Dicas diárias de aprovados.

DICA PARA EVITAR ERRO NA MARCAÇÃO DO GABARITO.

Olá, gente!

Hoje eu queria compartilhar uma experiência com vocês sobre marcação de gabarito e que serve para todos os concursos.

Algumas vezes eu acabava marcando errado no gabarito as respostas das questões (quando transcrevia as respostas do caderno de prova para o cartão de respostas, as famosas “bolinhas” ou “quadradinhos”). Às vezes eu perdia até mais de uma questão... E todos sabem o quanto é valioso um ponto perdido!


Como que eu resolvi isso e ensino a todos os meus alunos?


Primeiramente, sempre reserve um tempo para marcar seu gabarito. Não tem nada pior do que ter que marcar às pressas com o fiscal anunciando que vai recolher as provas. Portanto, acho que 30 minutos é um bom tempo para marcar. A depender do número de itens e da sua desenvoltura, talvez um pouco mais ou um pouco menos. Sugiro 30 minutos!

Para evitar marcar errado, quando for transcrever, primeiro assinale a “bolinha” com um tracinho bem leve. Você será capaz de ver o tracinho.  Depois que tiver marcado tudo, você preenche as “bolinhas”. Explicando melhor: Primeiro eu sempre passo um tracinho nas bolinhas das respostas. 
Vou olhando a prova e passando pro gabarito com um tracinho. A leitora não identifica essa marcação! Se você errar, tem condição de preencher a bolinha completa na resposta e não perder aquele item.

Depois que marco tudo, eu vou preenchendo as “bolinhas”! E nem olho mais para a prova, o que torna muitas vezes o processo até mais rápido.

Depois que fiz isso, nunca mais perdi questão por erro no gabarito, apenas por burrice ou chute mal dado (hahahahaha).

Espero que funcione com vocês!

Gus - 04/07/2020

No insta @holandadias

4 comentários:

  1. Eu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre, intuitivamente fiz assim. Acho que nunca perdi questão por marcar errado. Só que não faço tracinho, mas uma pequena bolinha com a ponta da caneta. a ideia é a mesma. Demora um pouco mais que preencher direto, mas vale a pena. Muitas vezes percebi o erro antes de preencher totalmente.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive dúvida com relação ao que a leitora consegue ler ou não. Se fizer um pontinho com a ponta da caneta, também dá certo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Já faz algum tempo que faço exatamente isso de pré-marcar o gabarito com um traço ^^

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!