da manhã! Eu ouvi aí alguém dizendo que não tem tempo????..... cri cri cri...

Quem quer dá um jeito! Quem não quer, dá uma desculpa!

Qual vai ser o jeito (ou a desculpa) que você vai dar amanhã?

Bjo no coração, fiquem com Deus e contem sempre comigo para o que precisar.

Dominoni (@dominoni.marco)

PS1.: estou formando uma comunidade de ajuda mútua aos concursandos no Telegram. Eu recebi muita ajuda na minha trajetória, e chegou a vez de ajudar o máximo de pessoas. CLIQUE AQUI para participar.

PS2.: há um tempo eu gravei um vídeo muito legal para meu canal no You tube. CLIQUE AQUI e assista.


2 comentários:

  1. Marco, era tudo o que eu precisava ler hoje. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que te ajudou! Por vezes esquecemos de como somos privilegiados. Bjo e fique firme com Deus!
    Dominoni

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!