Dicas diárias de aprovados.

IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS ENTENDIMENTOS INSTITUCIONAIS EM CASO DE BANCA PRÓPRIA de MPE e MPF

Olá pessoal, tudo bem? 


Hoje vou dar uma dica para quem estuda principalmente para o MPE e MPF, que é a importância de conhecer os entendimentos e normativos internos da Instituição. 


Primeiro, se a banca for contratada (CEBRASPE, FGV etc), óbvio que é relevante conhecer os normativos mais importantes do MPE escolhido, mas aqui essa relevância não é tãoooo grande. É algo para se previnir, mas com chances menores de ser cobrado. Algumas leis são essenciais, como a Lei Orgânica do MP Local, entretanto os enunciados do CSMPE, por exemplo, acabam sendo irrelevantes nesses casos. 


Agora, se estamos diante de banca própria, aí sim a importância de conhecer os enunciados e atos infralegais expedidos pelo Conselho redobra. 


Nesses casos, por exemplo, interessante conhecer os normativos sobre ANPP, ANPC, ICP, NF, PA, bem como a jurisprudência consolidada por meio de enunciados, como os enunciados das CCRs do MPF. 


Vejam, por exemplo, que a jurisprudência não aceita o princípio da insignificância no crime de contrabando. Isso é pacífico no STF e STJ. 


Já a 2 CCR do MPF aceita: 

É cabível o arquivamento de investigações criminais referentes a condutas que se adéquem ao contrabando de cigarros quando a quantidade apreendida não superar 1.000 (mil) maços, seja pela diminuta reprovabilidade da conduta, seja pela necessidade de se dar efetividade à repressão ao contrabando de vulto. As eventuais reiterações serão analisadas caso a caso.


Os enunciados das CCRs, para quem estuda para o MPF, são obrigatórios, especialmente os da 2 e 5 CCRs


Em resumo: 

Banca contratada - saber ao menos a Lei Orgânica. 

Banca própria - saber os normativos legais (LO) + os infralegais relevantes (ICP, NF, PIC, PA, ANPP, ANPC etc) + Enunciados dos órgãos de revisão, especialmente os da CCRs no caso do MPF. 

 

Certo gente? 


Eduardo, em 30/8/22

No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Eduardo, vc pode fazer um post falando sobre remuneração dos trf's como juiz federal?

    ResponderExcluir
  2. Eu amava esses enunciados quando estagiava no MPF, resolvia tantos casos de forma célere.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!