Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

OPORTUNIDADE ÚNICA - ÚLTIMO CURSO DE 2019

CURSO PRESENCIAL (WORKSHOP) - PASSO A PASSO DA APROVAÇÃO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

Olá meus amigos,  Faremos um WORKSHOP  em SÃO PAULO , dia 30/11/2019 , com o tema PASSO A PASSO para a aprovação em concursos do MINIS...

POR QUE NÃO ESTUDAR PARA CONCURSO?

Olá amigos, bom diaaaa! 


Hoje vou dizer a vocês o porquê não estudar para concursos da área jurídica

Enfim, são algumas limitações que podem influir na escolha de quem está se decidindo por cocnurso x advocacia (iniciativa privada). 

O primeiro ponto negativo, LIMITAÇÃO GEOGRÁFICA, ou seja, você, no geral, não escolhe onde vai trabalhar ou onde vai morar. Além disso, você mudará com frequência até chegar a uma cidade que bem atende seus interesses. Tenho 06 anos de concurso e estou na quarta cidade (e longe do meu Estado, que é o Paraná). O pior é a expectativa "um dia eu vou chegar na cidade tal". 

O segundo ponto negativo, o concursado NÃO SERÁ RICO como se pudesse empreender. 

O concursado vende sua hora de trabalho para o Estado, que paga bem, mas muito menos do que você tem chances de conquistar na iniciativa privada. Concursado rico é o concursado casado com outro concursado (fica a dica para os solteiros rsrsrs). 

O terceiro ponto negativo, VOCÊ TERÁ UMA ROTINA PESADA DE TRABALHO
Não é você quem faz sua pauta no cargo, mas sim o Estado. Você tem que estar no fórum necessariamente no horário de expediente. Tem que estar no fórum na hora marcada para a audiência ou para atender ao público. Ou seja, você não pode, via de regra, dizer: hoje não quero trabalhar, vou ficar em casa descansando. 

O quarto ponto negativo: É PRESSÃO DE TODO LADO, especialmente se você é juiz ou promotor. Todo mundo vai te cobrar, te criticar e te submeter a controles, como CNJ e CNMP. Usam representações como pressão para o seu trabalho.

O quinto ponto negativo, VIA DE REGRA VOCÊ NÃO TEM AUTONOMIA PLENA estando subordinado hierarquicamente a alguém. Poucos são os concursados que são chefes (como juizes, promotores e defensores - somente essas 3 carreiras não se submetem a subordinação alguma). Inclusive delegados e AGU possuem chefias imediatas, que possuem as suas chefias e assim por diante. 

O sexto ponto negativo é o CAMINHO até o cargo, que é muito difícil, porém é justo. Passam os mais bem preparados e isso gera igualdade. Mas não é fácil e demanda sacrifícios. 

Certo gente? 

Mais algum ponto negativo. O que vocês acham? 

Eduardo, em 12/10/2019
No instagram @eduardorgoncalves




5 comentários:

  1. Oi Edu. Sempre bom te ver por aqui e no instagram Você é muito querido, saiba disso.

    Dentre os pontos negativos mencionados, o único que me preocupa, de verdade, é o caminho. Isso porque, eu sou a única da família (em casa) da área jurídica, então é muito difícil para eles entenderem o que realmente sinto, passo, as responsabilidades. Minha mãe acha que, por eu estar somente estudando, “estou de férias” hahaha...mal sabe ela o peso que sinto nas costas, a preocupação constante que sinto.

    Eu gostaria muito de me casar com alguém concursado sim, mas não por conta do dinheiro e sim porque eu teria do meu lado alguém que realmente entende o que sinto, o que passo e o que passarei, que vai estar comigo pelo que sou e não pelo que tenho.

    O outro ponto negativo é que sou mulher, quero casar, ser mãe - meu sonho, inclusive - mas eu gostaria que isso acontecesse, pelo menos depois que eu passasse pra analista do MP (após os 3 anos). Isso me machuca MUITO...já estar com 31 (fazer 32 em 3/novembro) me deixa angustiada, pois o meu relógio biológico não pára...quanto mais tarde a mulher engravida, mais os riscos do bebê nascer com problemas. Enfim, prefiro acreditar que vai dar tudo certo.

    Também não quero terceirizar amor, cuidados e valores. Quero poder cuidar do meu filho o máximo possível, em todo o tempo livre que eu tiver fora do trabalho. Espero também conseguir conciliar isso, e estando com uma pessoa que tem a mesma rotina e objetivos que eu é bem mais fácil. Me dá desespero de ver os filhos das pessoas com babás, paras as mães ficarem em academia, salão de beleza e shopping...absurdo! Sorry...só um desabafo!

    Então, eu poderia ser de família rica, ser mais nova, estar em qualquer outro lugar do mundo, eu jamais seria feliz se não alcançasse o meu sonho do concurso, de casar e ser mãe, jamais.

    Obrigada pelo texto!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite thamires! Lendo o texto me identifiquei com você, mas, contudo, fiz o caminho inverso: casei, sou mãe de duas crianças, pedi exoneração do meu cargo de assessora de magistrado e há 1 ano e meio estudo com fidelidade para magistratura. Não é fácil mas um dia conseguiremos nosso objetivo! Boa sorte para nós! Lembre-se tudo tem seu tempo

      Excluir
    2. Excelente depoimento, Thamires. Em um tempo em que as pessoas desprezam trabalhos inigualáveis, como ser mãe, você pensa e planeja, apesar das dificuldades.

      Estou no torcida por você. Espero que dê certo em breve sua conquista no cargo público e que seu filho (a) venha com muita saúde.

      Excluir
  2. Nossa! Thamires eu passo pelo menos problema que em janeiro faço 33anos e começa a bater aquele desespero sabe? Ser mulher e estudante é muito complicado. Fiz uma graduação que não me identifiquei. Hoje estou concluindo direito e tentando concursos. As vezes acho que não vou conseguir bate aquela dor no peito ... espero um dia contar meu testemunho de vitória

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Thamires sua história é bem parecida com a minha. Em janeiro completo 33 anos. Fiz uma graduação e não me identifiquei lecionei por 5 anos quando resolvi parar e me dedicar pra concursos públicos. Atualmente estou concluindo o curso de direito. Mas vez ou outra bate aquela ansiedade o medo de não conseguir passar em um concurso. Quero ser mãe mas cada dia que passar tenho menos tempo. Isso as vezes me deixa triste. Tenho fé que um dia eu consiga e possa dar meu testemunho de vitória. Desejo o mesmo a você. E obrigada @eduardo pelos textos são motivadores e ajudam bastante. 😘

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!