//]]>

Dicas diárias de aprovados.

google.com, pub-6565334921576955, DIRECT, f08c47fec0942fa0

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

CF EM 20 DIAS - INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCA NOSSO DESAFIO DE COMEÇO DE ANO.

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias já tem data para começar.  Ele está marcado para ter início no di...

PERDA DE UMA CHANCE POR FALHA DE ADVOGADO, É POSSÍVEL? O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE.

Olá meus amigos, tudo bem? 


Imaginem o seguinte item em concurso público: 


O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA ENCAMPA A TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE PARA SITUAÇÕES ENVOLVENDO ATUAÇÃO FALHA DE ADVOGADOS. 


Você marcaria C ou E? 


O item está CERTO. Vamos ver o julgado do STJ sobre o tema. 


O que é a perda de uma chance? 


Origem: 

A chamada teoria da responsabilidade civil pela perda de uma chance, cuja origem remonta, para alguns, ao caso inglês Chaplin v. Hicks, decidido pela Corte de Apelação em 1911; para outros, à jurisprudência francesa do fim do século XIX (Cf. FURLAN, Alessandra Cristina. Responsabilidade civil pela perda de uma chance. Revista de Direito Civil Contemporâneo. vol. 10. ano 4. p. 123-124. São Paulo: Ed. RT, jan.-mar. 2017).


Conceito:

Teoria que visa a estabelecer a responsabilidade civil em virtude da perda de uma oportunidade de se obter uma vantagem. 

Ou seja, o dano decorrente da perda de oportunidade de se obter uma vantagem não pode ser confundido com o dano da perda da vantagem esperada. A perda da chance constitui um dano jurídico certo, passível de indenização. Ao contrário, o segundo dano é incerto, considerando-se que a interrupção na seqüência dos atos impossibilita a previsão da ocorrência (ou não) da vantagem, se o ato ilícito não tivesse sucedido. A situação é definitiva e não poderá ser modificada. (FURLAN, Alessandra Cristina. Responsabilidade civil pela perda de uma chance. Revista de Direito Civil Contemporâneo. vol. 10. ano 4. p. 128. São Paulo: Ed. RT, jan.-mar. 2017).

A referida teoria não busca, é certo, reparar a simples esperança subjetiva, mas a perda de uma oportunidade real de obter uma vantagem ou de afastar um prejuízo.


Requisitos para aplicação:

No julgamento do REsp 1254141/PR, esta Terceira Turma fixou o entendimento de que a aplicação da teoria da perda de uma chance demanda o preenchimento dos seguintes pressupostos: a) de uma chance concreta, real, com alto grau de probabilidade de obter um benefício ou sofrer um prejuízo; b) que a ação ou omissão do defensor tenha nexo causal com a perda da oportunidade de exercer a chance (sendo desnecessário que esse nexo se estabeleça diretamente com o objeto final);e c) atentar para o fato de que o dano não é o benefício perdido, porque este é sempre hipotético. (REsp 1254141/PR, TERCEIRA TURMA, julgado em 04/12/2012, DJe 20/02/2013).


Perda de uma chance por atuação insuficiente de advogado:

Deve-se destacar, no entanto, que, “no caso de responsabilidade de advogados por condutas acoimadas de negligentes, e diante do aspecto relativo à incerteza da vantagem não experimentada, as demandas que invocam a teoria da perda de uma chance devem ser solucionadas a partir de detida análise acerca das reais possibilidades de êxito do postulante, eventualmente perdidas em razão da desídia do causídico” (REsp 993.936/RJ, QUARTA TURMA, julgado em 27/03/2012, DJe 23/04/2012). No mesmo sentido: AgInt no AREsp 1333056/PR, QUARTA TURMA, julgado em 17/12/2019, DJe 03/02/2020; REsp 1758767/SP, TERCEIRA TURMA, julgado em 09/10/2018, DJe 15/10/2018. 

Assim, a falha na prestação de serviços advocatícios, caracterizada pela ausência de qualquer atuação do advogado na demanda para a qual foi contratado, pode, em tese, caracterizar responsabilidade civil pela perda de uma chance, desde que houvesse efetiva probabilidade de sucesso, não fosse a conduta desidiosa do causídico. 

Ref. REsp 1877375. 


Certo gente? 


Eduardo, em 03/10/2023

No instagram @eduardorgoncalves 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!