//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

CF EM 20 DIAS - INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCA NOSSO DESAFIO DE COMEÇO DE ANO.

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias já tem data para começar.  Ele está marcado para ter início no di...

IMPOSSIBILIDADE DE DESCLASSIFICAÇÃO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL PARA O DELITO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL - GRANDE JULGAMENTO

Olá futuros aprovados!

 

Como andam os estudos? Vamos para mais um início de semana com dicas de estudos e conteúdo que pode cair na sua prova!

 

Hoje a dica será acerca de um julgado bem interessante do STJ, que decidiu sobre a IMPOSSIBILIDADE DE DESCLASSIFICAÇÃO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL PARA O DELITO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL.  

 

A Terceira Seção do STJ decidiu que, presente o dolo específico de satisfazer a lascívia, própria ou de terceiro; a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura o crime de estupro de vulnerável (artigo 217-A do Código Penal – CP), independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta, não sendo possível a sua desclassificação para o delito de importunação sexual (artigo 215-A do CP). 

 

A origem para fixação da tese deu-se pelo julgado de quatro recursos especiais representativos da controvérsia. Discutiu-se a proporcionalidade na aplicação do artigo 217-A do CP e o eventual pesar na punição das condutas libidinosas menos invasivas, após a entrada em vigor da Lei nº 13.718/2018 (incluiu no CP o crime de importunação).

 

Segundo o relator, ministro Ribeiro Dantas, grande parte dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes ocorre no interior dos lares, o que dificulta a identificação. Outrossim, o ministro destacou que o reconhecimento da violência intrafamiliar pelo Estado e a proteção aos menores são fenômenos históricos recentes.

 

Ribeiro Dantas frisou que o STJ tem adotado a posição firme de que qualquer tentativa de satisfação da lascívia com menor de 14 anos configura estupro de vulnerável, entendendo, em alguns casos, que o delito prescinde de contato físico entre vítima e agressor.

 

Ademais, de acordo com o relator, o aparente conflito de normas é resolvido pelo princípio da especialidade do artigo 217-A, que possui o elemento especializante "menor de 14 anos", e pelo princípio da subsidiariedade expressa do 215-A. Ele ponderou que a aplicação do artigo 217-A não pode ser afastada sem a observância do princípio da reserva de plenário pelos tribunais, conforme o artigo 97 da Constituição Federal.

 

“Desclassificar a prática de ato libidinoso com pessoa menor de 14 anos para o delito do artigo 215-A do CP, crime de médio potencial ofensivo que admite a suspensão condicional do processo, desrespeitaria o mandamento constitucional de criminalização do artigo 227, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que determina a punição severa do abuso ou da exploração sexual de crianças e adolescentes. Haveria também o descumprimento de tratados internacionais", anotou o ministro.

 

O Min. Ribeiro Dantas concluiu que o legislador optou por não estabelecer nenhuma gradação entre as espécies de condutas sexuais praticadas contra pessoas vulneráveis. Para ele, a gradação permitiria "penalizar mais ou menos gravosamente a conduta, conforme a intensidade de contato e os danos (físicos ou psicológicos) provocados".

 

O magistrado frisou que a opção legislativa foi "pela absoluta intolerância com atos de conotação sexual com pessoas menores de 14 anos, ainda que superficiais e não invasivos".

 

Pessoal, esse tema é bastante importante, com relação aos crimes em espécies descritos no Código Penal, os últimos certames estão tendo a predileção no capítulo contra a liberdade sexual. Espero que está explicação seja de grande valia para os seus estudos!

Abraço e bom estudo!

Rafael Bravo                           11/12/22

Instagram com dicas:

@rafaelbravog e @cursosaberjuridico

Seja aprovado para a Defensoria estudando comigo! Clique aqui!

 

me siga no Youtube para mais dicas de estudos! canal do youtube: https://bit.ly/3vNKVHv

 

Grupo do Whatsapp: https://bit.ly/3QpSa09

 

 

 

 

  

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!