//]]>

Dicas diárias de aprovados.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

Postagem em destaque

CF EM 20 DIAS - INSCRIÇÕES ABERTAS - NÃO PERCA NOSSO DESAFIO DE COMEÇO DE ANO.

 Olá meus amigos,  A QUINTA edição do nosso clássico desafio CF em 20 dias já tem data para começar.  Ele está marcado para ter início no di...

AVALIANDO MEU DESEMPENHO CONFORME A NOTA DO ENAM

Olá meus amigos, tudo bem? Bom dia. 

Hoje vou falar com você sobre o ENAM e como tirar uma boa avaliação dali para você saber mais ou menos que rumo seguir. 


Primeiro, a minha recomendação: 

* SE VOCÊ NÃO PASSOU NO ENAM, E QUER MAGISTRATURA, DEVE FOCAR SÓ NAS MATÉRIAS DO ENAM ATÉ CONSEGUIR A NOTA. 

De nada adiantar estudar as matérias dos concursos locais se você ainda sequer passou no ENAM. A ideia é ficar TOP nas matérias do ENAM, para não precisar mais estudar elas para as fases locais com regularidade. 

Exceção: alunos da Magis do Trabalho, esses sim já devem colocar trabalho e processo do trabalho no dia a dia mesmo não tendo passado no ENAM. 


Agora, vamos avaliar seu desempenho: 

* Menos de 44 acertos no ENAM - você é concurseiro iniciante. Deve se preocupar em formar uma boa base jurídica. Escolha bons materiais, estude com calma, faça um bom cursinho. De nada adianta estudar com correria para a próxima prova: faça um estudo calmo, com revisões, pensando em consolidar o conhecimento. Aqui o aluno deve investir em um estudo mais de base mesmo. 


* Entre 45 e 54 acertos - você é um estudante de nível intermediário. Possivelmente ainda não está pronto para ser aprovado na Magis (concursos locais), mas está crescendo e tem tudo para ficar pronto para o próximo ENAMA. 

Foque em intensificar as revisões, leia a lei seca com regularidade, fique antenado com a jurisprudência. 

Sugiro estudar firme todas as matérias do ENAM e dar uma boa enfatizada na lei e na jurisprudência.

Veja quais matérias você está mal e foco maior nelas. 

Se você concorre pelo regime de cotas, já pode incluir todas as matérias locais.


* 55 acertos ou mais- você está muito próximo de ser aprovado no próximo exame. Se você acertou 55 questões, apenas revise seu material já feito, pois você está no caminho certo. É revisão e revisão do seu material. 

Lei seca todos os dias (1h diária ao menos) + jurisprudência consolidada aos finais de semana. 

No mais, revise seu material já feito, pois ele se mostrou suficiente. Você pode fazer um estudo mais rápido, pois se está com essa nota é porque já tem um material feito e só vai o revisar agora. Tudo para você acaba que sendo revisão do que você já estudou antes. 


CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE: 

Claro que essas dicas são abstratas, porque não tem como tratar de cada um dos 40 mil alunos que fizeram essa prova. Mas é uma parametrização para vocês terem ideia mais ou menos de o que fazer. 

Um aluno que acertou 40 questões tem claramente problema com a base de estudos, e deve focar em um estudo mais lento. Esse aluno pode estar começando agora ou ter formado uma base ruim, não importa, ele é tido como iniciante. 40 pontos ainda é longe do ideal para ser aprovado.

Já um aluno que acertou 55 questões, claramente já tem um material feito e só precisa revisar. 

Mas isso é em regra, que, claro, admite exceções. 


O que não pode? Um aluno com 3 anos de estudos ou mais para a Magis Estadual estar acertando 40 questões. Se é seu caso, você precisa ver onde está o erro. Ligue o sinal vermelho e veja onde está o erro da sua preparação. Com 3 anos de estudos ao menos 45/50 questões já eram esperadas. 


Você precisa ser honesto e realista com você: 

* a prova não estava difícil. Era um nível médio. Mais difícil que a OAB e bem mais fácil que as provas anteriores da FGV. 

* 3 anos de estudos é tempo mais que suficiente para acertar mais de 40 questões. Se você estuda há 3 anos ou mais e não rompeu a casa dos 40 acertos, seu estudo não está adequado. Você deve estar se enganando ou estudando de maneira incorreta e precisa ver o que está acontecendo. 

* se você tem 3 anos de estudos e beirou o corte, parabéns, você está no caminho certo. Basta continuar o que está fazendo, reforçar a lei e a jurisprudência que tudo dará certo. 


Certo amigos? 


Eduardo, em 18/4/2024

No instagram @eduardorgoncalves 

1 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS NOVIDADES DO BLOG:

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

.

NÃO DEIXE DE LER!