Quem passa por aqui, PASSA!

SIGAM NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO e @MEUORGANIZADO.

ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI.

PARTICIPEM DO NOSSO FÓRUM DE DISCUSSÕES.

LEIAM NOSSO "MANUAL DO CONCURSEIRO"

CURSO ONLINE

MÉTODOERG - O QUE É? INFORMAÇÕES E TURMAS

CLIQUE AQUI ENTRA NA FILA DE ESPERA O QUE É O CURSO?  Após anos de aprendizado teórico e prático, lançamos o projeto piloto onde repass...

QUEM DENUNCIA O PGR EM CASO DE CRIME COMUM?

Olá meus amigos bom dia.

Vocês sabem que compete ao Senado Federal processar e julgar ao PGR em caso de crime de responsabilidade, bem como que cabe ao STF processá-lo e julgá-lo por crime comum. 

E aqui surge a grande dúvida: O PGR é o chefe do Ministério Público Federal e brasileiro. Ninguém está acima do PGR na estrutura do MP, sendo ele o chefe do MPF, do MPU e o presidente do CNMP. 

Então se o PGR cometer crime, quem o denuncia para o STF poder julgá-lo? 

Situação peculiar não é mesmo? Mas como todos os brasileiros estão sujeitos a mesma lei, podendo qualquer um de nós vir a ser processado e julgado pelos crimes que cometermos, a lei complementar 75 (lei orgânica do MPU) traz a solução.

Vejamos: 
Art. 57. Compete ao Conselho Superior do Ministério Público Federal: 
X - designar o Subprocurador-Geral da República para conhecer de inquérito, peças de informação ou representação sobre crime comum atribuível ao Procurador-Geral da República e, sendo o caso, promover a ação penal;

Então, conhecerá do inquérito e proporá a ação penal contra o PGR, em sendo o caso, um Subprocurador-Geral da República, que é um membro do MPF da última instância da carreira, designado pelo Conselho Superior do MPF. 

Certo amigos?

Eduardo, em 28/05/2020
No instagram @eduardorgoncalves

2 comentários:

Sua interação é fundamental para nós!

GOSTOU DO SITE? ENTÃO NÃO DEIXE DE NOS SEGUIR NO INSTAGRAM @EDUARDORGONCALVES, @MEUESQUEMATIZADO E @MEUORGANIZADO. ALÉM DISSO, ENTREM NO NOSSO GRUPO DO TELEGRAM.

NÃO DEIXE DE LER!