Hoje eu queria compartilhar uma experiência com vocês sobre marcação de gabarito e que serve para todos os concursos.
Algumas vezes eu acabava marcando errado no gabarito as respostas das questões (quando transcrevia as respostas do caderno de prova para o cartão de respostas, as famosas “bolinhas” ou “quadradinhos”). Às vezes eu perdia até mais de uma questão... E todos sabem o quanto é valioso um ponto perdido!
Como que eu resolvi isso e ensino a todos os meus alunos?
Para evitar marcar errado, quando for transcrever, primeiro assinale a “bolinha” com um tracinho bem leve. Você será capaz de ver o tracinho. Depois que tiver marcado tudo, você preenche as “bolinhas”. Explicando melhor: Primeiro eu sempre passo um tracinho nas bolinhas das respostas.
Depois que marco tudo, eu vou preenchendo as “bolinhas”! E nem olho mais para a prova, o que torna muitas vezes o processo até mais rápido.
Depois que fiz isso, nunca mais perdi questão por erro no gabarito, apenas por burrice ou chute mal dado (hahahahaha).
Espero que funcione com vocês!
Gus - 04/07/2020
No insta @holandadias
Eu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.
ResponderExcluirEu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.
ResponderExcluirSempre tive dúvida com relação ao que a leitora consegue ler ou não. Se fizer um pontinho com a ponta da caneta, também dá certo? Obrigado!
ResponderExcluirJá faz algum tempo que faço exatamente isso de pré-marcar o gabarito com um traço ^^
ResponderExcluir