Dicas diárias de aprovados.

POR QUE ESTUDAR PARA CONCURSOS? QUAIS AS VANTAGENS DO CONCURSO PÚBLICO


Olá amigos, bom dia.

Hoje vou falar de um assunto muito importante, ou seja, dos bons motivos para vocês estudarem para concursos.

Lógico que, antes de tudo do que vou escrever abaixo, o mais importante é a sua motivação, o que te move e te faz abrir mão de muita coisa para estudar. Isso é o que verdadeiramente importa.

E mais, a verdadeira felicidade não está no cargo público, mas sim em cada um de nós. Acreditem: o concurso é um plus, mas não é o verdadeiro motivo de nossa realização. 

Mas Eduardo, por qual motivo eu devo renunciar a tanta coisa para ser aprovado?

O primeiro bom motivo é a ESTABILIDADE FINANCEIRA. Estudar para concursos não vai te deixar rico (NÃO MESMO), mas pode mudar sim seu padrão de vida, permitindo que tenha coisas que não teria e propiciando a melhoria do padrão de vida também de seus familiares próximos, como filhos e cônjuges. O concurso poderá te dar remunerações entre 5 a 25 mil reais mais ou menos, valores esses que, nos dias atuais, podem permitir a compra de uma casa, viagens, bons colégios etc. Então, sim, concurso é uma forma de adquirir estabilidade e uma vida mais tranquila.

Mais que isso, o concurso te traz a certeza de que seu salário, todo final de mês, estará lá, o que te permite planejar sua vida com segurança.
A minha remuneração hoje me permite morar muito bem, viajar, ter outras formas de lazer etc, coisa que eu jamais teria se não tivesse sido aprovado.
O segundo bom motivo, VOCÊ NÃO TERÁ OS RISCOS DA INICIATIVA PRIVADA. 
Hoje começar um negócio ou abrir um escritório de advocacia rentável não é uma tarefa fácil. A concorrência é muito grande quer na advocacia quer em outros setores privados. Então mirar no concurso fará com que você tenha menos riscos para ter sucesso, de forma que eu diria que é mais fácil ser aprovado no concurso do que se tornar um advogado bem-sucedido de tal forma a te permitir proventos de 10 a 15 mil mensais médio ao longo de toda sua vida.

O terceiro bom motivo, VOCÊ TERÁ FÉRIAS ANUAIS, o que não teria caso fosse advogado não empregado. Ter férias anuais e muito bem definidas é um privilégio. Você poderá descansar efetivamente durante os 30 dias sem a preocupação de que deveria estar trabalhando. Você sairá em descanso e sabendo que nos 30 dias que você tem de descanso a Administração que se vire para arrumar outra pessoa para te substituir, afinal de contas descanso é descanso.
Quem me conhece sabe o quão comprometido sou com meu trabalho, mas férias é descanso, e quem responde pelo meu gabinete no período é o substituto (mas confesso que acompanho alguns processos mesmos assim, mas porque sou muito preocupado com algumas coisas). 30 dias efetivos de descanso (ou mais se você for MP ou Juiz) é, de fato, um ótimo motivo para focar em concursos.

O quarto bom motivo, VOCÊ TERÁ ESTABILIDADE NO CARGO. Depois de 03 anos de exercício no cargo o servidor se torna estável (no caso de juízes e promotores nos tornamos vitalícios), razão pela qual você não está sujeito ao arbítrio de seu empregador. Você só perderá o cago se for um mau servidor (em regra). Não estar sujeito a arbítrios do empregador é ótimo e te dá segurança para bem exercer suas atividades. É outro bom motivo para estudar para concursos.

O quinto bom motivo é uma BOA APOSENTADORIA. Por pior que seja as mudanças previdenciárias, os servidores públicos sempre terão boas aposentadorias pegas pela Administração ou pela previdência complementar a que podem aderir. Se você for um servidor honesto (o que se espera de todos) sua aposentadoria está garantida, pois dificilmente você será demitido ou perderá, de alguma forma, seu cargo.

O sexto bom motivo é a POSSIBILIDADE DE MELHORAR A VIDA DE MUITOS BRASILEIROS. Tenham certeza: um bom servidor público contribui para melhorar a vida de muitos brasileiros, pois ajuda a melhorar a qualidade do serviço público que todos usufruímos. A satisfação de fazer um bom trabalho pelo seu país é gratificante.

O sétimo bom motivo, O CONCURSO PERMITE QUE VOCÊ SE REALIZE PESSOALMENTE, CASO ESSE EFETIVAMENTE SEJA SEU SONHO. Essa realização, o sentimento do “eu consegui, “eu cheguei onde queria” não tem preço. É a sensação de vitória e de sonho realizado.

Bom, é isso guerreiros.

Peço que escrevam, nos comentários, o que te motiva a perseguir e buscar um cargo.

Um excelente domingo a todos.

Eduardo, em 19/05/2019
No Instagram @eduardorgoncalves

3 comentários:

  1. A minha motivação é poder servir a população do meu país na função que desejo. POder ajudar os outros e ter o sentimento do "eu consegui" não tem preço

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, Eduardo. Ademais, deixo aqui minha ressalva. Temos que deixar de lado a mentalidade de “ estudamos para trabalhar menos”, e ver sob outra ótica o serviço público. Devemos saber que é uma oportunidade para melhorarmos o próprio serviço do qual fazemos parte, e que beneficiará centenas ou até milhares de brasileiros. Por favor, quando você chegar no seu cargo público, faça a diferença e pense na coletividade!
    Um abraço à todos!
    Avante irmãos, até chegarmos ao tão sonhado cargo público, o Olimpo do concurseiro!

    ResponderExcluir
  3. Aquela dose de motivação diária!!!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!