Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO PARA DICAS, SORTEIOS, LIVES, NOTÍCIAS E MUITO MAIS

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI

PERSPECTIVAS DE NOMEAÇÕES NO MPU

Olá amigos, bom diaaa! 

Tenho acompanhado os debates para formação da lista tríplice para PGR e, consequentemente acompanhado as discussões sobre pessoal (ampliação/redução do quadro). 

Infelizmente as perspectivas de nomeações no MPU não são boas, em virtude da grande limitação orçamentária e da nova realidade fiscal imposta pela Emenda Constitucional 95 (PEC do Teto). 

A verdade é que o MPU está encolhendo. Unidades do MPF estão se fechando Brasil a fora, unidades do MPT já se fecharam.

Soma-se a isso a virtualização que já chegou na maioria das unidades do MPF. Na minha unidade mesmo, há pouco tempo 90% do trabalho era físico. Mas daqui a 1/2/3 anos, 80% do trabalho será eletrônico. 

Nesse contexto, a palavra de ordem no MPU é contenção de gastos, o que implica menos nomeação de servidores. 

A ideia, aparentemente, é repor apenas o necessário e utilizar melhor os recursos humanos disponíveis. 

Disso tiramos algumas conclusões:
1- A nomeação de técnicos será em número menor do que esperamos, pois o trabalho do técnico está diminuindo. Serviços administrativos são cada vez menos em uma PRM, por exemplo. Possivelmente muitos técnicos aposentados/exonerados não serão repostos, se não houver efetiva necessidade de reposição. 
Há unidades com número de técnicos maior do que o necessário, e essas unidades certamente não terão os técnicos repostos, o que implica menos nomeação. 

2- Para analista, por sua vez, indica-se que haverá apenas reposição de pessoal. O MPF não vai mais se expandir, não se criarão novos ofícios e unidades, logo não haverá ampliação do quadro, mas sim e tão somente reposição pontual de servidores. As nomeações, então, também não devem ser muitas, como nos tempos de vacas gordas. 

Diante disso, a nossa dica é: CONTINUE ESTUDANDO! PARE APENAS QUANDO SEU NOME ESTIVER EFETIVAMENTE NO DIÁRIO OFICIAL. 

Antes da nomeação tudo é expectativa de direito, e em tempos de crise não crise não confie em expectativas. 

Desculpem pelas notícias negativas meus amigos. 

Eduardo, em 13/06/2019
No Instagram @eduardorgoncalves

4 comentários:

  1. E quanto à previsão anterior que você disse que seriam chamados mais de 1000 pessoas? Acha que não ocorrerá?

    ResponderExcluir
  2. Estima um número de analistas nomeados no DF?

    ResponderExcluir
  3. Isso não é exclusividade do MPU. Vários órgãos estão fazendo concursos para carreiras de apoio e não convocam ninguém ou quase ninguém. Diversos tribunais e MPs pelo Brasil. Na JT as nomeações foram suspensas por tempo indeterminado, tenho íntima convicção que a próxima será a JF.

    ResponderExcluir
  4. Ah, e obrigado pela sinceridade do post.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.