Dicas diárias de aprovados.

OS MAIORES SALÁRIOS DAS CARREIRAS JURÍDICAS (POR CONCURSO - CLARO).

Olá meus amigos, tudo bem?


Hoje vamos falar de um tema muito pedido por vocês: os maiores salários das carreiras jurídicas mais conhecidas. 


Pois bem, em PRIMEIRO LUGAR, CARTÓRIOS. Sem dúvida alguma essa é a chance do concurseiro se tornar milionário. 

Peculiaridade: nem todos os cartórios são rentáveis nesse ponto, e a grande maioria (cerca de 90% ou mais) têm remuneração inferior ao de juízes, por exemplo. 

Assim, passar entre os primeiros colocados é fundamental. 

Esses dias conversei com um colega procurador que se prepara para cartórios (TJ/SP atualmente aberto) e ele me disse o seguinte: 

* para eu deixar o MPF com certeza, preciso passar entre os 05 primeiros. 

* se passar de 06 a 10, já preciso pensar e ponderar. 


Em SEGUNDO LUGAR, colocaria PGEs que permitem advogar. Vejam bem que nem toda PGE permite advogar. Se vocês passarem em uma PGE com remuneração superior a R$ 30.000,00 + que permite advocacia privada, podem ter certeza que vocês estão entre as melhores carreiras do país em termos remuneratórios e de vantagens pessoais. 


Em TERCEIRO LUGAR, MAGISTRATURA e MPs. Essas carreiras possuem excelentes remunerações e muitas garantias, além disso via de regra são mais bem estruturadas, possuem autonomia orçamentária e financeira. Isso permite que tenham reajustes primeiro que outras carreiras e sempre sejam muito atrativas. Uma carreira acompanha a outra, o que costuma ser benéfico para ambas, pois os benefícios são ao final os mesmos. 

Alguns Estados pagam mais que outros, por questões de diárias ou cumulações de comarcas, outros pagam menos, mas todos pagam bem. 

Outra peculiaridade é que no geral os Estados remuneram melhor do que a União. 


Em QUARTO LUGAR, colocaria PGEs/AGU com bons honorários. Essas carreiras normalmente alcançam o teto constitucional também, e são muito boas. 

O ponto negativo é a vinculação com o executivo, o que pode travar eventuais reajustes ao longo dos anos. 


Em QUINTO LUGAR, DEFENSORIA. Normalmente os Defensores possuem salários muito bons na maioria dos Estados, em alguns até mesmo equiparados com MP/Magis. Não há um padrão de remuneração igual ao do MP/Magis, mas isso ocorre em vários lugares já. 


Em SEXTO LUGAR, DELEGADO. Ainda não há uma padronização nos Estados. Alguns pagam muito bem, e outras pagam mal seus Delegados. Mas de qualquer forma é uma ótima carreira.


Agora, claro, nada acima se compara a uma carreira de sucesso na Advocacia. A Advocacia privada, certamente, é a mais rentável de todas, mas talvez a que tenha a carreira mais desafiadora de ser construída. 


Para quem quer advogar, uma boa estratégia seria estudar para uma PGE com essa liberdade. Ser procurador do Estado te dará uma visibilidade inicial que acelerará seu crescimento também na área privada. 


Dica: se você quer saber quanto o cargo que você deseja efetivamente ganha consulte o portal da transparência. O valor que está no edital não corresponde a realidade normalmente, porque há outras verbas pagas com certa habitualidade, como cumulações de comarcas, diárias etc, que aumentam com recorrência o valor recebido e tornam a carreira ainda mais atrativa. 


Certo gente? 


Eduardo, em 24/3/24

No instagram @eduardorgoncalves

5 comentários:

  1. Bom dia, professor. Bom, creio que magistratura e MP fiquem em primeiro lugar, pois não tem o fator "depende". As PGEs dependem do desempenho na advocacia particular, os cartórios dependem de pegar um cartório rentável. Dito isso, únicas carreiras que tem a maioria dos servidores ganhando acima de um milhão por ano são as de Magis e MP.

    ResponderExcluir
  2. Cadê os analistas??? Não somos nada nesse mundo jurídico???

    ResponderExcluir
  3. Com certeza as melhores são as carreiras públicas com independência funcional (Magis/MP) + verbas INDENIZATÓRIAS + alto subsídio. Cartório é ótimo também, mas tem que ser aprovado em 1º ou 2º colocado (é jogo duro!). O dia que a advocacia pública conquistar a tal independência, ela ficará equiparada à Magis/MP. Advocacia privada é ótimo, mas para se destacar aqui e superar todas as carreiras acima, presumo 1% dos advogados (e olhe lá...).

    ResponderExcluir
  4. O que acha de colocar o Prático e Consultor Legislativo Federal nessa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acharia ótimo, desde que ele removesse o termo “jurídicas” do post.

      Excluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!