Dicas diárias de aprovados.

VAI CAIR NAS DEFENSORIAS PÚBLICAS! DEFENSOR PÚBLICO E ATUAÇÃO EM JUÍZO NA DEFESA DE FUNÇÕES INSTITUCIONAIS

Olá queridas e queridos! Como estão os estudos? Espero que estejam firmes!!!! Marco Dominoni aqui trazendo um conteúdo relevante na preparação de vocês que estão estudando para os concursos de defensorias. Abaixo seguem as principais informações sobre um recente julgado - que vai cair na tua prova! 

Defensoria Pública. Defesa judicial das prerrogativas institucionais. Mandado de segurança impetrado por Defensor Público. Cabimento. Atribuição não exclusiva do Defensor-Geral. Princípios da unidade e da indivisibilidade. 

“Inicialmente cumpre salientar que, a Defensoria Pública estadual, representada pelo Defensor Público, possui legitimidade para impetrar mandado de segurança em defesa das funções institucionais e prerrogativas de seus órgãos de execução, conforme se depreende da leitura do artigo 4°, IX, da Lei Complementar n. 80/1994, que 'organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios e prescreve normas gerais para sua organização nos Estados, e dá outras providências'. 

O acórdão recorrido, com base no disposto no art. 100, da Lei Complementar n. 80/1994, entende caberia com exclusividade ao Defensor Público-Geral do Estado a legitimidade ativa para impetrar mandado de segurança em defesa das funções institucionais do órgão. Tal compreensão, todavia, não se extrai do sistema da Lei Complementar n. 100/1994, cujo art. 3° dispõe que são princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Nesse sentido, a doutrina afirma que 'em virtude da unidade da Instituição, os atos praticados pelo Defensor Público no exercício de suas funções não devem ser creditados ao agente, mas atribuídos à própria Defensoria Pública a qual integra', o que é reforçado também pelo princípio da indivisibilidade, corolário daquele, que estabelece que, 'quando um membro da Defensoria Pública atua, quem na realidade está atuando é a própria Defensoria Pública; por isso, a doutrina tem reconhecido a fungibilidade dos membros da Instituição'

O art. 100 da Lei Complementar n. 80/1994, ao atribuir ao Defensor Público-Geral a representação judicial da Defensoria Pública do Estado, não exclui a legitimidade dos respectivos órgãos de execução - os defensores públicos atuantes perante os diversos juízos - de impetrar mandado de segurança na defesa da atuação institucional do órgão. Caso se cuidasse de discussão a propósito de ato da esfera de competência do próprio Defensor Público-Geral, como a lotação de defensores pelas comarcas, a legitimidade para representar judicialmente a instituição seria privativa da referida autoridade. Como exemplos, citam as razões de recurso as ações civis públicas ajuizadas no Estado em desfavor da instituição para que as comarcas do interior tenham defensor.” RMS 64.917/MT, Rel. Min. Maria Isabel Gallotti, Quarta Turma, por unanimidade, julgado em 07/06/2022, DJe 10/06/2022.

A grande sacada é que todas as vezes que vocês identificarem a incidência na questão do princípio da unidade, vocês podem (e devem) fazer referência ao princípio da indivisibilidade, beleza?

Informação bem direto ao ponto, mas um conteúdo que vai cair.

Fiquem com Deus, e contem sempre comigo para a caminhada de vocês.

@dominoni.marco no Instagram.


PS1.: como venho dizendo a vocês, estou formando uma comunidade de ajuda mútua aos concursandos no Telegram. Eu recebi muita ajuda na minha trajetória, e chegou a vez de ajudar o máximo de pessoas. CLIQUE AQUI para participar.

PS2.: há um tempo eu gravei um vídeo muito legal para meu canal no You tube. CLIQUE AQUI e assistam.

PS3.: só mais uma coisa - a partir da semana que vem eu vou publicar vídeos no meu canal do YouTube regularmente. Vou começar com os treinamentos de prova oral que fiz com minha aluno Érika, e que a levaram à ser a 3ª maior nota da prova oral do concurso de Delta Federal. Imperdível. INSCREVA-SE NO CANAL e ative o sininho das notificações.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!