Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

Quais são os requisitos para configuração do crime do art. 89 da Lei 8.666/93?

Olá meus queridos!!!

Hoje sem muita delonga vamos direto ao tema.

Quais são os requisitos para configuração do crime do art. 89 da Lei 8.666/93?

Inicialmente é necessário lembrar de que crime estamos tratando.

O art. 89 da Lei de Licitações tipifica dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade de licitação.

Até aqui tudo ok.

Passa-se a análise dos requisitos para a configuração do delito aqui estudado:

Para a configuração deste crime, basta o dolo genérico de dispensar ou inexigir licitação com os descumprimentos das formalidades?

Não. Além deste dolo genérico, é também exigido um dolo específico, ou seja, a intenção de causar dano ao erário ou de gerar o enriquecimento ilícito das pessoas envolvidas.

Além disso, segundo o STF, existe o descumprimento das formalidades mais violação aos princípios da administração pública, ou seja, o descumprimento das formalidades deve ser somado a graves violações aos princípios da administração pública.

Por fim, deve-se esclarecer que a Suprema Corte entendeu que não haverá crime se a decisão do administrador de deixar de instaurar licitação para a contratação de determinado serviço foi amparada por argumentos previstos em pareceres (técnicos e jurídicos) que atenderam aos requisitos legais, fornecendo justificativas plausíveis sobre a escolha do executante e do preço cobrado. Exceção a essa regra seria o caso de haver provas de que o administrador estaria em conluio com os pareceristas, com o objetivo de fraudar o procedimento de contratação direta. Ausentes essas provas, não há crime por falta de conduta dolosa do gestor público.

É isso meus amigos.
Grande Abraço.
Rafael Formolo

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!