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ESTADOS E MUNICÍPIOS PODEM DEFINIR OS VALORES QUE ENTENDEM DEVIDOS POR MEIO DE RPV (REQUISIÇÃO DE PEQUENO VALOR)?

Olá pessoal, tudo bem?


A CF, vocês sabem, diz que em regra a Fazenda Pública paga seus débitos judiciais por meio de precatório, que pode ser dispensado para pagamento de obrigações de pequeno valor (conhecido como RPV).  

Veja-se o que diz a CF:

Art. 100. Os pagamentos devidos pelas Fazendas Públicas Federal, Estaduais, Distrital e Municipais, em virtude de sentença judiciária, far-se-ão exclusivamente na ordem cronológica de apresentação dos precatórios e à conta dos créditos respectivos, proibida a designação de casos ou de pessoas nas dotações orçamentárias e nos créditos adicionais abertos para este fim. 

§ 3º O disposto no caput deste artigo relativamente à expedição de precatórios não se aplica aos pagamentos de obrigações definidas em leis como de pequeno valor que as Fazendas referidas devam fazer em virtude de sentença judicial transitada em julgado. 


A própria CF defini os valores dos RPVs: 

* União - 60 salários-mínimos. 

Estados e DF - 40 salários-mínimos. 

Municípios- 30 salários-mínimos.


Vejam só: 

Art. 87. Para efeito do que dispõem o § 3º do art. 100 da Constituição Federal e o art. 78 deste Ato das Disposições Constitucionais Transitórias serão considerados de pequeno valor, até que se dê a publicação oficial das respectivas leis definidoras pelos entes da Federação, observado o disposto no § 4º do art. 100 da Constituição Federal, os débitos ou obrigações consignados em precatório judiciário, que tenham valor igual ou inferior a:         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002)

I - quarenta salários-mínimos, perante a Fazenda dos Estados e do Distrito Federal;         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002)

II - trinta salários-mínimos, perante a Fazenda dos Municípios.         (Incluído pela Emenda Constitucional nº 37, de 2002)

Parágrafo único. Se o valor da execução ultrapassar o estabelecido neste artigo, o pagamento far-se-á, sempre, por meio de precatório, sendo facultada à parte exeqüente a renúncia ao crédito do valor excedente, para que possa optar pelo pagamento do saldo sem o precatório, da forma prevista no § 3º do art. 100.   


Agora a pergunta, Estados e Municípios podem alterar esses valores, aumentando ou diminuindo? 

R= Sim, as unidades federadas podem fixar os limites das respectivas requisições de pequeno valor em patamares inferiores aos previstos no artigo 87 do ADCT, desde que o façam em consonância com sua capacidade econômica. 

É importante dizer que a aferição da capacidade econômica, para este fim, deve refletir não somente a receita, mas igualmente os graus de endividamento e de litigiosidade do ente federado. 

Frisa-se, ainda que a  ausência de demonstração concreta da desproporcionalidade na fixação do teto das requisições de pequeno valor impõe a deferência do Poder Judiciário ao juízo político-administrativo externado pela legislação local, ou seja, salvo manifesta desproporcionalidade o judiciário deve seguir o que a lei local dispuser a respeito. 


Certo gente? Tema certo nas próximas provas.


Eduardo, em 13/10/22

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