Dicas diárias de aprovados.

REVISÃO PARTE 1: POR QUE FAZER, COMO E QUANDO FAZER.

Fala pessoal! Por aqui Dominoni para desejar um excelente 2019 para todos os leitores do Blog! Que seja o melhor ano de nossas vidas.
Queridos, gostaria de começar o ano falando com vocês sobre REVISÃO na preparação para concursos. Para não ficar muito grande vou dividir a postagem em 2 partes. Vamos hoje à 1ª parte.

O conteúdo aqui apresentado é parte do material que disponibilizamos no Curso Clique Juris para nossos alunos da Turma de Coaching Carreiras Policiais - Delta.

Inicialmente gostaria de deixar claro que, muito provavelmente, tudo que aqui for falado, vocês podem ter acesso a informações diversas lá fora. E o motivo é simples: aqui eu coloco a minha experiência para vocês - o que funcionou comigo. Isso pode também funcionar com vocês. O meu conselho: leia com atenção, leia novamente depois, e extraia o máximo de informações. Após, adapte ao seu perfil.

Se ninguém te falou ainda, anote aí: sob o meu aviso, a revisão é a parte mais importante na preparação para concursos. Por que? Pois não basta saber a matéria! Você tem de estar com ela "na ponta da língua" para responder no tempo que lhe for destinado à resposta (pouquíssimo tempo nas provas objetiva e oral, e limitado nas discursivas). Somente com as revisões você vai trazer o conteúdo aprendido para "a flor da pele" e responder no tempo disponível.

LER E ESTUDAR – PRIMEIRA DISTINÇÃO FUNDAMENTAL!

A leitura é uma atitude passiva, “descompromissada”, que fazemos todos os dias o tempo todo. Quando você lê normalmente está relaxado, dando uma olhada nas redes sociais (ainda que o conteúdo seja jurídico, você está relaxado). A leitura é somente uma das modalidades de estudos (como as videoaulas, os áudios, etc).

Por outro lado, o estudo é uma atitude ativa, com o estabelecimento de conexões e correlacionando o conhecimento que você adquiriu – seja na mesma disciplina que você está lendo, seja em outras disciplinas (lembrando que, invariavelmente, em concursos públicos você será chamado a fazer reflexões interdisciplinares!).

Então, em determinados momentos, você estará lendo (somente – e isso não tem problema nenhum, ok?) e em outros você estará efetivamente estudando. Aliás, eu sempre começo os meus estudos com uma leitura inicial/superficial. Depois que eu efetivamente mergulho no estudo do tema escolhido.

RELER E REVISAR – SEGUNDA DISTINÇÃO FUNDAMENTAL!

É preciso, ainda, que você identifique pontos onde você deverá reler aquele conteúdo (uma leitura rápida, somente para condensar mesmo o conteúdo), e outros onde você vai efetivamente revisar (estudar profundamente o tema).

Mas Dominoni, como vou fazer essa seleção? A resposta virá com os resultados dos simulados: os pontos onde o teu desempenho foi melhor devem ser objeto, sim, de uma releitura superficial. Os onde você foi pior, revisão pesada. Os pontos que pouco caem (aqueles que você pouco vê em provas anteriores que você faz), esses não devem ser revisados e nem relidos! Aqueles que estão sempre caindo, revisão pesada!

MODALIDADES DE REVISÃO

Esse talvez seja o ponto mais divergente no que se refere à preparação para concursos públicos. Mas eu, durante minha preparação, foquei em somente 2 modalidades: sistemática e assistemática!

A revisão sistemática é aquela em que você seleciona os temas que vai revisar (ou reler), organiza o conteúdo e revisa.

A revisão assistemática é aquela que fazemos mesmo sem perceber – quando fazemos questões de concursos. Nelas vocês irão se deparar com conteúdos diversos, de disciplinas diferentes.

Vou parando por aqui para não ficar muito grande! Na parte 2 dessa postagem vamos ver as formas de revisão, periodicidade e curva do esquecimento. Esse último tema já falei aqui no blog há alguns anos...(o tempo passa rápido rsrsrs). Se você não leu ainda clique aqui.

Grande abraço, vamos em frente e conte comigo!
Dominoni - @dominoni.marco
www.cursocliquejuris.com.br
www.marcodominoni.com.br


0 comentários:

Postar um comentário

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!