Dicas diárias de aprovados.

DUAS FALHAS QUE PODEM ESTAR O IMPEDINDO DE TER UM DESEMPENHO BOM EM PROCESSO CIVIL

Olá meus amigos concurseiros, muito bom dia a todos. 

Eduardo quem escreve. 

Nosso tema de hoje é: DUAS FALHAS QUE PODEM ESTAR O IMPEDINDO DE TER UM DESEMPENHO BOM EM PROCESSO CIVIL. 

Nesse sentido, começo dizendo uma coisa: PROCESSO CIVIL OU VOCÊ AMA, E VAI BEM, OU VOCÊ ODEIA E VAI MAL (meio que não existe meio termo). 

Ocorre que Processo Civil não se resume ao estudo de uma doutrina de Processo Civil Geral + CPC seco! Não, de forma alguma.

Muitos concurseiros acabam esquecendo de dois tema correlatos e cada vez mais cobrados, quais sejam: FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO + PROCESSO COLETIVO

O que é Fazenda Pública em Juízo? R= A atuação processual do poder público, suas garantias e prerrogativas. 

E para que concurso é importante? R= Todas as Procuradorias e Magistraturas Federal e Estadual a importância é elevadíssima, sendo tema recorrente execução fiscal, reexame necessário etc. Para MP, Defensoria a importância é menor, dispensando uma leitura de obra específica, mas não alguns temas específicos, como mandado de segurança, por exemplo. 

Assim, para Procuradorias e Magistratura - invistam em uma obra de Fazenda Pública em Juízo. Para MP/Defensoria invistam em temas pontuais de Fazenda Pública. 

E o que é Processo Coletivo? R= É a defesa processual de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos. 

E para que concurso é importante? R= é tema prioritário para MPE/MPF (afinal de contas é seu dia a dia de trabalho), mormente para MPE. Para Magistratura também é muito importante, além de que é cobrado também muito em Defensoria e Procuradorias. 

Enfim, diria que é importante para todas as carreiras (em especial para MPE). 

Independentemente do cargo visado, portanto, Processo Coletivo é prioridade (especialmente Ação Civil Pública e regras do CDC). 

Quais obras indico? R- Para Fazenda Pública em Juízo (Guilherme Freire de Melo Barros ou Leonardo Carneiro) e para Difusos e Coletivos (Esquematizado do Professor Cleber Masson). 

Muita gente não percebe, mas o calcanhar de Aquiles em processo civil pode estar aqui. Assim, peço que os senhores analisem as últimas provas, e façam uma verificação dos seus erros (se acertou ou errou esses temas). 

Realmente, muitos alunos estão muito bem em processo civil geral, mas estão falhando nesses temas específicos e não percebem. 

#FicaADica. 

Eduardo, em 15/04/2017
No Instagram: @eduardorgoncalves



4 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!