Dicas diárias de aprovados.

NÃO SABE COMO COMEÇAR OS ESTUDOS PARA CONCURSOS? DICAS AQUI

Olá meus amigos, bom dia a todos e todas.

Recebo muitas dúvidas de vocês, concurseiros, sobre como começar os estudos para concursos, o que fazer quando não se sabe muita coisa. 

Quando eu comecei o problema era a ausência de informação. Hoje o excesso delas.

Então, hoje, criei essa postagem para te dizer, mais ou menos, como começar seus estudos para concursos. Vou falar o que eu faria se estivesse em seu lugar. 

Primeiro, entendam que vocês não começarão da forma perfeita. Não vão conseguir cumprir metas pesadas e as vezes nem metas leves e isso é normal. 

Dia após dia, vamos melhorando e aprimorando a nossa rotina. Nesse primeiro momento foque no feito e não no perfeito

Nesse sentido, meu primeiro passo seria conversar com algum aprovado ou tentar aprender muito com um deles. 

Para esse primeiro ponto eu recomendo ler o blog integralmente . Foque nas postagens que não envolvam conteúdo jurídico, mas sim organização dos estudos, depoimentos de aprovados etc. 

Aqui no blog vocês encontram de tudo: bibliografia, como montar um quadro horário, como selecionar os materiais, como fazer questões e ler informativos

Então, pessoal, tirem 3 dias e dediquem ao blog no começo da sua jornada. Serão três dias que podem te valer economia de anos de estudo. 

O segundo passo, selecione bons materiais sempre inspirado em uma fonte confiável de bibliografia. Não comece comprando todas as obras, mas sim e apenas: um VadeMecum, uma obra de constitucional e uma de administrativo

Sim, comece com as duas matérias mais básicas para concursos. Você vai penar no começo, mas já vai entrando no ritmo para as demais. Nada que estudar nessas matérias será perdido. 

Muito alunos começam com civil, mas essa é uma matéria que tem estratégia melhor e que permite que o aluno não estude tudo. 

Administrativo e Constitucional não: tudo será aproveitado. 

Não se preocupe com jurisprudência. No começo dos estudos ainda não é hora de estudá-la. 

Outra dica que dou é quando começar a estudar, tente criar uma rotina de pelo menos 2h/3h de estudos. No começo não precisa nem ser 2h/3h seguidas, mas é importante que já comecem com esse número para irem criando o hábito. Vão aumentando aos poucos

Também não recomendamos tentar ler 20, 30 páginas por hora. Você não aprenderá muita coisa. Concurso se faz estudando pouco conteúdo por dia, mas que no longo prazo será muita coisa. Foco em aprender e não em ler. Quantidade não é qualidade amigo iniciante

Pesquise sobre cursinhos. Particularmente gosto de cursinhos para carreiras jurídicas e recomendo a meus alunos. 

Essas são as duas dicas básicas: 1- comece pelo blog; 2- comece com administrativo e constitucional.

E a terceira, não queira começar de forma perfeita, pois a busca da perfeição (em qualquer momento, mas nesse começo especialmente) gera muita expectativa e frustrações. 

Certo amigos? 

Um abraço meus amigos. 

Eduardo, em 6/6/22
NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES

3 comentários:

  1. Obrigada! Com certeza vou seguir essas dicas. Estou tentando começar, mas justamente esse excesso de informação tem me deixado perdida.. já comprei materiais, cursos, tentei seguir metas e a sensação que tenho é que ainda não consegui começar "pra valer".

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!