Dicas diárias de aprovados.

COMO SE PREPARAR PARA CONCURSOS - O MENOS É MAIS! O MENOS APROVA!

Olá meu caros,

Hoje gostaria de falar para vocês uma dica importante e que vai ajudar aqueles que ainda estão tentando encontrar qual o melhor caminho para organizar os estudos, para se preparar da melhor forma possível e alcançar a aprovação!

Aqui é Rafael Bravo, editor do site do Edu e Defensor Federal, e a dica de hoje é que não existe caminho milagroso ou material mágico que irá levar você até a aprovação sem estudar ou estudando o mínimo possível!

Pessoal, lembrem da postagem que escrevi anteriormente no site sobre “ciclo vicioso”!


Se você busca vários materiais na internet, cursos de Reta Final, e compra vários livros para estudar, esse não é o melhor caminho.

Não adianta lotar nosso canto de estudos de materiais e livros, pois nosso dia tem 24 horas, nosso tempo de estudo é limitado e o conteúdo para concursos é vasto!

Use apenas UM MATERIAL de cada matéria para estudar, de preferência resumido! Se você possui caderno de cursinho, estude por seus cadernos! Se você estuda por sinopse ou livro de doutrina, utilize apenas uma obra para estudar!

Depois que você tiver seu material único de estudos, LEIA ATÉ O FINAL O SEU MATERIAL!

Se você é aquele concurseiro que lê metade do livro e depois compra outro, muda de material, por achar que o livro é insuficiente ou qualquer outro motivo, esse não é o melhor caminho! É certo que ter 3 ou 4 livros de Direito Constitucional na estante não vai ajudar você a passar! Da mesma forma, ter 2 cadernos de curso ou vários resumos Reta Final, atrapalha mais do que ajuda na hora de estudar! Você já teve aquela sensação de estar perdido, não sabendo por qual material começar? É isso!

O que ajuda você a obter conhecimento necessário é ler o seu material, do início ao fim!

O MENOS É MAIS! O MENOS APROVA VOCÊ NOS CONCURSOS!

Mais vale 1 livro/sinopse toda lida e grifada do que 3 ou 4 livros onde você parou no capítulo 3!

Pensem que, quanto mais você ler no seu material antes de sair o edital, mais fácil será sua vida para revisar tudo depois, pois é certo que, quando é publicado o edital, só temos tempo para revisar matéria e ler legislação!

O estudo pré-edital é importante e você não deve ficar trocando de material ou adquirindo milhares de cursos e retas finais! O seu tempo tem que ser investido em montar sua rotina, dividindo seu tempo em estudo da doutrina (material único), leitura da lei, treinamento de exercícios e estudo de jurisprudência!

Rafael, e se meu resumo ou caderno de curso não estiver atualizado ou completo? Se for um material bom, de um bom curso, por exemplo, você pode atualizá-lo com uma doutrina recente. O mesmo vale no caso de sanar lacunas!

Leia o seu material com o livro de doutrina 2020 do lado e use o livro para completar o seu material ou atualizá-lo. Assim, você não parte do zero nos seus estudos e consegue construir o seu próprio material! A doutrina será apenas para consultas pontuais pessoal!

Rafael, você aconselha fazer resumo de livro? Não! Resumir não é estudar! Se você resume livros de doutrina, é certo que irá gastar uma energia muito grande fazendo isso, vai acabar resumindo pontos que, muitas vezes, nem cai em prova, além de demorar muito para finalizar uma tarefa como essa! Resumir não é estudar! Reflita sobre sua forma de estudar e foco em ler e grifar seu material único.

Portanto pessoal, o menos é mais! É o minimalismo no mundo dos concursos! Esse pensamento é que vai levar você mais longe! Assim, tenha apenas um livro ou material de cada matéria e leia até o final! Depois me diga como você se saiu na prova!

Sigam em frente e não desistam! A aprovação vai chegar!

Abraço e bom estudo!
Rafael Bravo                                                                      Em 20/07/2020.
Instagram com dicas de concurso: @rafaelbravog e @cursocliquejuris
www.cursocliquejuris.com.br

3 comentários:

  1. Então Rafael, vi que colocou pra não se fazer resumo de livros, porém não consigo gravar o conteúdo da doutrina se não for lendo e escrevendo, se eu só grifar logo me esqueço. Contudo está demorando muito, o que me aconselharia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui vai algumas dicas, talvez te ajude:

      1) não se preocupe em aprender tudo logo de primeira. O bizu é a repetição mesmo! Você deve ler e reler várias vezes. A propósito, acho a revisão por questões um meio ótimo; lapidador do conhecimento. Tente, sempre que possível, tirar-se da zona de conforto. Tenha uma certeza: por melhores que sejam os teus resumos, ele nunca abordará tudo, tampouco será totalmente atualizado.

      2) à luz dos ensinamentos de Pierluigi Piazzi, você pode e deve escrever com uma folha em branco ao lado, anotando APENAS as palavras, expressões e disposições relevantes do texto que está sendo lido.

      3) Em vez de resumos, fazer tópicos pode ser um meio-termo interessante.

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!