Dicas diárias de aprovados.

COMO TOMAR A DECISÃO DE ESTUDAR PARA CONCURSOS?

 Olá meu caros!

 

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante e que diz respeito a decisão de começar a estudar para concursos, que é um momento importante nas nossas vidas!

 

Todos nós sabemos que o estudo para concursos envolve certas renúncias, investimento de tempo, dinheiro e energia. Não é um caminho fácil, mas que vale a pena o esforço! Como sempre digo para meus alunos, no estudo para concursos, todo sacrifício será recompensado depois! Por isso, não desista!

 

Portanto, a decisão de iniciar a sua preparação para os concursos e buscar o cargo dos seus sonhos tem que ser motivada, não pelo medo, por sentimentos de preocupação, e sim encarada com alegria, otimismo, imaginando como será bom ter seu cargo!

 

Existe um filósofo que diz que quando nós somos influenciados por sentimentos tristes, de medo, insegurança, por exemplo, nossa potência diminui, ou seja, a possibilidade de tomar uma decisão ruim aumenta.

 

Quando somos influenciados por sentimentos felizes, como alegria, esperança, a nossa potência individual aumenta e temos mais chances de acertar em nossas decisões, enfrentar desafios com criatividade.

 

Esse filósofo se chama Baruch de Spinoza e tive a oportunidade de ler suas obras no mestrado que fiz, onde conheci pessoas fantásticas e ótimos professores! Desde então, sempre vejo como é atual o pensamento de Spinoza, já que vejo a aplicabilidade dos seus ensinamentos diariamente.

 

Quando estudamos para concurso por medo, ou seja, receio de ficar desempregado, por exemplo, de não ter dinheiro ou porque queremos na verdade corresponder à expectativa de outras pessoas, geralmente essa decisão de se lançar nos concursos acaba não sendo muito boa.

isso porque muitos desistem, acabam sentindo o desafio que é estudar no longo prazo, fazer renúncias, passar por momentos de incertezas, cansaço. A motivação é só o medo, nesses casos, e isso não lhe ajuda a vencer esses momentos difíceis.

 

Como consequência, o concurseiro muitas vezes desiste! É claro que ter uma estabilidade é importante, mas estudar só por esse motivo pode não levar você muito longe e você pode perder rapidamente o ânimo nos estudos!

 

Agora, quando começamos a estudar para concursos porque sonhamos com o cargo, sonhamos em ter uma atividade gratificante, olhamos para o MP, Defensoria, Magistratura, Procuradoria, o cargo de Delegado, por exemplo, e sorrimos, imaginando como seria contribuir para a sociedade, ser reconhecido pelo seu ciclo social e trabalhar na sua área de formação, tudo isso lhe ajuda a passar por momentos complicados dos estudos.

 

Escolher estudar para concursos sendo influenciado por bons sentimentos, de paixão, de alegria, de vontade de ocupar aquele cargo dos sonhos, é ótimo! É uma boa decisão!

 

Quando você decide estudar pois tem medo, busca só a estabilidade, sem sonhar com o cargo e com a vida pública de servidor, reflita mais um pouco!

 

O estudo para concursos não é fácil! Ninguém fica rico sendo servidor, mas tem uma boa qualidade de vida! Não comece a estudar imaginando que você será um grande milionário, com carro importado e morando em uma mansão.

 

Reflita e pense se você quer mesmo o cargo! Se aquela atividade lhe dá propósito e você sonha e se imagina fazendo aquilo para a sua vida!

 

A ideia desse post é ajudar vocês que pensam em começar a estudar para concursos ou a retomar os estudos, para que possam tomar a melhor decisão possível, a decisão mas fundamentada e com base em uma reflexão profunda do seu momento do que você quer para a sua vida.

 

O que eu posso dizer é que se você começar bem, com a mentalidade correta e com uma decisão bem firme na sua cabeça, a rotina de estudos se torna um desafio mais fácil de ser encarado e os resultados podem chegar mais rapidamente.

 

Vamos em frente! Qualquer dúvida ou insegurança, me procurem! Estou aqui para ajudar! Meus contatos seguem abaixo!

 

Abraço e sucesso!

 

Rafael Bravo                                          29/08/22

 

Instagram com dicas: 

@rafaelbravog e @cursosaberjuridico

 

e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

 

canal do youtube com dicas: https://bit.ly/3vNKVHv

 

Grupo do Whatsapp: https://bit.ly/3QpSa09

0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!