Dicas diárias de aprovados.

COMO SE LIVRAR DO SENTIMENTO DE CULPA QUE ACOMPANHA OS CONCURSANDOS?

Olá, queridas e queridos! Como estão? Espero que bem...

Eu sou o Marco Dominoni e o papo de hoje trata de um sentimento que acompanha não somente os concursandos: o sentimento de culpa.

Seja qual for o motivo, o concursando está sempre se sentido culpado: seja pelo amiguinho das redes sociais que estuda 12 horas por dia (e eu não consigo ficar 1 horas longe do zap), seja por que deixou de cumprir uma meta... enfim, são vários os porquês. E eu hoje queria trazer uma técnica aqui para vocês se livrarem, uma vez por todas, desse sentimento que pode, em muito, prejudicar o estudo de vocês.

Primeiro eu quero dizer que nenhuma preparação, por melhor que seja, é perfeita! Nenhuma! Então, não espere que a tua preparação não tenha falhas - estabelecer as expectativas corretas é um passo importante em qualquer projeto que você inicia. Então, não espere que a tua jornada seja perfeita! Não será! E está tudo bem, ok?

Isso não significa que você tem que se conformar com aquilo que te impede de cumprir o que você se propôs. Não é isso que estou falando. Estou dizendo que a jornada não é linear. Problemas acontecem com todos, inclusive com você.

O segundo ponto é que você precisa estar consciente do que está acontecendo e que está te atrapalhando no cumprimento do planejado: o acontecimento fugiu totalmente do teu controle? Foi um imprevisto? Então está tudo bem! Você não tinha mesmo o que fazer! Isso te impediu de estudar hoje? Ok! Amanhã não vai acontecer novamente, e você vai conseguir estudar normalmente. 

Mas se o que te impediu de cumprir as tuas metas estava dentro do que você poderia ter feito, você precisa identificar e corrigir! Para não acontecer nunca mais! Por exemplo: acordei 2 horas mais tarde hoje porque fiquei vendo filme "nada a ver" ontem até mais tarde? Isso está dentro daquilo que você pode (e deve) fazer! Então, não permita, nunca mais, que isso ocorra! Aquilo que te deixa mais longe do teu sonho não pode acontecer mais de uma vez! Mas uma vez identificado isso, passe por cima! Supere! E não permita que isso atrapalhe mais do que aquele dia de estudos!

Tem gente que, por carregar esse sentimento de culpa (meu Deus, eu deixei de estudar pois acordei mais tarde do que o devido...) fica pensando nisso por mais de um dia! Atrapalha não somente o dia do descumprimento da meta! Não carregue essa corrente, ok? Hoje não consegui, mas amanhã vou conseguir! Não alimente esse pensamento negativo, de derrota.

E mais: substitua o pensamento ruim rápido! Augusto Cury diz que se você não fizer isso (substituir o pensamento negativo) em menos de 5 segundos, ele se instala e você o carrega por muito tempo, com efeito não desejados! Então, supera... já dizia a poeta...srsrsrs

Bjo no coração, fiquem com Deus e contem sempre comigo para o que precisar.

Dominoni (@dominoni.marco)

PS1.: comecei a postar no meu canal do you tube uma série de vídeos, começando pelos meus treinamentos de prova oral. CLIQUE AQUI e aproveite.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!