Quem passa diariamente por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO PARA DICAS, SORTEIOS, LIVES, NOTÍCIAS E MUITO MAIS

DICAS - COMO SE PREPARAR PARA A 2ª FASE DA DEFENSORIA


Olá prezados!

Aqui é Rafael Bravo, Defensor Federal, editor do blog e professor no Curso Clique Juris (www.cursocliquejuris.com.br).

Iniciamos mais uma semana de estudos e desejo ânimo e perseverança para todos!! O caminho é árduo mas lembre-se que todo esforço será recompensado!

Na última semana tem conversado com vários alunos que se encontram bem classificados ou com chances de se classificar para a 2ª fase da DPE-RS! Para essa turma, parabéns! Passar pela peneira da fase objetiva não é tarefa fácil e se você fez uma boa pontuação significa que está no caminho certo!

Após conversar com alguns candidatos verifiquei que algumas dúvidas surgiram e que são comuns para quem se preparar para as carreiras jurídicas! Assim, resolvi aproveitar o espaço para passar algumas dicas para vocês sobre como se preparar para a 2ª fase da Defensoria!

O que eu passar aqui através dessa postagem, na verdade, se aplica aos concursos da Defensoria em geral, e não só da DPE-RS. São dicas gerais para direcionar o aluno, já que o concurseiro em muitos casos se concentra em estudar para as provas objetivas. Quando passa para a prova discursiva e de peças, geralmente o candidato acaba tendo dúvida sobre que passo tomar, qual caminho seguir.

Vamos passo-a-passo sobre como você deve se preparar.

1) Qual material eu utilizo como base de estudos?
Caros, muitos alunos me perguntaram sobre livros e o que adquirir de material para a 2ª fase da Defensoria.

A dica que eu passo agora para vocês é: não saia comprando livros novos. Estude pelo seu material! Se você conseguiu passar para a 2ª fase é devido o seu material... Ler livros novos e correr atrás de novos materiais pode ser um “tiro no pé”, pois o candidato possui pouco tempo para se preparar para a fase discursiva e vai ter que ler um material do zero, sublinhar, absorver seu conteúdo. Tudo isso demanda muito tempo e você pode acabar deixando outras disciplinas sem o devido estudo.

Nesses casos, mais vale o seu material base, que já foi lido, sublinhado, estudado, e que lhe permitiu ir para a 2ª fase!

O momento é de revisão. Estude os pontos que você não conseguiu focar para a fase objetiva, procure sanear lacunas que você tenha da matéria e faça exercícios para direcionar o foco dos seus estudos.

Rafael, mas tem uma disciplina que eu não tenho material ou meu caderno/resumo não é bom. O que eu faço?

Nesse caso, se você não tem um bom material e chutou nas questões objetivas (fé e sorte também salvo o candidato rsrs), acredito que você possa então adquirir uma sinopse para aprofundar mais seus estudos.

2) Como fazer exercícios?
Além dos cursos preparatórios, que oferecem treinamento (O clique é um deles J http://cursocliquejuris.com.br/produto/78/turma-de-simulados-2-fase-dpe-rs) o aluno pode adquirir os livros de questões discursivas da Defensoria Pública e provas comentadas.

Nessa etapa, o treinamento é fundamental, pois a banca quer verificar a escrita do candidato, sua organização e se o mesmo consegue solucionar os casos concretos tratados na prova com a cabeça de um Defensor e com maturidade.

Portanto, não basta apenas escrever bem! Tem que demonstrar para o examinador que você tem espírito de Defensor(a) e que pensa já como um membro da Defensoria.

Ainda, os enunciados (principalmente das peças práticas) geralmente trazem diversos dados e informações relevantes, que permitem o manuseio de teses defensivas! Nesse caso, o treinamento permite que você leia o enunciado, identifique as teses importantes que a banca quer que você trabalhe na prova e faça uma boa peça!

Logo, recomendo fortemente que vocês revisem o material de vocês e separem um tempo do seu dia para responder uma questão discursiva ou fazer uma peça.

Outro ponto importante: cronometre seu tempo! Tente escrever a peça em 2 horas e responder uma questão discursiva de 30, 40 linhas em 30, 40 minutos.

As provas da Defensoria, geralmente, trazem uma peça prática e 2 a 4 questões discursivas por turno, sendo que a duração da prova é de 4 a 5 horas. Portanto, treinar o seu tempo é importante!

3) Estude a banca e a Defensoria!
Uma última dica que gostaria de destacar para vocês é: estude a banca examinadora!

A banca examinadora nos concursos da Defensoria, em sua esmagadora maioria, é composta por Defensores, de modo que as questões costumam ser mais práticas e envolver casos concretos do dia-a-dia da DPE.

É possível, entretanto, que questões teóricas sejam cobradas na prova e pode acontecer de um examinar cobrar um tema que ele tem preferência, predileção e que é especialista no assunto. Portanto, não custa nada ficar atento(a) aos membros da banca.

Rafael, vou ter que ler os livros dos examinadores? Não, pois não temos tempo para isso. Mas leiam um ou outro artigo mais curto se for o caso ou faça uma leitura vertical da tese principal do livro ou dissertação do examinador só para, caso seja cobrado, você ter alguma base para responder. Não precisa se especializar no assunto que o examinador estuda.

O que indico para os alunos também é que você estude a instituição que você está pleiteando uma vaga! DPE-RS, por exemplo. Recomendo aos alunos que irão fazer a prova da Defensoria do Rio Grande do Sul que fiquem atentos ao site da defensoria e vejam os casos mais recentes, mais emblemáticos da Defensoria local.
Vale relembrar que como a banca é composta por defensores, algum daqueles casos que a DPE tem se dedicado pode cair na sua prova!

Para quem necessitar de mais dicas, estou à disposição no meu email e instagram.
Espero ter ajudado a todos que se preparam para uma prova discursiva! Estudem com foco e determinação pois a aprovação está mais próxima do que você imagina!

Abraço e contem comigo!
Rafael Bravo                                                                                         em 25/06/2018.
Instagram: @rafaelbravog
e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES e @MEUESQUEMATIZADO