Olá meus amigos, bom diaaaaaaaa.
Hoje trago duas teses firmadas em REPERCUSSÃO GERAL, logo elas são cobradas com frequência em prova. Atenção redobrada, portanto.
Vamos fazer em forma de julgamento C e E, ok?
1- LEIS QUE VEDEM O NEPOTISMO SÃO DE INICIATIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO, POIS INTERFEREM NO ESTATUTO FUNCIONAL DOS SERVIDORES.
O que acham C ou E?
Pensem.
Pensem.
A resposta é Errada, pois as leis que vedam o nepotismo são de interesse de toda a Administração, logo de iniciativa de concorrente. Assim a tese de repercussão geral é: Leis que tratam dos casos de vedação a nepotismo não são de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo.
A iniciativa é concorrente, pois há interesse global da Administração Pública.
2- COMPETE À JUSTIÇA ESTADUAL JULGAR CAUSAS
ENTRE CONSUMIDOR E CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO DE TELEFONIA, AINDA QUANDO
A ANATEL SEJA LITISCONSORTE PASSIVA NECESSÁRIA, ASSISTENTE, NEM OPOENTE.
Certo ou errado?
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Pensem.
Errado. E aqui fiz um jogo de palavras para confundi-los.
Termos como AINDA QUE e AINDA COMO devem chamar a atenção de vocês, pois as bancas escondem o erro/acerto da questão aí, muitas vezes. Foi o que eu fiz.
O enunciado correto é esse aqui: Compete à Justiça estadual julgar causas entre consumidor e concessionária de serviço público de telefonia, quando a ANATEL não seja litisconsorte passiva necessária, assistente, nem opoente.
Ou seja, as causas entre consumidor e concessionária de serviço público de telefonia serão de competência da Justiça Estadual, salvo se a ANATEL for litisconsorte passiva necessária, assistente ou opoente. Se a ANATEL tiver interesse jurídico na causa, a competência será da Justiça Federal, pois a ANATEL é um órgão federal.
Certo amigos?
Então vamos decorar as teses corretas:
1- Leis que tratam dos casos de vedação a nepotismo não são de iniciativa exclusiva do Chefe do Poder Executivo.
2- Compete à Justiça estadual julgar causas entre consumidor e concessionária de serviço público de telefonia, quando a ANATEL não seja litisconsorte passiva necessária, assistente, nem opoente.
Não vamos mais errar o tema?
Eduardo, em 4/10/2018
Sigam no instagram @eduardorgoncalves
Opa, acertei ambos! Passando para agradecer por fazer o edital esquematizado. Está ajudando muito!
ResponderExcluirEduardo, por favor, faça um post sobre como estudar melhor as agências reguladoras (principais leis e etc), visando ao concurso do MPF. Mto obrigada.
ResponderExcluirANATEL agora virou orgão, é?!
ResponderExcluirPerfeito! Muito obrigada!
ResponderExcluir