Olá pessoal, tudo bem?
Hoje vou dar uma dica para quem estuda principalmente para o MPE e MPF, que é a importância de conhecer os entendimentos e normativos internos da Instituição.
Primeiro, se a banca for contratada (CEBRASPE, FGV etc), óbvio que é relevante conhecer os normativos mais importantes do MPE escolhido, mas aqui essa relevância não é tãoooo grande. É algo para se previnir, mas com chances menores de ser cobrado. Algumas leis são essenciais, como a Lei Orgânica do MP Local, entretanto os enunciados do CSMPE, por exemplo, acabam sendo irrelevantes nesses casos.
Agora, se estamos diante de banca própria, aí sim a importância de conhecer os enunciados e atos infralegais expedidos pelo Conselho redobra.
Nesses casos, por exemplo, interessante conhecer os normativos sobre ANPP, ANPC, ICP, NF, PA, bem como a jurisprudência consolidada por meio de enunciados, como os enunciados das CCRs do MPF.
Vejam, por exemplo, que a jurisprudência não aceita o princípio da insignificância no crime de contrabando. Isso é pacífico no STF e STJ.
Já a 2 CCR do MPF aceita:
É cabível o arquivamento de investigações criminais referentes a condutas que se adéquem ao contrabando de cigarros quando a quantidade apreendida não superar 1.000 (mil) maços, seja pela diminuta reprovabilidade da conduta, seja pela necessidade de se dar efetividade à repressão ao contrabando de vulto. As eventuais reiterações serão analisadas caso a caso.
Os enunciados das CCRs, para quem estuda para o MPF, são obrigatórios, especialmente os da 2 e 5 CCRs.
Em resumo:
Banca contratada - saber ao menos a Lei Orgânica.
Banca própria - saber os normativos legais (LO) + os infralegais relevantes (ICP, NF, PIC, PA, ANPP, ANPC etc) + Enunciados dos órgãos de revisão, especialmente os da CCRs no caso do MPF.
Certo gente?
Eduardo, em 30/8/22
No instagram @eduardorgoncalves
Eduardo, vc pode fazer um post falando sobre remuneração dos trf's como juiz federal?
ResponderExcluirEu amava esses enunciados quando estagiava no MPF, resolvia tantos casos de forma célere.
ResponderExcluir