Dicas diárias de aprovados.

NOTA DE CORTE AGU. DEVO ESTUDAR PARA A SEGUNDA FASE?

Bom dia, boa tarde, boa noite meus caros, 
E o dito cujo gabarito SAIU. E com ele as naturais ansiedades para saber se está ou não na segunda fase. Então resolvi escrever a vocês. 

Primeiro falaremos da prova, e aqui alguns apontamentos. Estava mais difícil que a de 2012? Para mim a resposta é negativa, especialmente quando analisamos a prova em seu todo. Incontestavelmente administrativo (algumas questões), financeiro e previdenciário estavam, mas outras como constitucional, internacional, empresarial não!


Em sendo assim, não esperem uma nota de corte muito menor que a de 2012. Acho que vai ficar muito próximo, talvez um pouco menos, talvez um pouco mais, isso claro, após as anulações. 

E agora vamos ser realistas? Quais suas reais chances? 

Nota maior que 67,00- Comemore, diria que vocês estão na segunda fase ainda que tenham azar nas anulações. Comemore e estude, claro!

Nota entre 67/65- Muito provavelmente vocês também estarão na segunda fase. Estudem desde hoje, portanto.

Nota entre 64/63- Boas chances, desde que não dê azar nas anulações. Aproveitando algumas questões, vocês também estarão na segunda fase. 

Menos de 63 até 60- Como o CESPE costuma anular um número bom de questões, se tiverem sorte (se essa for para ser a prova de vocês), e a aproveitarem a maioria das anulações também têm chances. 

Menos que 60- acho muito difícil, mas quem ficou perto está no caminho correto. Mais alguns meses de estudos sua aprovação na primeira fase ocorrerá. 

Enfim, todos que têm chances, ainda que mínimas, devem começar a estudar hoje para a segunda fase. Peguem a minha prova no tópico anterior, vejam como é a prova CESPE, façam seu planejamento para não perder um segundo sequer. 

Quem passou também na PFN. Escolha uma carreira para focar. Essa decisão norteará seus estudos e fará toda diferença. 

Bom estudos meu povo. 

Eduardo 

14 comentários:

  1. Edu, e pras cotas? Quanto você acha que deve ficar o corte?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Eduardo,
    Gostaria de saber se vocês irão realizar rodadas de simulados para a segunda fase de AU?
    Att.,
    Rafael

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber se haverá rodadas para a segunda fase. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como faço este cálculo? Alguém pode me ensinar?

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, não entendi muito bem... Se você acha que a nota de corte não vai diminuir muito, e considerando que em 2012 ela foi aproximadamente 77 (155 acertos, não foi isso?), como podemos considerar boas chances de ir para a segunda fase se estivermos na faixa dos 64/65? Pergunto isso porque é a minha situação hehe obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Aproveitando pra responder, o corte em 2012 foi por volta de 67.

      Excluir
    2. Bom dia!
      Olhando a convocação para a segunda fase da prova de 2012, vi que a nota de corte naquele certame foi de 65.75.
      Att
      (Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/agu_2012_adv/arquivos/ED_19_2012_AGU_RES_OBJETIVA_CONV_DEFINIT1.PDF)

      Excluir
  7. Eduardo, tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho que vocês estão realizando por aqui. As dicas dadas durante esses meses foram muito úteis, mas, infelizmente, não consegui absorver o espírito de um advogado público. Embora tenha estudado bastante, aprendendo muitas coisas durante minha preparação, acabei pecando no julgamento daquilo que deveria focar no estudo para a AGU. Em processo civil, por exemplo, rodei por não ter dado ainda mais enfoque à jurisprudência (erro fatal, em se tratando de CESPE). Me preocupei muito com empresarial, penal, processo penal, trabalho e internacional, e acabei me descuidando das matérias principais, que eu imaginava ter um bom domínio. Errei feito. Perdi pontos preciosos em administrativo e constitucional (matérias que achava ter domínio suficiente), quer por desconhecimento, quer por desatenção. Também perdi pontos por "achar pelo em ovo", achando que algumas questões estavam fáceis demais para serem julgadas como "certas". Nessa brincadeira, perdi pelo menos umas 10 questões que certamente me colocariam na segunda fase... Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, não fique triste. Com certeza você está no caminho certo. E se não parar de estudar, estará cada vez mais preparado. Gosto de uma frase do Willian Douglas: quanto mais estudava, mais sorte eu tinha nas provas.

      Excluir
  8. Bom, salvo se ocorram anulações ou inversões de gabarito, há de se verificar se não foi eliminado pelos mínimos em cada grupo. Foi o meu caso fiz 76 pontos, mas a maior parte no grupo I da prova, não fazendo os mínimos dos outros 2 grupos (grupo II e grupo III).

    ResponderExcluir
  9. Eduardo, como devemos estudar pra segunda fase?

    ResponderExcluir
  10. Olá Eduardo, tudo bem? Como eu faço o cálculo da nota de corte em concurso de Juiz Federal? É apenas pelo número de acertos ou há alguma fórmula? Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!