Dicas diárias de aprovados.

ONDE É A LOTAÇÃO INICIAL DE UM PROCURADOR DO MPF? (2024)

Olá meus amigos, tudo bem?


Hoje as redes sociais estão alvoroçadas em virtude de relevante movimentação por parte do MPF para fazer seu 31 concurso para Procurador. 


Eu acredito (e aqui não sei nada a mais que vocês) que a prova objetiva será em maio/junho, e que não teremos mudança do perfil da banca/prova, embora tenhamos algumas mudanças nos nomes para incluir mais mulheres (é o que eu acho). 


Ou seja, acredito fortemente que a prova terá a cara do MPF, como tem tido há vários anos. 


Mas, então, qual a lotação inicial de um membro do MPF? 


Vejamos, lembrando que:

Cruzeiro do Sul na verdade é Rio Branco. Tefé é Manaus. Laranjal/Oiapoque é Macapá. Guajará é Porto Velho. 





Ou seja, meus amigos, hoje as lotações melhoraram muito: a maior parte dos recém aprovados está em capitais do Norte. 


Para mim a lotação ruim ruim mesmo é apenas Tabatinga-AM, que continua sediada em Tabatinga e o acesso é bem ruim e a estrutura da cidade também não é boa (mas tem voo direto para Manaus).


Quando eu entrei no MPF, Altamira era uma das primeiras a ser escolhida, hoje é uma das últimas, o que denota a efetiva melhora das lotações. Altamira, uma das últimas escolhidas, tem seus problemas ambientais e sociais, mas ainda sim é uma cidade com boa estrutura e bom acesso aéreo. 


E a mobilidade no MPF?

Melhorou muito, mas não esperem chegar rápido no centro-sul do país. Para sair do Norte e chegar no Sul/Sudeste, para os futuros membros, serão pelo menos 10 anos se nada mudar. 


Vou falar do meu exemplo, e tenho 07 anos de carreira, e já três concursos inteiros depois do meu. E mais que isso, eu estou em uma posição boa hoje em termos de movimentação na carreira, de forma que quem está atrás de mim já tem uma perspectiva bemmmmmmm pior. 


Vamos lá: 

No Sul do País- eu até hoje não conseguiria nada próximo a nenhuma grande capital ou cidade mais importante do Sul do país. Curitiba, Floripa, POA, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Joinvile, Itajaí, Caxias do Sul são impossíveis para mim por enquanto. Eu já conseguiria fronteiras no sul, como Foz do Iguaçu, Umuarama, Uruguaiana e Livramento. 


No sudeste do país:

No Rio de Janeiro- nunca acompanhei esse Estado, porque nunca tive interesse. Mas pelo que me recordo eu não teria entrado nem no interior ainda. Capital falta uma boa fila para mim. 

Minas Gerais - BH impossível e cidades próximas também. Eu já teria entrado no norte, como em Teófilo Otoni e estaria na porta para entrar em Uberaba. 

Espírito Santo- eu já estaria em Vitória por conta da reestruturação do MPF. Mas, reitero, essa realidade não será a mesma para os novos membros. Teria chego em Vitória com 06 e meio anos de carreira. Acredito que os novatos devam levar uns 9 a 12 anos para Vitória no futuro. 

São Paulo- São Paulo foi o estado que teve a maior movimentação na carreira em virtude das fusões. Eu já pude escolher entre Guarulhos, São José do Rio Preto, Franca, São Carlos e Presidente Prudente. Estou beirando a capital (acredito que mais 02 ou 03 anos eu consiga SP capital, embora não queira). Acredito que os futuros aprovados precisão de pelo menos 10 anos de carreira para ingressarem em SP pelo interior ou por GRU. 

Tenho amigos que com 7 anos de MPF também ainda não chegaram em SP e estão meio longinhos na fila ainda. 


No centro do país:

MS e MT - as fronteiras são super fáceis. Díficil aqui só a capital. Para Campo Grande acredito que de 07 a 10 anos para os novos membros. Para Cuiabá uns 05 anos. Eu já conseguiria qualquer lotação nesses Estados, por exemplo. 

GO - previsão parecida com a de Campo Grande para Goiânia.

DF - até hoje eu não conseguiria, então para os novos membros vai ser difícil. Chutaria uns 15 anos para os novos. 

TO - o interior é mais fácil, como Araguaína que pode ser lotação inicial. A capital já mais difícil, porque tem a ponte aérea com BSB. Coloquem uns 07 anos para Palmas. 


