Bom dia meus amigos, tudo bem?
Já caiu em concurso de delegado e de MP a seguinte pergunta:
Denomina-se abigeato o furto de:
a- a subtração de veículo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior.
b- a subtração de energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.
c- a subtração de coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência.
d- a subtração for de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego.
e- a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.
Essa é uma questão bastante simples, mas que exige conhecimento de terminologia, o que é cada vez mais relevante para concursos.
Tradicionalmente o conceito de abigeato é "significa o furto de animais mansos, de uma determinada propriedade, e que estejam em currais, piquetes e corredores".
A prática é tipificada no Código Penal como furto, mas também como receptação, em virtude de endurecimento penal em relação a tal conduta:
Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
§ 6o A pena é de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos se a subtração for de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes no local da subtração.
Art. 180-A. Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização, semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, que deve saber ser produto de crime:
Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
Veja-se que o tipo abrange semovente domesticável de produção (vacas, boias, cavalos etc), ainda que abatidos ou divididos em partes. Ou seja, visa-se a proteger aqueles animais que podem se constituir rebanhos.
Não são objeto do crime:
1- Animais selvagens.
2- Animais domésticos que não voltados a ideia de produção em rebanho.
Vejam que pela estrutura do crime de furto o abigeato é uma espécie de furto qualificado.
A causa de aumento do parágrafo primeiro do art. 155 do CP incide no abigeato, que está tipificado no parágrafo sexto?
R= Eis o que diz o parágrafo primeiro do art. 155 - § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno.
O STJ entende que essa causa de aumento não se aplica ao furto qualificado.
Segundo a jurisprudência do STJ, a causa de aumento de pena do parágrafo 1º não se aplica ao furto qualificado (STJ. 3ª Seção. REsp 1890981-SP, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 25/05/2022 (Recurso Repetitivo – Tema 1087) (Info 738).
É possível o furto duplamente qualificado?
R= Sim, se o agente usar chave falsa, estiver em concurso com duas ou mais pessoas e subtrair algumas vacas ele será condenado pelas qualificadoras do parágrafo quarto, usando a qualificadora do parágrafo sexto como circunstância desfavorável na primeira etapa da pena.
Atenção alunos de MPE para a correta tipificação do abigeato em eventual segunda fase. Verificar se há qualificadoras do parágrafo quarto e não esquecer de imputá-las.
Não imputar a causa de aumento do parágrafo primeiro, conforme entendimento do STJ.
Certo amigos?
Eduardo, em 9/9/24
No instagram @eduardorgoncalves
Como o STJ alterou seu entendimento em 2022 (REsp 1.888.756, Terceira Seção, Dje 27.06.2022, Tema RR 1087), para afastar a aplicação da majorante de furto noturno nas figuras qualificadas, o mesmo também não se aplicaria ao abigeato?
ResponderExcluirSó há de se levar em consideração a mudança de entendimento do STJ a respeito da incidência da majorante às qualificadoras. A Corte Superior passou a entender pela inaplicabilidade, salvo engano/desatualização de minha parte. STJ. 3ª Seção. REsp 1.890.981-SP, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 25/05/2022 (Recurso Repetitivo – Tema 1087
ResponderExcluirMas e como fica a decisão do STJ de que no furto qualificado não se aplica a causa de aumento do repouso noturno? Tema 1087?
ResponderExcluirué, o STJ não decidiu que a causa de aumento do repouso noturno é inaplicável ao furto qualificado diante da posição topográfica?
ResponderExcluirFala, Eduardo. Cara, segundo a jurisprudência do STJ, a causa de aumento de pena do parágrafo 1º não se aplica ao furto qualificado (STJ. 3ª Seção. REsp 1890981-SP, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 25/05/2022 (Recurso Repetitivo – Tema 1087) (Info 738).
ResponderExcluirNesse caso então não se aplica o Tema Repetitivo 1087 do STJ: "A causa de aumento prevista no § 1° do art. 155 do Código Penal (prática do crime de furto no período noturno) não incide no crime de furto na sua forma qualificada (§ 4°)."?
ResponderExcluirAmigos, a postagem é de 2020, ainda não havia esse posicionamento do STJ. Diante dessa alteração, não se aplica a majorante do furto noturno ao furto qualificado (aqui incluído também o abigeato).
ResponderExcluir