Dicas diárias de aprovados.

DILEMA NO FIM DO ANO: ESTUDAR OU DESCANSAR? DICAS.

Olá pessoal!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site e professor do Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br), onde oriento alunos para os concursos das carreiras jurídicas.

Esse período de festas é sempre um tempo difícil de estudar. Geralmente a vontade que temos é de “jogar a toalha” e abraçar definitivamente todas as comemorações e confraternizações com amigos e família.

Mas esse período também é um momento em que muitos alunos se sentem culpados ou que pelo menos possuem aquela dúvida sobre estudar ou não estudar nesse período?

Pensando nessa dificuldade, resolvi escrever essa postagem, traçando alguns casos individuais de alunos que podem, talvez, se encaixar no seu perfil e ajudar a passar esse tempo de festas, reuniões e confraternizações de forma mais tranquila, sem culpa.

Vamos aos casos ou hipóteses:
1)   Aluno que está começando a estudar ou em nível intermediário, ainda galgando passar da 1ª fase dos concursos:

Pessoal, a depender do cansaço de vocês, não vejo problema parar alguns dias para viajar, passar o ano novo com a família e depois voltar a estudar.

Se você se dedica exclusivamente aos estudos, focou na sua preparação o ano todo, estudando 4h, 5h, 8hs por dia, penso que tirar uma semana ou 10 dias de descanso para retomar o ritmo forte em janeiro não será problema.

Se você estuda e trabalha, ou seja, tem uma rotina puxada, muitas vezes estudando de madrugada, também acredito que tirar alguns dias de descanso não será problema.

O que vocês devem fazer pessoal é colocar na cabeça de vocês que esse tempo de descanso será tempo de recuperação, de recarga das energias. Aproveite esse tempo para refletir sobre a vida, meta de estudos para 2023 e em janeiro, voltando das festas, você irá retomar sua rotina de estudos com foco e determinação.

2)   Aluno que se sente culpado descansando nesse período de festas:

Se mesmo depois do que eu falei acima você ainda sim se sente culpado e acha que não conseguirá descansar bem pois ficará pensando na matéria acumulada, no edital que pode sair no início de 2023, o que podemos fazer? Você está muito cansado da rotina, mas ao mesmo tempo se sente culpado e isso é compreensível. Estudar para concurso envolve cobrança interna, ansiedade e sei o que você está passando!

O que eu faria? Focaria em uma meta de estudos mais tranquila. Exemplo: entre os dias 24 a 02/01 ou 04/01 irei ler um informativo do Dizer o Direito por dia e/ou 30 a 45 minutos de legislação.  Fazer um estudo de 1hora a 2 horas no máximo por dia.

Esse é aquele estudo que, se você estiver viajando com os amigos, você pode acordar mais cedo, estudar e depois ficar com o dia livre para aproveitar o momento e descansar. E geralmente esse estudo mais célere, chamado por mim de “tiro curto” já proporciona aquela sensação de dever cumprido! É nessa hora que pensamos: pelo menos fiz o que me planejei e estudei o que tinha para hoje.

Faça uma meta curta e plausível! Se você acha que vai conseguir estudar só 45 minutos, estude 45 minutos! Melhor 45 minutos de artigos estudados do que nenhum artigo lido!

Agora, se mesmo assim você não conseguir estudar nada, leia novamente o que disse no exemplo 1 e coloque na sua cabeça que esse tempo será de recuperação da energia, do foco, para que janeiro comece com o pé direito nos estudos!

3)   Aluno com edital publicado e concurso no início do ano:
Essa aqui é dica especial que passo para os meus alunos que estudam para o TJDFT e que eu acompanho no site do clique, nos estudos dirigidos! rsrs

Se temos prova em fevereiro/março e o tempo está curto, temos que planejar os estudos pessoal! Infelizmente agora é o momento de sairmos da zona de conforto e estudarmos. Pode ser até que você não estude nos dias 24 e 25, bem como nos dias 31 e 01/01. Mas os demais dias temos que estudar, mesmo que em um ritmo menos acelerado.

Infelizmente o conteúdo de revisão nessas horas é vasto e devemos manter o foco e, nem que seja para estudar um horário reduzido, continuar se preparando para o concurso e vencendo os pontos e leis previstas no edital.

Se você estudar 4 horas ou 8 horas por dia, podemos estudar 3 horas ou 6 horas por dia nesse período. O importante é continuar estudando pois a vida de vocês poderá estar resolvida em breve, com aprovação em fevereiro. Esse pode ser o concurso em que vocês serão aprovados! Então, sonhe com o cargo que está vindo e foquem em dar um gás final!

4)   Aluno que se encontra em etapa avançada do concurso, estudando para 2ª fase ou prova oral:

Com mais razão devemos estudar. Tudo aquilo que falei para o aluno do caso 3 também se aplica! Essa é a hora de mantermos o foco pois se passar na 2ª fase, você estará a um passo de resolver sua vida. Sair da condição de concursando para aprovado. Sair de 0 reais por mês para 20 ou 30 mil por mês e, ainda, atuando em uma atividade relevante para a sociedade e gratificante para você.

Ainda, se você está na prova oral, foco nos livros. Não deixe de estudar! Pode curtir o dia 24 e 25, pode descansar também na virada do ano, sem exageros, é claro! Mas dia 02/01 você tem que estar firme nos estudos para essa reta final que lhe aguarda.

Para os alunos que estão começando a estudar ou que se encontram em um nível intermediário, outra atividade importante se vocês forem descansar é: pensem em uma meta para 2023 e organizem uma estratégia, quais passos vocês irão dar no próximo ano e o que pretendem alcançar.


Abraço a todos e até a próxima!
Rafael Bravo                                                                           Em 10/12/2022
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris
www.cursocliquejuris.com.br

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!