No nordeste

Capitais - Até hoje eu não conseguiria nenhuma. As mais disputadas são Recife, Fortaleza e João Pessoa (essas levam muito mais tempo que as outras). As melhores chances dos aprovados são em São Luis, Natal, Teresina e Maceió, e ainda sim não esperem conseguir em menos de 12 anos de Casa. 

Grandes cidades do interior- coloquem aí, se tudo der certo, ao menos 07 a 10 anos. Garanhuns, Feira, Petrolina, Juazeiro. 

Cidades menores do interior do Nordeste - essas são mais possíveis para recém aprovados, como Barreiras, Guanambi, Serra Talhada etc. O interior do Piauí e do Maranhão são os mais fáceis. 


No norte- qualquer cidade é possível de ser conseguida em 05 anos de carreira. Vocês podem começar em uma lotação ruim, como Tabatinga, que em poucos anos estarão em uma capital. O mais provável é que vocês, aliás, comecem a carreira em capitais do Norte. 


Lado ruim - de fato, conseguir chegar no Sul/Sudeste/Capital do Nordeste, Capital do Centro-Oeste não é fácil, mas as lotações em geral são bem melhores que as do MP dos respectivos Estados. 

Exemplo: quem entra no MP-AM leva 20 anos para chegar a Manaus, já para nós Manaus é lotação inicial. 

Para quem é do Sul/Sudeste obviamente que o MP/PR, MP/SC, MP/SP, MP/RJ te permitirá melhores lotações em menor tempo. Quem passa no MP/SP consegue ficar perto de uma Marília, Rio Preto, Ribeirão em poucos anos (claro que morando em uma cidade menor, mas perto de um grande centro) o que no MPF já não é possível. 


Enfim, era isso. 


Eduardo, em 15/1/23

No instagram @eduardorgoncalves

3 comentários:

  1. MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Rua Riachuelo, 115 – São Paulo – CEP: 01007-904 – PABX: (11) 3119-9000

    A FORMA QUE ELES MATAM É EXPOR AS PESSOAS NA INTERNET. NÃO TEM MELHOR FORMA DE MATAR NÃO É MESMO???!!! PARA MATAR A GENTE TEM QUE TER CORAGEM, NEM ISSO ELES TEM!!! TENTAM MATAR ATRAVÉS DOS OUTROS- TODOS AQUELES QUE SÃO COVARDES AGEM ASSIM!!! GERALMENTE QUEM AGI COM EXTREMA FRIEZA ASSIM, SÃO DROGADOS, ACORBERTAM TRAFICO, E PARTICIPAM DELE, E TEM ISSO DENTRO DA CASA DELES!!! MAS FINGEM QUE SÃO DA JUSTIÇA!!! FICO PENSANDO PORQUE A SOCIEDADE BRASILEIRA NÃO ACABA COM TODOS ESSES ASSASSINOS, ACHO QUE NÃO ACABAM, PORQUE TEM MUITO ATOR, ATRIZ, DOUTOR, DOUTORA, EMPRESÁRIO QUE FAZEM O TRABALHO SUJO PARA ELES, E QUE SÃO PROTEGIDOS POR ELES, E ENQUANTO ISSO VÃO MATANDO O RESTO- E SE ACHAM TUDO DA JUSTIÇA!!! O QUE ELES FAZEM É INCITAR CRIME PARA MATAR A PESSOA- É A OUTRA TÁTICA QUE ELES USAM- OU A PESSOA MORRE, OU MORRE DE QUALQUER FORMA- COMO DISSE, É UMA GUERRILHA QUE TODOS ACHAM QUE SÃO JUSTIÇA!!!

    E PELO JEITO EXITA ELES QUANDO A GENTE PERDE O MAIOR TEMPO FAZENDO ISSO AQUI, PORQUE FAZ COM QUE A GENTE SE DESFOQUE DO TRABALHO, OU SEJA, FICO PENSANDO ASSIM: “DA ONDE NASCERAM ELES SERÁ???!!!”

    PORQUE UMA MÃE NÃO PODE TER DADO A LUZ A TANTOS LIXOS ASSIM QUE BUSCAM A MORTE DE SERES HUMANOS, MÃE QUE É MÃE DE VERDADE NÃO COLOCA NO MUNDO COISAS ASSIM!!!

    Ou seja, se você quer ser um MATADOR, mas fingir que é da justiça, preste um CONCURSO PÚBLICO NO BRASIL!!! A VIZINHANÇA INTEIRA SABE QUE VOCÊ VAI SER UM MATADOR

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esqueceu de tomar seu remédio hoje, amigo.

      Excluir
  2. Excelente, gosto muito quando publica conteúdo acerca do MPF, de todas as instituições o MPF é a que mais me atrai.

    ResponderExcluir

Sua interação é fundamental para nós!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES.

ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!