Dicas diárias de aprovados.

COMO RESOLVER A FALTA DE TEMPO PARA OS ESTUDOS E ALCANÇAR A APROVAÇÃO

Olá meu caros!

 

Escrevo para tratar de mais um obstáculo que é sempre presente na vida do concurseiro: a questão da falta de tempo.

 

Muitos bons candidatos deixam de se lançar no mundo dos concursos ou acabam estudando sem muita organização e disciplina, fazendo o trajeto de forma errada até a aprovação. e a grande vilã Isso é falta de tempo é a chamada “falta de tempo”.

 

É Claro que todos possuem demandas no dia a dia, certas dificuldades e condições de vida distintas. Não duvido que você tem suas obrigações e uma rotina complicada. Existem concurseiros que conseguem estudar mais horas durante o dia e outros que estudam menos, pois possuem família que demanda atenção, uma jornada pesada de trabalho e outros compromissos, por exemplo.

 

Mas é certo também que temos diversos casos de aprovados que conseguiram estudar para concursos, mesmo diante de várias dificuldades. São aprovados de diversas idades, condições sociais, com diferentes obrigações e rotina. Todos eles conseguiram chegar até a aprovação!

 

Portanto, por que você acredita que não consegue também chegar à aprovação?

 

É plenamente possível chegar no seu objetivo e a diferença entre o aprovado e uma pessoa que deixa de estudar devido a esse obstáculo da falta de tempo pode ser mais simples do que parece.

 

Eu digo para vocês que a questão da falta de tempo não é realmente um obstáculo para os seus estudos. por trás disso tudo, temos a questão da prioridade.

 

O estudo e a sua aprovação é uma prioridade na sua vida?

 

Já conversei com diversos concurseiros, durante esses anos como professor, sendo que muitos que diziam que não tinham tempo para estudar, acabavam descobrindo que estavam investindo tempo em outras coisas, priorizando outras atividades ou não queriam fazer certas renúncias para estudar.

 

Vejam as redes sociais! Convido você a fazer esse exercício!


Para quem tem celular com IOS, por exemplo, vá em “ajustes” e depois “tempo de uso”. Veja quantas horas você ficou navegando nas redes sociais, como instagram ou facebook!

 

A maioria dos candidatos se assusta, pois ficamos muitas horas! É uma média de 4 horas por dia ou até mais! Algumas pessoas passam 6 horas por dia nas redes!

 

Pense no que você poderia fazer em 4 horas diárias de estudo e quanto o conteúdo você teria estudado depois de 1 ano se preparando com constância para a carreira dos seus sonhos. tenho certeza que você já teria vencido vários assuntos do seu edital, treinados centenas de questões e lido diversas leis.

 

Quanto tempo você acha que ficamos por dia assistindo TV ou se dedicando a outra atividade que vai nos dar um prazer momentâneo, mas que não irá levar você ao futuro que deseja?

 

Será que realmente é necessário você sair todo fim de semana ou não podemos separar um horário no seu sábado para estudar?

 

Portanto, a questão da falta de tempo raramente diz respeito ao tempo, mas sim à questão de prioridades!

 

Quem quer realmente estudar, quem deseja a aprovação e mudar de vida, dá um jeito de reservar aquelas horas do seu dia, do seu final de semana, para estudar. Alguns dormem mais cedo, às 21 horas, para acordar às 5hs da manhã e estudar antes do trabalho. Outros, que gostam de estudar de noite, ficam até mais tarde estudando. Cada um dá o seu jeito!

 

Eu sei que é difícil e não estou dizendo que você não deve ter o seu tempo de descanso, de lazer com os amigos ou família, mas precisamos pensar que estudar para concursos e alcançar a sonhada estabilidade demanda a certas renúncias, assim como tudo na vida que vale a pena, pois o que vale a pena demanda esforço.

 

Agora, quando eu estudava para concursos, deixei de sair alguns finais de semana, busquei estudar pelo menos no sábado, em torno de 4hs a 6hs, e todo dia separava algumas horas para o meu projeto que era ser aprovado na Defensoria. foram renúncias que eu aceitei e que eu sabia que eram temporárias. o cargo é para sempre!

 

Portanto, se você acredita que não tem tempo para estudar, faça esse exercício mencionado aqui na postagem e veja o tempo de uso do seu celular nas redes sociais, cronometre quanto tempo você fica assistindo televisão ou fazendo outras atividades que você poderia reduzir um pouco aquele momento e investir tempo no seu estudo, em arrecadar conhecimento, se tornar um profissional melhor e alcançar o cargo desejado.

 

E se você decidir estudar para concursos, comece com determinação, disciplina, priorizando a sua preparação para o cargo que vai levar você mais longe! se você começar a estudar para concursos sem priorizar os seus estudos, iniciar sua preparação de forma “morna”, a verdade é que o resultado demorará para chegar! Logo, dedique-se 100% ao seu projeto, priorize o máximo possível a sua preparação!

 

Rafael, tenho dificuldade de priorizar um tempo do meu dia para estudar e construir uma rotina? Então, trabalhe com a ideia de recompensa! Faça algo que gosta depois que estudar aquelas 2hs ou 3hs no seu dia! Por exemplo, você só vai assistir aquele série que gosta na TV depois que estudar! Esse sistema de pequenas recompensas, de comemorar as pequenas vitórias do seu dia lhe ajudam a conquistar o hábito de estudar!

 

Espero que essa reflexão ajude você a se organizar e empreender mais ritmo nos seus estudos! Caso tenha dificuldades, conte comigo! Meus contatos seguem abaixo! Assista as dicas do meu canal no Youtube e faça parte do grupo de whatsapp pois alguma dica ou ideia que surgir lá nesses espaços pode lhe ajudar!

 

Abraço e sucesso!

 

Rafael Bravo                                               15/08/22

 

Instagram com dicas: 

@rafaelbravog e @cursosaberjuridico

 

e-mail: rafaelbravo.coaching@gmail.com

 

canal do youtube com dicas: https://bit.ly/3vNKVHv]

 

Grupo do Whatsapp: https://bit.ly/3QpSa09

 

 

3 comentários:

  1. O meu "tempo de uso" estava desativado. Contudo, habilitei para monitorar.
    Participo das sugestões do Rafael, principalmente em relação as recompensas. Tenho filha pequena que demanda bastante tempo e atenção, sou servidor e advogo por hobby, mas busco deixar 2 horas disponíveis pra estudo todos os dias. A meta é magistratura estadual.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as suas dicas, Rafael. Realmente a questão é priorizar o que é importante. Ainda mais para quem trabalha, estuda e cuida de família.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Inclusive fui olhar meu "tempo de uso"... um tempo considerável.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!