Dicas diárias de aprovados.

É NECESSÁRIO NOVO PROCESSO DE EXTRADICÃO DE UM ESTRANGEIRO JÁ EXTRADITADO, MAS QUE REINGRESSOU NO PAÍS?

Olá queridos alunos, bom diaaaaaá! 

A pergunta é: Marina FurFel, paraguaia, foi extraditada do Brasil para o Paraguai em 2017 para lá responder por graves crimes fiscais que  cometeu. Marina, contudo, reingressou no Brasil em 2018 para se furtar a responsabilização penal no Brasil.
Diante disso, indaga-se: é necessário que Maria FurFel seja submetida a novo processo de extradição ou pode ser devolvido diretamente para o Paraguai?

Segundo o STF, a resposta é negativa, ou seja, o Supremo já deu o aval para a extradição, assim não é necessário repetir todo o procedimento. 

É importante lembrar que a própria lei de migração diz isso: 
Art. 98. O extraditando que, depois de entregue ao Estado requerente, escapar à ação da Justiça e homiziar-se no Brasil, ou por ele transitar, será detido mediante pedido feito diretamente por via diplomática ou pela Interpol e novamente entregue, sem outras formalidades.

Vale lembrar que o estrangeiro não pode ser preso administrativamente, mas sim é necessário ordem judicial para essa prisão, mas essa ordem não é um novo processo de extradição. É uma simples ordem judicial. 

Vejam o que diz o STF: 
Em caso de reingresso de extraditando foragido, não é necessária nova decisão jurisdicional acerca da entrega, basta a emissão de ordem judicial. 

Lembrem, por fim, que o estrangeiro pode provar causa superveniente que impeça a devolução dele ao país de origem, mas esse ônus é dele, pois a regra é a devolução. 

Certo?

Eduardo, em 01/09/2018
Sigam no instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

  1. Correto, entretanto como a extraditanda é mulher não podemos aplicar o dispositivo que diz expressamente "homiziar-se".

    Para que fosse aplicado a uma mulher deveria ser "femiziar-se", não ocorrendo, novo processo é necessário. Sem machismo, por favor.

    ResponderExcluir
  2. Continue assim: simples e direto. Valeu, Eduardão!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!